segunda-feira, 23 de março de 2020

Estado garante mais leitos de UTI e retaguarda em Garanhuns para combate ao Coronavírus

Reunião no Palácio do Campo das Princesas definiu investimentos de combate à pandemia

Deputados Priscila Krause e Sivaldo Albino 
O deputado estadual Sivaldo Albino esteve nesta segunda-feira (23) com o governador Paulo Câmara e com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e participou de reunião com Dr. Antônio Figueira, onde apresentou sugestões para combate ao COVID 19 em Garanhuns. Sivaldo fez um levantamento de hospitais particulares, antigas unidades de saúde e até prédios que possam ser equipados para leitos de retaguarda. Da reunião também participaram proprietários do Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, José Tinoco Filho e Jorge Branco, e sua esposa, a deputada Priscila Krause.

Antônio Figueira relatou os esforços que vêm sendo feitos pelo estado, que vêm surtindo resultado, e em nome do governador Paulo Câmara anunciou que Garanhuns terá dobrada a quantidade de leitos de UTIs. Serão criadas 10 Unidades de Tratamento Intensivo na UPAE Garanhuns, que terá seu perfil alterado para receber pacientes infectados pelo Coronavírus. Além disso, mais 20 leitos de retaguarda serão criados na unidade. O Hospital Regional Dom Moura conta com 10 leitos de UTI e sete de CTI, e está adequando alas para criação de leitos de retaguarda exclusivos para coronavírus.

Em um segundo momento o Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo do Socorro também deve ser utilizado pelo estado para ampliar este atendimento. Outras alternativas foram expostas e ficarão para estudos futuros. 

Segundo Albino, o Governo do Estado foi além do que se esperava. "Os leitos de retaguarda são mais simples de equipar. Contar com mais leitos de UTI, cujo investimento é muito maior, mostra que o governador Paulo Câmara responde positivamente ao desejo da população neste momento crítico" - Afirma. O deputado fez questão de ressaltar a presença da deputada Priscila Krause, sua colega de ALEPE, neste momento de união por Pernambuco.

Encontro das equipes do estado e do município

Retornando a Garanhuns, Sivaldo Albino, acompanhado da gestora da V GERES, Catarina Tenório, do diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, entre outros representantes, esteve reunido com o prefeito do município, Izaías Régis, e sua equipe na área de saúde, a exemplo da secretária Nilva Mendes, do adjunto Harley Davidson, médicos convidados, entre outros, onde foi debatido em conjunto o trabalho de combate ao Coronavírus no município.

O município irá ceder insumos para as equipes do Hospital Dom Moura, a exemplo de máscaras e álcool em gel. Na parte de infraestrutura, a prefeitura vai colocar cinco Unidades Básicas de Saúde (Cohab II, Magano, Indiano, Cohab III e Heliópolis) para funcionar até às 22h, diminuindo a procura pela emergência do HRDM. Izaías afirmou que vai também fazer uma pequena reforma na UPA24h para ceder ao Hospital Dom Moura, que poderá ser utilizado para leitos, inclusive de UTI.

O prefeito afirmou que se trata de um esforço para a saúde municipal, mas o momento é de união. Encerrou também dizendo que está de quarentena, e pediu a todos não saírem de casa.

Ao final da reunião, a certeza que política partidária e eleitoral se faz em outro momento, a hora agora é de somar esforços por Garanhuns.

PS: Ao retornar a Garanhuns, Sivaldo Albino participou de reunião entre as equipes do estado e do município na casa do prefeito Izaías Régis, onde foram garantidos mais investimentos. Confira no link abaixo:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.