quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Paulo Câmara recebe apoio de Reitores e Comunidade Científica do estado. Pedro Falcão estava lá

Em reunião com reitores, pesquisadores e professores universitários, o governador assumiu compromisso de fomento à ciência e à inovação. O reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão, falou em nome dos presentes no encontro



Mais de 100 reitores, pesquisadores e professores universitários participaram de reunião na manhã desta quinta-feira (04/10) com o governador Paulo Câmara (PSB), a candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o candidato a senador Humberto Costa (PT) em uma cafeteria, no Recife. No encontro, foram debatidos assuntos relacionados ao conhecimento científico e o apoio à pesquisa acadêmica. Uma das demandas do segmento é a possibilidade das universidades locais terem a oportunidade de concorrer aos editais estaduais de maneira conjunta.

"Temos compromisso com a ciência, a tecnologia e a inovação. Não vamos esperar o novo mandato para atender a demanda do consórcio de universidades. Até o fim do ano, vamos dar os passos para que os ajustes legais necessários sejam feitos", asseverou Paulo. 

O reitor da UPE, professor Pedro Falcão, reeleito há 15 dias para uma nova gestão de quatro anos, tem assumido uma liderança natural na educação do estado, e participou ativamente da campanha pela reeleição do governador Paulo Câmara. Falcão falou no encontro destacando investimentos feitos nos últimos anos.

Segundo o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens, o projeto Pernambuco Universitas é uma maneira inteligente de captar recursos para a pesquisa acadêmica local. "Temos cinco universidades locais trabalhando em parceria. Com isso, nos tornamos mais competitivos ao ampliar a capacidade instalada, número de especialidades e diversidade de profissionais", destacou o reitor. "Se os editais de pesquisa dos organismos estaduais passarem a aceitar as postulações do consórcio, ao invés das universidades isoladamente mais recursos fomentarão o conhecimento local", completou Pedro Rubens.

Luciana Santos lembrou que o Brasil passa por um momento decisivo. "Nosso projeto de país não é de extremos. Queremos fortalecer a democracia e avançar assegurando os direitos das minorias e, nesse particular, as universidades, a ciência e a inovação têm um papel fundamental", frisou a candidata a vice-governadora.

Humberto Costa lembrou que a grande expansão das universidades, sobretudo no interior do Brasil, ocorreu nos Governos Lula. "Não podemos sair de um cenário que já é de restrição de gastos para um momento ainda pior, de abandono da Universidade pública, do incentivo à pesquisa e da educação. Temos que caminhar na direção do resgate do conhecimento e do investimento na evolução das pessoas", concluiu o senador, candidato à reeleição. 

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo.

Fotos: Hélia Scheppa/Frente Popular

Nota de Esclarecimento do Prefeito Marcelo Neves



Venho me dirigir aos cidadãos de Palmeirina para esclarecer os fatos que ocorreram na última sexta-feira (28/09). 

Todos sabem das dificuldades que passa o nosso querido Município, resultado de desmandos e administrações desastrosas que deixaram uma grande dívida que precisa ser paga. 

Todos os meses cerca de 20% de nossa receita é utilizada apenas para pagar débitos judiciais. Temos que quitar um débito com consignados descontados dos servidores e não repassados aos bancos de mais de um milhão de reais. O Débito com a Celpe de aproximadamente duzentos mil reais, além de outros débitos que herdamos. 

Sabíamos que seria difícil e estamos buscando utilizar os recursos da melhor forma para a população.

Na ultima sexta-feira utilizamos todo o recurso recebido para pagar os aposentados, cuja folha estava prestes a completar dois meses. 
Temos que considerar que são pessoas de idade, na maioria das vezes com problemas de saúde e que precisam demais do dinheiro da sua aposentadoria. 
Por esse motivo deixamos de pagar os servidores. 

Ocorre que a vice-prefeita não aceitou essa prioridade que demos aos aposentados, queria a todo custo receber seu subsídio, e, de forma agressiva começou a destruir o patrimônio público, batendo nas mesas e quebrando computadores, ao ponto que foi necessário incomodar a Delegada de Polícia do Município para que a mesma fosse contida.

Cabe ressaltar que os vencimentos da vice-prefeita NÃO ESTÃO ATRASADOS. A mesma vem recebendo seus vencimentos rigorosamente em dia.
Lamentamos o incidente e em momento algum deixamos de respeitar a vice-prefeita, inclusive a programação do seu pagamento é para o próximo dia 03/10. 

Deixamos sim de prestar queixa por entendermos que deve existir algum relevante motivo pessoal para tamanho descontrole.

Entendemos ser importante prestar esse esclarecimento para que não circulem informações inverídicas, que inclusive seriam facilmente desmentidas, pois, a autoridade policial esteve presente e constatou todo ocorrido.

Marcelo Neves 
Prefeito de Palmeirina

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.