quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Livro histórico de Almira Valença sobre Garanhuns será relançado pelo Instituto


O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) , lançará em breve mais uma tiragem do livro ¨Pingos de Garanhuns¨ que tem a autoria de Arlinda da Mota Valença, retratando parte da História de Garanhuns entre os anos de 1969 à 1983.

O material foi entregue pelo o sobrinho da escritora o Sr. Pedro Jorge Silvestre Valença aos membros do IHGG, Audálio Filho e ao Professor Vilela, o livro está em fase de redigitação e em breve será lançado e distribuído gratuitamente aos apaixonados pela história de Garanhuns.

Arlinda da Mota Valença, filha de Abílio Camilo Valença e Emilia da Mota Valença, nascida em 04 de fevereiro de 1903 em Pesqueira – Pernambuco, estudou no colégio Santa Sofia.

Faleceu: No dia 7 de julho de 1997. Sepultada no jazigo da Família Valença no Cemitério São Miguel.

Professora de Matemática, Geografia Geral e do Brasil, Mecanografia, Datilografia e Inglês. Trabalhou nos colégios Diocesano de Garanhuns, Santa Sofia Monsenhor Adelmar da Mota Valença) e colégio Estadual Jerônimo Gueiros.

Títulos: Medalha de Ouro – Cidade de Garanhuns – pelo Prefeito Ivo Amaral. Titulo de Cidadã de Garanhuns – Vereador Antonio Adeildo. Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença – Prefeito Silvino Duarte.

CONHEÇA MAIS SOBRE GARANHUNS... Blog do Instituto Garanhuns

Ronaldo Cesar canta no Galo da Madrugada


Gente, fomos convidados para nos apresentar no GALO DA MADRUGADA, em uma super participação no trio de Dudu do Acordeon... Saída às 11h do Forte das 5 Pontas...
AGUARDEM MAIS INFORMAÇÕES....


Desculpem o título do post na terceira pessoa, é por conta da rede de blogs que só pega o título!!!


Senac oferece cursos gratuitos em Garanhuns



O Senac está com inscrições abertas para curso gratuito em Garanhuns. São 25 vagas para Artesão em bordado à mão, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições vão até o dia 5/3 e são exclusivamente online no site da instituição (www.pe.senac.br), através do link do PSG.

O Programa é destinado para a população com renda familiar per capta de até 02 salários mínimos federais, estudantes matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. Os candidatos devem fazer inscrição para somente um curso e uma única vez, além de atenderem também aos requisitos do curso escolhido.

As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem de inscrição. O resultado será divulgado no dia 6/3. Já as aulas iniciam em 10/3. Outras informações sobre o processo podem ser obtidas no site do Senac ou pelo telefone 0800 081 1688.

Fundos Regionais e Incentivos Fiscais terão nova metodologia de avaliação e monitoramento


Os Fundos Regionais e os Incentivos Fiscais concedidos pelo governo federal ganharão nova metodologia de monitoramento e avaliação a partir de 2015. A sistemática está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e terá o objetivo de otimizar a aplicação dos recursos dos Fundos Regionais. O método será utilizado pelo Ministério da Integração Nacional, órgão responsável pela administração dos fundos, permitindo seu acompanhamento periódico, além da sistematização das avaliações de impactos decorrentes da aplicação dos Instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A sistemática de monitoramento e avaliação elaborada pelo Ipea faz parte de um projeto que visa à avaliação da Política Regional Brasileira. Este estudo diagnosticará a atual situação da aplicação dos Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, incluindo a realização de uma pesquisa qualitativa junto aos tomadores de recursos dos fundos, aos bancos e às superintendências. Também será apresentado estudo sobre o impacto socioeconômico da aplicação dos Fundos Regionais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Avaliação das pesquisas para presidente em fevereiro/2014 - Por Maurício Costa Romão



Dos três institutos que realizaram pesquisas nacionais em fevereiro deste ano - MDA, Datafolha e Ibope - apenas este último não quantificou intenção de votos, limitando-se a auscultar a população sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff e a respeito da realização da copa do mundo no Brasil.

Comparando essas três pesquisas de fevereiro com as últimas realizadas pelos respectivos institutos em 2013, observam-se dois resultados nítidos: (1) invariância nas intenções de voto e (2) constância ou tendência de queda da popularidade da presidente.

Prefeitura de São João vai anunciar um grande carnaval



A Prefeitura Municipal de São João realizará um grande carnaval este ano, e para isto tem contado com a parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe e da Empetur, além de outras instituições que estão investindo no maior carnaval do Agreste Meridional.

O prefeito Jamesson Guilherme estará reunindo a imprensa nesta quinta-feira, 27, para divulgar a programação, que contará com atrações para todos os foliões, em uma grande festa multicultural. "Apesar do pouco tempo para organizarmos, pudemos contar com o apoio total do Governo do Estado, e com a participação de nossa população, que está entendendo o momento pelo qual passa nosso município, mas não pode ser privado de um dos maiores eventos de nossa cidade. Portanto, São João terá um grande carnaval" - afirma o prefeito. Além disso, o carnaval é um grande investimento, atraindo milhares de pessoas para o município durante a festa momesca, alavancando a economia, tanto do comércio formal, quanto daqueles que aproveitam o período para fazer uma renda extra.

A divulgação da programação do Carnaval "EU QUERO PAZ" acontece nesta quinta-feira, às 11h da manhã, na prefeitura do município.

Secretaria de Cultura abre convocatória para o Dia de Garanhuns



A Secretaria Municipal de Cultura abriu convocatória para o “Dia de Garanhuns”. O objetivo do processo seletivo é escolher propostas de artistas e de grupos de cultura popular, preferencialmente que estejam inscritos no Cadastro Cultural do Município, para compor a grade de programação do Aniversário de Garanhuns, em março deste ano. As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (28).

Serão aceitas inscrições daqueles que apresentem propostas de shows relacionados à cultura popular e que englobam grupos musicais como quilombolas, reisados, pastoris, forró pé de serra, entre outros. Os interessados em participar deverão apresentar suas propostas em envelopes individuais, fechados e externamente identificados contendo formulário de inscrição, (Anexo 1), e material comprobatório promocional como releases, fotos, CDs, DVDs, etc. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento. A entrega do documento e material deve ser realizada até a próxima sexta-feira (28), no horário das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na Rua Treze de Maio, S/N, centro.

O resultado dos selecionados será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br) e na página da Secretaria de Cultura de Garanhuns, no Facebook.

DONO DO MAIKAI É ASSASSINADO EM MACEIÓ

Um grande aparato policial foi deslocado para a Choparia Maikai na manhã desta quarta-feira, dia 26, após denúncia de um latrocínio (roubo seguido de morte) dentro das instalações do estabelecimento. Segundo as primeiras informações, o proprietário do estabelecimento, Guilherme Paes Brandão, foi morto com um disparo de arma de fogo durante a ação criminosa.

No momento do crime, o empresário estava acompanhado de um gerente do estabelecimento, identificado como Marcelo dos Santos Carnaúba. A dupla criminosa, um homem moreno magro e um gordo branco, teriam invadido o local e anunciado o assalto. O gerente chegou a repassar R$ 2 mil à dupla, mas na saída um dos elementos efetuou um disparo contra o empresário, que morreu no local.

Várias guarnições da Polícia Militar estão no local tentando realizar os primeiros levantamentos.

O Maikai pertence ao empresário Guilherme Brandão, irmão do presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eutímio Brandão Filho. A entidade já havia feito várias solicitações de reforço no policiamento de bares, restaurantes e estabelecimentos turísticos.

A polícia ainda não sabe como a dupla deixou o local. O estabelecimento possui sistema de monitoramento, mas não se sabe se no momento do crime estava ligado. Dezenas de pessoas se aglomeram em frente o estabalecimento...

Fonte: Cláudia Galvão e Amanda Dantas
Amanda Dantas/Alagoas24horas


Open House na Colibri Eventos e Lazer de Garanhuns



Os empresários Fernando e Lola Luna receberam amigos e profissionais do segmento de eventos em Garanhuns e região para apresentar a nova etapa de investimentos do Colibri Eventos, que fica às margens da rodovia, a menos de um quilômetro do giradouro da Cohab II. 

Uma tarde agradável, onde Fernando e família ofereceram a receptividade de sempre. E claro, estavam quase todos por lá. Gente dos buffets, decoradores, galera do som, produtores, jornalistas, agências, ...

O Colibri já está sendo utilizado por empresas para eventos, além dos desportistas society.

Missa de 30º dia do professor Edelson Lima

Acontece hoje, quarta (26), às 19:30h no Seminário São José, a missa de um mês de Edelson Lima. Quem nos envia a informação é Janaína Lima, sobrinha do professor vítima de um latrocínio em Garanhuns, que mobilizou toda a sociedade da região.

Para quem puder comparecer, a família pede que se vista de camisa branca e leve 1Kg de alimento não perecível. Serão feitas cestas básicas para serem doadas. 

Edelson continua fazendo o bem!

Jornalista de O Globo trata Eduardo Campos como a terceira via

Merval Pereira, O Globo 

Mesmo que as pesquisas de opinião mostrem um claro favoritismo da presidente Dilma, e também coloquem o candidato tucano Aécio Neves como o oposicionista mais forte, o governador de Pernambuco está convencido de que Dilma não se reelegerá e que é ele, e não Aécio, quem a derrotará num segundo turno.

Mesmo que, mais do que nunca, a eleição presidencial deste ano caminhe para a polarização entre PT e PSDB — o primeiro tentando continuar mais quatro anos no poder, e os tucanos retornando à origem no combate à corrupção e à defesa do Plano Real, que este ano comemora 20 anos —, Eduardo Campos acha que na hora em que o contraditório tomar conta do debate eleitoral, com a propaganda de rádio e televisão, o caos em que ele vê o país mergulhado tomará o lugar da propaganda governamental, e os brasileiros verão que há alternativa aos governos petistas.

Eduardo Campos. Foto: Elza Fiuza / ABr

Ele teme, no entanto, que a crise política ganhe proporções incontornáveis antes que as alternativas sejam colocadas na mesa, e a frustração popular saia do controle precário que ainda a contém.

No momento em que o projeto petista para a economia brasileira dá mostras de ter chegado ao esgotamento, com seu modelo de fomentar o consumo interno por meio do aumento do salário mínimo e da distribuição de bolsas sociais, Campos acha que é preciso antecipar programas de governo dando alternativas para a superação dos problemas, e conversou sobre isso com o candidato do PSDB Aécio Neves.

Blog do Ricardo Noblat / Leia a íntegra em A terceira via

Oferta de novas especialidades pela UPAE Garanhuns melhora saúde regional‏


A UPAE Garanhuns atende 21 municípios da regional de saúde, e a oferta de novos médicos especialistas, exames e cirurgias já têm sido observados positivamente nos dados estatísticos. Esta semana, a Secretaria de Saúde de Lajedo, a 33km de Garanhuns, divulgou números que comprovam o aumento da oferta e, consequentemente, mais pessoas atendidas, melhorando os índices da saúde no município.

Atualmente a UPAE Garanhuns oferece 13 especialidades, e segundo a SMS Lajedo, a meta de 100% da oferta foi alcançada, com mais 131 atendimentos extras. "Destacam-se especialidades como gastroenterologia e urologia, com aumento de 20 atendimentos a mais, totalizando 96 atendimentos apenas nessas especialidades. Num total de 789 vagas, foram ofertadas 1.020 consultas das diversas especialidades. A novidade para este mês é a oferta das especialidades em infectologia, alergologia e reumatologia, e um aumento no número de vagas em Nefrologia, pneumologia e otorrinolaringologia." - Afirma a secretária municipal Tatiana Freire.

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, afirma que todos os municípios da regional estão mobilizados. "Lajedo está dando este exemplo, utilizando plenamente nossos serviços". Segundo o gestor, a V GERES - Gerência Regional de Saúde - tem também feito este trabalho de coordenação com os municípios, informando e cobrando os encaminhamentos".

*Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento, e as consultas são exclusivamente aos pacientes encaminhados pela regulação para: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

Dia de Garanhuns será comemorado em 10 de março



O município de Garanhuns voltou a celebrar seu aniversário de criação no dia 10 de março. A mudança foi votada, e aprovada, pela Câmara de Vereadores no mês de novembro de 2013 – passando a valer este ano. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, numa parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Poder Legislativo Municipal, Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) e Caminhantes do Parque, participam da programação, que será vivenciada de 08 a 10 de março.

Na abertura das homenagens, que será realizada no dia 08, às 20h, haverá sessão solene na Casa Raimundo de Moraes com o lançamento do livro “Mulher na Política” da escritora Ivonete Xavier, e a presença especial da professora Luzilá Gonçalves Ferreira, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco (IHGPE).

No domingo (09) a programação começa cedo. Logo às 6h30min, um café da manhã reunirá o grupo de amigos do “Caminhantes do Parque”, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis. Em seguida, os participantes farão uma caminhada, saindo do Parque Euclides Dourado com direção ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal, local onde o hasteamento dos pavilhões oficiais está marcado, começando às 8h. Os populares que forem prestigiar a solenidade também poderão conferir o corte do bolo dos 203 anos de Garanhuns e a apresentação da banda do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Orquesta Sinfônica Manoel Rabelo.

Ainda na manhã do dia de domingo, um culto na Igreja Presbiteriana Central, situada na Avenida Santo Antônio, às 9h30min, reunirá os moradores. No período da tarde, a programação volta a ser realizada no Parque Euclides Dourado, com apresentações culturais. Às 19h30min, na Catedral de Santo Antônio, será celebrada uma missa em homenagem ao “Dia de Garanhuns”.

A segunda-feira (10) ficou reservada para o lançamento do livro “Pingos de Garanhuns”, de autoria de Arlinda da Mota Valença (in memorian) que acontece às 19h, no prédio do IHGG, localizado na Praça Dom Moura, 44. Na ocasião, será aberta oficialmente a exposição do Arquivo Público de Pernambuco; haverá o lançamento do selo comemorativo aos 203 anos de Garanhuns; uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público com a pretensão de explicar a modernização no processo de arquivamento; o cordelista Gonzaga de Garanhuns aproveita para lançar um cordel em reverência à data, simbolizando a participação nas comemorações do aniversário da “Terra das Sete Colinas”.

Professores do Agreste Meridional participam da implantação do Programa MenteInovadora



Professores das Escolas Jornalista Manuel Amaral (Lajedo) e Simôa Gomes (Garanhuns) participaram no período de 21 a 23 de fevereiro de 2104, no Hotel Canarius em Gravatá, da formação para implantação do Programa MenteInovadora nas escolas em que atuam. 

A ação foi parte de uma parceria entre Secretaria de Educação do Estado com a empresa Mind Lab, cuja metodologia exclusiva é aplicada em parceria com instituições de ensino por meio do Programa MenteInovadora.


O Programa trabalha prazerosas atividades em grupo para desenvolver habilidades para a vida, dentre elas, pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões.

Veja abaixo como o programa funciona na prática:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.