quinta-feira, 14 de março de 2013

Dilma Roussef tem 63% em pesquisa na Paraíba. Eduardo tem 1,35%



A pesquisa WSCOM/Consult que passa a ser divulgada a partir de agora com exclusividade pelo Portal WSCOM trouxe nos primeiros números apresentados sobre a eleição de 2014 para governador do Estado e presidente da República uma preferência do eleitorado da Paraíba pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff e pela volta do senador Cássio Cunha Lima ao governo do estado.

De acordo com a pesquisa estimulada para governador da Paraíba, onde são apresentados os nomes dos prováveis candidatos, o senador Cássio Cunha Lima aparece com 37,5% das intenções de voto; o governador Ricardo Coutinho (PSB) aparece com 27.70%; o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego tem 11,05%; o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) aparece com 5,15% e o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) surge com 0,90%.




Para presidente, de acordo com a pesquisa, os paraibanos preferem Dilma (Crédito: WSCOM)

Os entrevistados que responderam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados somaram 8, 4% e os que não souberam responder chega a 9,30%.

Já para presidente da República, os números são: a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece bem na frente dos seus pretensos adversários com 63,7% das intenções de voto; a ex-candidata a presidenta Marina Silva aparece em segundo lugar com 9%; o senador Aécio Neves (PSDB) tem 4,95% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) aparece com 1,35%.

Os que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos a presidente somam 8,7% e os que não souberam dizer 12,3%.

O Instituto Consult ouviu duas mil pessoas em 69 cidades do estado localizadas em sete regiões diferentes. A margem de erro é de 2,3% e a contabilidade é de 95%.

A pesquisa traz ainda a simulação em vários contextos diferentes envolvendo os diferentes candidatos, que serão apresentados no decorrer do dia.

Excelente sugestão para o FIG: Decoração baseada na obra dos nossos artistas!



Lendo as recentes notícias sobre o próximo Festival de Inverno, fiquei com a (ótima) impressão que o evento voltará a ser “nosso”, outra vez! As nossas flores voltarão a “enfeitar” também este jardim cultural , criado por Ivo Amaral (1992), na época prefeito da cidade.

Quero sugerir, já que podemos , como cidadão , opinar no formato do nosso Festival , que a ornamentação fosse inspirada pela arte de nossos artistas, além de um excelente incentivo, também será um excelente divulgador da cultura local (longe de mim ser bairrista), mas é interessante esse olhar revelador, (re) descobridor dos valores da nossa gente. Mestre Fida, mestre Marcos Siqueira, Zemar Vilela entre outros talentos que temos valorizam com seus belos trabalhos o cenário cultural da nossa cidade. 

Um abraço,

Carla Branco
.
AGORA COMIGO: Carla Branco tem se mostrado uma interessante observadora da cidade e sempre sugere coisas interessantes. Esta é perfeita. Imaginem a decoração do Festival dando vez a nossos artistas, seria de grande visibilidade! Precisamos pensar o Festival de Inverno de uma forma que possamos aproveitar o máximo dele e que ao final tenhamos uma herança que possa impactar o restante do ano. Esta, portanto, seria uma ótima iniciativa. 

Outra sugestão é que os músicos de Garanhuns sejam a segunda atração da Guadalajara, com uma hora de show. Atrações regionais abririam as noites, até atraindo o público mais cedo. E bastam quatro atrações por noite, colocando o grande artista nacional mais cedo na praça, pois nem o turista nem nossa gente aguenta esperar para às três da manhã!

Precisamos discutir segmentadamente o Festival de Inverno, pois não adianta ter mais espaço para gerenciar o FIG se os representantes municipais não entenderem do mega evento multicultural. Tem muita gente que poderia ser ouvido!

Usina Energética de Manipueira, de Lajedo, finalmente vai trabalhar.


O prefeito Rossine visitou, acompanhado dos engenheiros da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, do estado, as instalações da Usina Valorização Energética da Manipueira. A usina foi inaugurada em março do ano passado e ainda não havia entrado em operação. Na visita, os engenheiros observaram que os equipamentos não estavam prontos para funcionar, devido ao longo período sem operação da usina. 

O prefeito Rossine e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Diogo Quintino, estão tomando as providências para que a Usina já comece a funcionar no próximo mês. A usina será capaz de produzir sua própria energia além de gerar etanol, biodiesel, biogás e de fertilizantes que serão distribuídos para os agricultores lajedenses.

Diretora do Hospital Dom Moura fala sobre a UTI, Água Mineral, Lavanderia e Mudanças Administrativas



Há alguns dias, o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, precisou restringir o atendimento na UTI devido a diminuição de médicos à disposição, entretanto, os serviços continuaram sendo prestados, 24 horas, com toda estrutura de equipamentos e medicamentos exigida. Transferências foram necessárias para que os pacientes tivessem melhor acompanhamento em outras unidades, inclusive uma delas foi de um paciente que precisava de hemodiálise, serviço não oferecido no HRDM. Neste período, a UTI continuou funcionando dentro da normalidade, sem deixar de receber novos pacientes. Neste momento está funcionando com todos os profissionais necessários para o bom desempenho da Unidade de Tratamento Intensivo. Os médicos em escalas de plantões extra, retornaram às suas funções na unidade, e não há falta de qualquer equipamento ou medicamento necessário. 

O Hospital Dom Moura é o mais importante do Agreste Meridional, e por isto, atende pacientes de toda a região, principalmente emergências, e a UTI tem sido utilizada frequentemente para salvar vidas. Aliás, o HRDM continua recebendo novos investimentos. Esta semana chegaram para a emergência dois monitores, dois oxímetros e um ressuscitador. E mais, chegam nos próximos dias, dois desfibriladores e um carro de parada para a emergência.

ÁGUA MINERAL E LAVANDERIA - A diretora do Hospital Regional Dom Moura, Karla Freitas, falou também sobre a notícia de ter sido veiculado na imprensa o fato da água mineral utilizada no HRDM vir de Recife. A gestora disse ser verdade, e que o fato é devido à empresa que ganhou a licitação ser da capital, que está inclusive no site da Rede de Compras do estado para que todos possam tomar conhecimento. A empresa da capital apresentou valores menores que as indústrias de Garanhuns, e que para fazer esta compra, tem que atender ao processo licitatório, não podendo fazer a compra direta para beneficiar empresas da cidade. 

Situação parecida acontece com a empresa de lavanderia que presta serviços ao HRDM, sendo também de fora. "Neste outro caso, a concorrência aconteceu na própria Secretaria de Saúde de Pernambuco, que fechou um bloco de serviços, e nele estava incluso o nosso hospital. Lavanderia de roupas, forros de cama, e outros materiais utilizados em hospitais requer uma especialidade, e pelo que soubemos, não tem lavanderia em Garanhuns que preste este serviço, e mesmo assim, precisaria cumprir às obrigações impostas pelo edital da licitação específica" - registra a diretora do hospital, que completa: "Infelizmente são observações feitas por pessoas que desconhecem a administração e os contratos feitos através das licitações, que gostariam de ver estes recursos no município. Nós também, mas precisamos cumprir às exigências da lei".

MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS - A gestora da V GERES, Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara acredita que pessoas que estão sendo substituídas de algumas funções no Hospital Regional Dom Moura possam continuar a passar algumas informações como estas dos últimos dias para a imprensa, com a intenção de prejudicar a atual administração. "São mudanças exigidas pela Secretaria Estadual de Saúde. A gestora Karla Freitas tem feito isto, e deve continuar buscando pessoas competentes e compromissadas, dando oportunidades a novos profissionais em diversos setores do hospital. Um dos principais problemas tem sido os desvios de função, e que pretende aos poucos fazer as mudanças necessárias para otimizar a administração hospitalar." - Finalizou.

CDL PROMOVE ENCONTRO ENTRE AMTT E LOJISTAS DE GARANHUNS



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL será palco de uma importante discussão na noite de hoje. A Partir das 20 horas o prefeito Izaías Régis e a presidenta da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito – AMTT, Ana Maria Rossine, ouvirão os empresários garanhuenses e também apresentarão seus planejamentos administrativos para a mobilidade urbana no Município, principalmente no que diz respeito à modalidade de estacionamento que hoje é praticada na avenida Santo Antonio.

O Encontro é especialmente dirigido aos empresários da Cidade uma vez que este tema tem impacto direto na economia de Garanhuns e municípios da Região, principalmente pelo fato de que Garanhuns é polo comercial de uma região em desenvolvimento.

Contando com a presença dos diretores da CDL a reunião será aberta a toda população interessada em expor seus pensamentos e ideias sobre o referido tema. Lembrando que a CDL Garanhuns fica localizada na Praça João Pessoa, 32, no centro de Garanhuns.

Tudo sobre a reunião da CODEAM sobre os efeitos da estiagem no Agreste



Na manhã de ontem, quarta-feira, 13, foi realizada a primeira reunião do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira (Cepleite). O evento tratou da longa estiagem e seus efeitos na Bacia Leiteira do estado de Pernambuco. Representantes dos órgãos responsáveis participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam).

A gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Erivânia Camelo, falou das visitas que estão sendo feitas desde a semana passada para intensificar as ações para minimizar a estiagem que castiga a região nordeste. “Estamos nos dedicando a tratar das questões da seca atendendo as carências dos produtores. Sabemos da realidade em que estamos passando. Mas estamos fazendo o possível para melhorar a situação”, afirmou.

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) apresentou as previsões pluviométricas para os próximos três meses. De acordo com os estudos meteorológicos, em 2012, as chuvas foram 70% abaixo do previsto. Para este ano, a expectativa é de que chova de 30 a 40% menos que o esperado. “As chuvas, mesmo em menor proporção, devem começar no mês de abril”, informou o meteorologista Rone Guedes.

Foram apresentadas, ainda, as ações do Governo do Estado para diminuir a dificuldade do produtor rural. As ajudas com caminhões-pipa, caixas d’água, programas sociais, infraestrutura hídrica e auxílio aos rebanhos deverão ser intensificadas. Além disso, a questão do uso da cana de açúcar também esteve em pauta, já que a distribuição do produto está começando a ficar limitada.

Na ocasião, os participantes ainda tiveram espaço para fazer perguntas e esclarecer dúvidas existentes. As autoridades da Adagro e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com o suporte do Governo Federal e Estadual, também esperam superar as expectativas dos produtores rurais e atender às necessidades do campo.
Texto: Cloves Teodorico Foto: Hélida Carvalho



AGORA COMIGO: A informação, já no momento da reunião de que o secretário Ranilson Ramos não estaria presente, acabou criando um momento de desapontamento dos presentes. Além disso o som ruim e a demora por começar fizeram com que algumas pessoas se retirassem. Entretanto a reunião foi importante e deveria ter continuidade, quem sabe até com uma comissão regional.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.