terça-feira, 21 de agosto de 2018

Paulo Câmara promove mais de 3,6 mil policiais militares



O governador Paulo Câmara entregará, nesta quarta-feira (22.08), às 10h, no Centro de Convenções de Pernambuco, insígnias e divisas aos 229 oficiais e 3.398 praças promovidos ao longo de 2018. Os 3.627 contemplados compõem uma das maiores promoções da história da Polícia Militar e é um reflexo do Plano Estadual de Segurança Pública que, entre os muitos aspectos, prioriza a valorização e motivação dos profissionais.

Durante a gestão do governador Paulo Câmara, iniciada em 2015, a Polícia Militar de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promoveram, juntas, a ascensão profissional de 12.089 oficiais e praças. Desses, 9.413 pertencem aos quadros da PMPE e 2.676 compõem o CBMPE.

TUDO SOBRE O NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA A SAÚDE DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Ao todo, são ofertadas 1 mil vagas para diversas categorias, médicas e não-médicas

Mantendo o compromisso em reforçar as escalas de plantões das unidades de saúde estaduais para, assim, qualificar o atendimento à população, o Governo de Pernambuco publicou, nesta terça-feira (21.08), no Diário Oficial do Estado, edital para um novo concurso público com 1 mil vagas, com cargos de nível médio e superior que serão lotados em diversas unidades de saúde espalhadas por todo o Estado. As inscrições devem ser realizadas já a partir desta quarta-feira (22.08) e seguem até o dia 20 de setembro, exclusivamente pelo site abaixo. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

Das 1 mil vagas, 970 são para o grupo ocupacional saúde pública, sendo 260 para o cargo de médico, 250 para analista em saúde (diversas profissões de nível superior) e 460 assistente em saúde (diversas profissões de nível médio). As outras 30 vagas são do grupo ocupacional de fiscalização sanitária da saúde, todas para fiscal de vigilância sanitária. No edital, são especificados os requisitos para cada cargo/especialidade, além das atribuições. Importante frisar que as vagas são para cargos e lotação em Gerências Regionais de Saúde (Geres) que a Secretaria não possui mais banco do último concurso realizado em 2014, que ainda está vigente até dezembro de 2018. Os cargos beneficiados com o concurso público de 2014 que ainda possuem banco continuam válidos.

“Desde 2015, por determinação do governador Paulo Câmara, mais de 6,1 mil profissionais concursados foram convocados para reforçar as escalas dos serviços sob gestão estadual. Isso comprova o compromisso deste Governo em qualificar a saúde ofertada a todos os pernambucanos, do Litoral ao Sertão. Agora, damos mais um passo para convocar profissionais de cargos que a SES não possui mais banco, ratificando a importância dessa mão de obra concursada para o fortalecimento da Saúde Pública”, afirma o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

O concurso público será dividido em duas etapas para os profissionais de nível superior (médicos, analistas em saúde e fiscais de vigilância sanitária), sendo uma prova objetiva e, para os aprovados nessa etapa, avaliação de título. Já para os assistentes em saúde (nível médio), o certame será em uma fase (prova objetiva). A prova objetiva será realizada de acordo com conhecimentos da língua portuguesa, conhecimentos gerais do Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecimentos específicos relacionados diretamente à natureza de cada cargo/especialidade, como descrito no edital.

A prova objetiva será realizada em 21 de outubro, com divulgação do resultado final dessa etapa em 26.11. Já a convocação dos candidatos classificados para a avaliação de títulos será entre 26 e 30 de novembro. O resultado final do concurso, após o período de recurso, será em 15 de janeiro.

O concurso, realizado pelo Instituto AOCP, terá validade de dois anos após a homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

INSENÇÃO – O candidato que tiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição entre esta quarta (22.08) e a sexta-feira (24.08), mediante preenchimento do formulário de solicitação de isenção da taxa de inscrição, disponível no site. Para os demais, a taxa de inscrição é de R$ 40 (nível médio) ou R$ 60 (nível superior).

ÚLTIMOS CONCURSOS – O Governo de Pernambuco tem se empenhado para reforçar as escalas das unidades da rede. De 2015 até o momento, já houve a convocação de 6.176 mil profissionais concursados, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos. Desta forma, o governador Paulo Câmara já entrou para a história da Saúde em Pernambuco com a maior contratação de profissionais concursados para a área.

Além disso, também houve a contratação de profissionais por meio de seleções públicas simplificadas. Somando os profissionais concursados e os contratados por meio de seleção pública, o governo contratou, desde 2015, um total de 6,9 mil profissionais para a saúde, sendo 1.071 médicos e 5.880 não médicos.

CARGOS DO CONCURSO

Assistente em saúde (nível médio): assistente técnico de administração, técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, técnico de laboratório, técnico de necrópsia, técnico de radiologia, técnico em saúde bucal, técnico em farmácia.

Analista em saúde (nível superior): assistente social, biomédico, enfermeiro, enfermeiro cardiologista, enfermeiro obstetra, enfermeiro oncologista, enfermeiro uteista, farmacêutico, fisioterapeuta, fisioterapeuta em terapia intensiva, fisioterapeuta respiratório, nutricionista, psicólogo, sanitarista, médico veterinário, administrador, contador e analista em educação na saúde.

Fiscal de vigilância sanitária (nível superior): enfermeiro, farmacêutico e nutricionista.

Médico (nível superior): anatomopatologista, anestesiologista, cardiologista, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião geral, cirurgião oncológico, cirurgião pediátrico, cirurgião toráxico, cirurgião vascular, cirurgião geral, coloproctologista, endoscopista, infectologista, intensivista adultio, intensivista pediátrico, neonatologista, neurocirurgião, neuropediatra, oncologista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, tocoginecologista, traumato-ortopedista, urologista e médico em radiologia e diagnóstico por imagem.

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE CERVEJA ARTESANAL



O mercado de Cerveja Artesanal em Pernambuco tem se expandido rapidamente, e já é reconhecido como um dos maiores e melhores do país. Em Garanhuns temos ao menos umas duas dezenas de cervejeiros que têm produzido e se encontrado para brassagens coletivas. Tem muita gente (e cerveja) boa por aí, e vale a pena conhecer nossa cerveja da Suíça Pernambucana.

Como temos muitos neófitos que estão ainda conhecendo e saboreando as cervejas artesanais, vamos trazer algumas informações básicas. Temos atualmente as cervejas consideradas artesanais mas que já têm uma linha de produção, registro no Mapa e comercialização em bares, supermercados e afins. Mas temos também os artesanais mesmo, cervejeiros que produzem suas próprias cervejas em casa. O que é fascinante nesta arte milenar.

O sócio da Debron Bier, Eduardo Farias, explica aqui no blog as principais diferenças entre os sabores das cervejas artesanais. “Com sabor e aromas peculiares, cada garrafa ou estilo de cerveja artesanal tem uma história e composição diferente por dentro. Golden, Larger, Weiss, IPA, Pale Ale, Witbier, Weizen, Imperial Stout e Vienna , as cervejas se diferenciam em sua composição e sabor. Elas chegam com toques cítricos ou frutado que lembram banana, cravo, noz, laranja e cacau e até mesmo notas condimentadas e rapadura, fazendo com que cada garrafa se torne uma experiência única”, afirma.

Abaixo seguem as diferenças de cada tipo:

Golden - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. Ela se destaca no inverno por seu teor alcoólico.

IPA - A IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.

Stout - Cerveja bem peculiar com um toque nordestino. A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau. A cerveja é escura, o que contrasta com as douradas, que assimila mais com o calor. O estilo é ótimo para o inverno por ter uma alta concentração alcoólica. Para completar, há grande presença de malte tostado e aromas que lembram chocolate.

Lager - É produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte. Uma cerveja de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. A cerveja tem aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e sabor leve e refrescante.

Pale Ale - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A DeBron pale Ale é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. 

Weizen - É uma cerveja de trigo de alta fermentação, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz. A Weizen é a típíca cerveja do verão europeu, perfeita para nosso clima e para novos consumidores da cerveja artesanal. 

Witbier - É um estilo típico da escola belga. leva trigo e tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano. 

Vienna - A cerveja é clara e brilhante e apresenta espuma persistente e cabonatação moderada. Ela é uma cerveja de cor âmbar com notas avermelhadas e o sabor do malte é bem evidente. A cerveja é bem refrescante, tanto quanto uma Pilsen ou Weiss. No entanto a coloração e o aroma são mais destacados, já que apresentam uma cor acobreada e aromas que remetem ao caramelo.

BOA VISÃO: UPAE Garanhuns recebe estudantes do Centro de Ressocialização do Agreste para consultas oftalmológicas

Projeto Boa Visão está atendendo os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, e chegou também aos reeducandos da Escola Monsenhor Adelmar que funciona dentro do CRA, em Canhotinho



O Projeto Boa Visão tem beneficiado com consultas oftalmológicas e doações de óculos e lentes corretivas estudantes e profissionais da Rede Pública Estadual de Educação. Agora chegou a vez dos estudantes que se encontram em regime semi-aberto no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho-PE, e estão matriculados e frequentando a Escola Estadual Monsenhor Adelmar da Mota Valença, que funciona dentro da unidade prisional, com educação para Jovens e Adultos.

As primeiras consultas aconteceram na segunda-feira (13.08) quando 18 reeducandos foram atendidos na UPAE. Uma segunda turma está marcada para 28 de agosto. “O Projeto Boa Visão tem o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e dar mais qualidade de vida para eles. Essa ação com os estudantes do Centro de Ressocialização do Agreste ajudará ainda mais na reinserção desse público na sociedade”, afirma a coordenadora do Projeto Boa Visão na Saúde, Mayra Ramos.

Após os atendimentos oftalmológicos, os reeducandos já podiam escolher os modelos de seus óculos, que terão agora as lentes produzidas e entregues na escola. Cinco deles foram diagnosticados com catarata e já foram encaminhados para exames necessários para cirurgias, que devem ser realizadas na própria unidade de saúde. Os reeducandos estavam acompanhados do diretor da escola, Prof. Joseildo Alves, representantes da GRE-Agreste Meridional, Agentes Penitenciários e equipe estadual do Projeto Boa Visão.

Ao todo, 350 pacientes passaram por uma triagem prévia na escola e, desses, cerca de 100 serão consultados por oftalmologistas na Unidade de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns. Professores da rede pública também estão sendo beneficiados. Nesta segunda, por exemplo, professores de três escolas estaduais também passaram por consultas na unidade de saúde, e também terão seus óculos produzidos pelo LAFEPE. 

Ainda este mês a Escola Estadual Monsenhor Adelmar concluirá a triagem, abordando todos seus alunos. A direção do CRA-Canhotinho tem dado especial atenção à realização do Projeto na Unidade Prisional.

INICIATIVA – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SEE), que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Até o momento, mais de 101 mil estudantes foram beneficiados. Ainda foram entregues mais de 63 mil lentes corretivas.

Além de mutirões, o Projeto Boa Visão oferta consultas, rotineiramente, nas UPAEs de Limoeiro, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Petrolina.

REEDUCANDOS – A escola do Centro de Ressocialização do Agreste funciona desde 2013. São ofertadas turmas nos três turnos, tanto do ensino fundamental como do médio (Educação de Jovens e Adultos – EJA). O corpo discente é composto por jovens, adultos e idosos na faixa etária dos 18 a mais de 60 anos.

UPE promove Encontros Culturais nesta quinta-feira em Garanhuns



A Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE Multicampi apresenta o ENCUPE - Encontros Culturais da UPE.

A primeira edição do ENCUPE ocorrerá nesta quinta-feira (23/08) e contará com apresentações culturais. Além disso, vários artesãos farão exposição de seus trabalhos das 16h às 22h.

O objetivo do ENCUPE é promover a cultura nas mais diversas linguagens com a participação da UPE, grupos culturais de Garanhuns e região, além da sociedade em geral.

Na programação:

16:00h as 18:00h
EREM D. João da Mata Amaral - Danças populares: A Releitura da lenda do Boi Bumbá. 
EREM Virgem do Socorro - Reisado Juvenil Virgem do Socorro 
EREM Francisco Medeiros - Banda Ministério de Música 
EREM Garanhuns - Orquestra “Páginas de mi canto” 

19:00h Grupo Batuque de Garanhuns 
19:30h Afrofênix Percussão 
20:00h Apresentação dos Cânticos e Dança da Tribo Fulni-ô de Águas Belas 
20:30h Gonzaga de Garanhuns e Reisado Patrimônio Vivo de Pernambuco 
21:00h Projeto Arte em Movimento - Grupo Percussivo ADAMA 
21:30h Atração Surpresa 

HORÁRIO ARTESÃOS 
16:00 as 22:00 
Maria da Penha – Produtos reciclados 
Everaldo Santana - Produtos em MDF 
Iratã Fulni-ô - Artes indígenas 
Adeildo Monteiro - Produtos reciclados 
Paola Diniz - Aromas e Mini-cactos 
Janaína da Silva - Flores e plantas ornamentais 
Ana Matias - Arte em biscuit 
Cristiane Monteiro - bijuterias e acessórios artesanais 
Djane Cardinale - Laços infantis 
Eduardo Monteiro - Jardim das artes e Terrários 
Jacilene Paiva - Ateliê Laninha

Participe!! Contatos com o prof. Higor Monteiro - 81.999252497.

PESQUISA PARA ELEIÇÃO DE SENADOR EM PERNAMBUCO



Fica cada vez mais claro que a briga pelo senado pode ficar entre Jarbas Vasconcelos (MDB), Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM). A pesquisa Ibope mostra um empate técnico entre os três. As últimas aferições mostravam Jarbas um pouco mais à frente e Humberto e Mendonça em situação de empate pela segunda vaga, agora embolou. 

Mas a campanha ainda vai começar nos meios de comunicação.

Jarbas Vasconcelos (MDB) - 26%
Humberto Costa (PT) - 25%
Mendonça Filho (DEM) - 25%
Bruno Araújo (PSDB) - 10%
Sílvio Costa (Avante) - 10%
Pastor Jairinho (Rede) - 6%
Adriana Rocha (Rede) - 4%
Eugênia Lima (PSOL) - 2%
Hélio Cabral (PSTU) - 2%
Albanise (PSOL) - 1%
Gilson Lopes (PCO) - 1%
Lídia Brunes (PROS) - 1%

Margem de erro de três pontos percentuais. 26% dos entrevistados não respondeu ou ainda não sabe em quem votar.

JORNAL DO COMMERCIO - Terça-feira, 21 de Agosto de 2018


Imagens do encerramento da Semana Nacional da Família no Colégio Santa Joana D'Arc



O CSJD, juntamente com a igreja do Sagrado Coração de Jesus, encerrou a Semana Nacional da Família em clima de muito dinamismo e fé, no último domingo, com celebração na quadra do colégio, que estava lotada.

Com o objetivo de reforçar cada vez mais o trabalho de evangelização com as famílias, a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com o CSJD, encerrou a Semana Nacional da Família com uma palestra dentro do tema geral “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, tema também que está sendo trabalhado no encontro mundial das famílias em Dublin, Irlanda. Na ocasião o Pe. Ivan Matias, celebrou com muita fé e propriedade a santa missa, ainda reforçando o valor que tem a família perante toda uma sociedade e no mundo inteiro.

Que Deus abençoe cada família existente, para que sejam a partir dos ensinamentos do evangelho, luz para seus filhos e sociedade em geral.

Sivaldo Albino sai na frente para deputado estadual em Garanhuns

Sivaldo Albino faz dobradinha com João Campos em Garanhuns


O jornalista Roberto Almeida (veja aqui) trouxe no seu blog, nesta segunda-feira (20), a informação sobre uma pesquisa realizada pelo governo sobre a campanha eleitoral em Garanhuns, especificamente para a disputada vaga na Assembleia Legislativa.

O ex-vereador Sivaldo Albino (PSB), candidato derrotado na última campanha para prefeito, saiu na frente como candidato a deputado estadual. Sivaldo é atualmente o principal opositor ao prefeito Izaías Régis, e tem a seu favor o fato de ser natural de Garanhuns, enquanto que Izaías escolheu o ex-prefeito de Canhotinho, Álvaro Porto (PTB), como seu candidato no município. Segundo Roberto, Sivaldo teria neste momento quase três vezes mais votos que Álvaro. 

É inegável que Álvaro Porto, somada a força de Izaías Régis, terá estrutura invejável até para candidatos a federal, aliás, ambos estão perdendo o cavalo selado com o vácuo das candidaturas de Jorge Corte Real e Bruno Araújo na região, mas sobre isso a gente fala depois.

CANDIDATOS DE GARANHUNS

Ter nascido em Garanhuns pode fazer a diferença na disputa pelo voto. Em outra pesquisa, Sivaldo também estaria na frente, e Audálio Filho (PSDC) estaria empatado com Álvaro na segunda colocação, mesmo sem os apoios e a estrutura do deputado estadual.

Outros candidatos de Garanhuns também vão disputar este voto conterrâneo, Professor Jailton (PSOL), Claudomira Andrade (DEM) e Damásio Cardoso (Patriotas).

Mesmo não sendo de Garanhuns, nomes como Claudiano Filho (PP), Priscila Krause (DEM), Romário Dias (PSB) e Marcantônio Dourado (PSB) são sempre bem votados por aqui e têm apoios importantes.

Vamos acompanhar e esperar pesquisas registradas para que possamos divulgar aqui.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.