terça-feira, 24 de março de 2020

BOA NOTÍCIA / Exames não constatam novos casos da Covid-19 em Pernambuco nas últimas 24 horas



Secretaria Estadual de Saúde testou 108 casos suspeitos e nenhum foi positivo para o novo coronavírus. Especialistas destacam, porém, que resultado não pode abrandar as medidas de isolamento social

Os testes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde em casos suspeitos da Covid-19 deram todos negativos nas últimas 24 horas. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco – Lacen/PE, analisou amostras biológicas de 108 pessoas internadas em estado grave, ou que tenham vindo a óbito com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), mas nenhuma testou positivo para o coronavírus.

Vale destacar que diante de uma epidemia da proporção desta da Covid-19, o resultado de apenas um dia de análise não é estatisticamente relevante, uma vez que existe a previsão de que a crise se estenda por meses. Os cuidados com a higiene pessoal e o isolamento social devem permanecer como principais estratégias de cada pessoa para reduzir ao máximo a disseminação da doença.

O Governo Federal sinalizou, na tarde da segunda-feira (24.03), para uma ampliação do número de testes a serem disponibilizados aos Estados. Somente com a definição do volume que virá para Pernambuco será possível definir se haverá mudanças de critérios no perfil das pessoas a serem analisadas, ou se permanecerá a atual política do Ministério da Saúde, de testar apenas os casos mais graves.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

JOGOS OLÍMPICOS ADIADOS

Japão e COI decidem pelo adiamento, e agora os Jogos Olímpicos devem acontecer em 2021



O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou nesta terça-feira (24) que pediu ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho.

Com a pandemia do Coronavírus ficou impossível a realização. A medida até demorou a ser anunciada, sendo cobrada por atletas, países e empresas do mundo esportivo.

Como iria ser realizado um evento que reúne povos do mundo todo, era pedir para a propagação do vírus se expandisse em uma proporção inimaginável.

A ideia é que o evento seja realizado em 2021.

Resultado de imagem para compartilhe

Pernambuco tem 42 casos confirmados de Convid-19

Pernambuco confirmou mais 5 casos da Covid-19, passando para 42. Os casos ocorreram em 6 municípios - há um 1 paciente de outro Estado e 3 de outros países. Dos confirmados, 8 estão hospitalizados (7 na rede privada e 1 na pública), 31 em isolamento domiciliar e 3 já curados.

Os esforços estão dando certo, a curva crescente de infectados pelo Coronavírus em Pernambuco está bem abaixo de outros estados, mas não podemos descansar, vamos continuar no isolamento social em nossas casas e dar sempre atenção às medidas de prevenção.


Sivaldo e Izaías reúnem equipes do estado e município contra o Coronavírus




Retornando a Garanhuns nesta segunda-feira (23) após reunião na capital pernambucana sobre investimentos na saúde de Garanhuns, o deputado Sivaldo Albino, acompanhado da gestora da V GERES, Catarina Tenório, do diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, entre outros representantes, esteve reunido com o prefeito do município, Izaías Régis, e sua equipe na área de saúde, a exemplo da secretária Nilva Mendes, do adjunto Harley Davidson, médicos convidados, entre outros, onde foi debatido em conjunto o trabalho de combate ao Coronavírus no município.

Em reunião bastante produtiva, a prefeitura acertou em ceder insumos para as equipes do Hospital Dom Moura, a exemplo de máscaras e álcool em gel. Na parte de infraestrutura, a prefeitura vai colocar cinco Unidades Básicas de Saúde (Cohab II, Magano, Indiano, Cohab III e Heliópolis) para funcionar até às 22h, diminuindo a procura pela emergência do HRDM. Izaías também afirmou que vai fazer uma pequena reforma na UPA24h para ceder ao Hospital Dom Moura, que poderá ser utilizado para leitos, inclusive de UTI.

O prefeito afirmou que se trata de um esforço para a saúde municipal, mas o momento é de união. Encerrou também dizendo que está de quarentena, e pediu a todos não saírem de casa.

Ao final da reunião, a certeza que política partidária e eleitoral se faz em outro momento, a hora agora é de somar esforços por Garanhuns.

Sivaldo trouxe boas notícias do encontro no Palácio do Campo das Princesas, onde esteve com a deputada Pricila Krause, como a criação de mais leitos, inclusive de UTI na UPAE Garanhuns, que vai alterar seu perfil de funcionamento para se adequar à nova missão de atender pacientes de Coronavírus.

Pronunciamento do Governador de Pernambuco Paulo Câmara




"Hoje é mais um dia de luta para o mundo, unido em uma guerra pela vida. A ordem é ficar em casa, conter a propagação do novo coronavírus e garantir cuidados a quem precisa. Qualquer ação só terá resultado se fecharmos as portas para a doença. Você pode ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa significa salvar vidas. É impossível colocar um fiscal em cada rua, mas não hesitaremos em fazer cumprir a lei. 

O momento exige consciência e responsabilidade. 

Nossas equipes de saúde e outros serviços essenciais estão dedicadas ao funcionamento do que não pode parar. Agradeço muito a todos, assim como aos que mantêm abertos hospitais, supermercados, farmácias, que nos garantem os suprimentos básicos. Fechamos escolas, restaurantes, comércio. Sabemos do impacto causado, mas a vida é a prioridade. 

Combater a Covid-19 é inadiável. Encontraremos, no tempo adequado, soluções possíveis para os outros problemas. Ninguém pode ser abandonado e todos temos o que fazer. Pior do que o sacrifício temporário é uma doença que tem matado milhares de pessoas. 

Escolha a vida. Fique em casa. Vamos juntos vencer esse desafio.

Obrigado.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.