segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Paulo Câmara abre Conferência Brasileira de Mudança do Clima 2021




O governador Paulo Câmara abriu, na manhã desta segunda-feira (27.09), a terceira edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima. O evento, realizado por videoconferência, promoverá cincos dias de diálogo, em âmbito nacional, sobre os caminhos para a retomada do necessário compromisso climático firmado pelo Brasil. Pernambuco estará no centro dos debates sobre os pactos para neutralizar as emissões de carbono e pelo cumprimento da Carta da Abema, assinada pelos Estados em 2019.

"Pernambuco está comprometido em alcançar a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050. É um movimento que deve crescer cada vez mais em todos os níveis de governo. Todos os setores da sociedade devem incorporar essa meta, para que possamos promover a mudança requerida, garantindo um futuro próspero para as próximas gerações", destacou Paulo Câmara.

Até 1° de outubro, serão realizadas mais de 30 mesas, debates e painéis, todos transmitidos gratuitamente pelo canal do Instituto Ethos no YouTube. Com dois dias a mais este ano, a programação reflete a urgência que a agenda do meio ambiente e clima tomaram no cenário nacional, bem como o esforço e a união dos governos subnacionais (Estados e municípios), ONGs, comunidade científica, movimentos sociais e setor privado pela reversão dos problemas.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o cenário nacional colocou Pernambuco numa posição ainda mais desafiadora. "A Conferência Brasileira de Mudança do Clima é uma resposta a isso, trazendo um trabalho sério, articulado por toda sociedade brasileira que deseja honrar os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Tem sido uma experiência enriquecedora atuar como correalizadores da conferência e elevar o papel dos governos subnacionais para a implementação da agenda climática", ressaltou.

De organização coletiva, a conferência tem como correalizadores 25 instituições. Entre elas, o Instituto Ethos, Governo de Pernambuco, Centro Brasil no Clima, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), FGV/EAESP, iCS, Iclei, Prefeitura do Recife, KAS, The Climate Reality Project Brasil e Youth Climate Leaders. Desde a primeira edição presencial, no Recife, em 2019, a conferência tem sido uma oportunidade de promover o diálogo sobre como retomar a trilha da responsabilidade climática, da participação da sociedade, da consolidação de pactos internos, de fortalecimento e de ampliação da agenda de mudança do clima.

A abertura da conferência foi transmitida ao vivo, no canal do Instituto Ethos no Youtube, com a participação do diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri; a coordenadora de Política e Justiça Climática no Climate Reality, Flávia Bellaguarda; a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni; e a coordenadora de projetos da KAS Brasil, Ana Abreu.

Com rejeição alta, Bolsonaro aposta em viagens e obras para marcar mil dias




Com rejeição alta e em meio a crises sanitária, econômica e hídrica — e liberado após o anúncio de que seu teste de covid deu negativo —, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aposta nesta semana em viagens e obras para marcar os mil dias de governo.

De olho em aumentar a popularidade para tentar a reeleição no ano que vem, a previsão é que ele se dedique nos próximo dias a participar de uma série de eventos, entre anúncios e inaugurações de obras, e a viajar pelo país ao lado de ministros e gestores aliados locais.

A pesquisa Datafolha mais recente mostra que 59% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro para presidente em 2022 enquanto 38% não votariam no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje seu principal adversário político, que também deve concorrer ao Planalto no ano que vem. A reprovação ao governo Bolsonaro também atingiu.

A expectativa é que Bolsonaro dê início hoje, no Palácio do Planalto, às celebrações dos mil dias de seu governo — que atingiu o pior índice de seu mandato (53%). Oficialmente, em sua agenda estão programados um evento da Caixa Econômica Federal, uma solenidade alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e reuniões internas.

O presidente estava em isolamento em Brasília após voltar de viagem a Nova York, nos Estados Unidos, por ocasião da Assembleia- Geral das Nações Unidas. O retorno ao trabalho presencial estava em xeque devido à possibilidade de que estivesse infectado com o novo coronavírus.

Ao menos quatro integrantes da delegação brasileira já testaram positivo, inclusive o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ficou de quarentena em Nova York. No entanto, ontem, a assessoria da Presidência informou que o exame do presidente havia dado negativo. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e três ministros anunciaram nas redes sociais que também testaram negativo para a covid-19.

Recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns recebem capacitação de acolhimento e atendimento humanizado



A Secretária de Saúde de Garanhuns promoveu, ao longo desta semana, na sede da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), uma capacitação voltada para a equipe de recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com foco no acolhimento e atendimento humanizados nestes espaços.

O encerramento das atividades desenvolvidas aconteceu nesta sexta (24), em encontro que teve a presença do prefeito Sivaldo Albino; da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; do secretário-executivo de Saúde, Paulo Mendonça; e do secretário-geral do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino.

“Nossa gestão é pautada por um atendimento humanizado, que não fica apenas na Secretaria de Saúde. E os recepcionistas são a porta de entrada para acolher toda a população, por isso desenvolvem um papel tão importante dentro da saúde pública. Queremos as equipes integradas com o objetivo de oferecer o melhor serviço para os garanhuenses”, pontua o prefeito Sivaldo Albino.

A proposta promoveu ainda oficinas com ampla participação dos profissionais, buscando aprimorar a qualidade no atendimento e intermediar as necessidades da população dentro dos serviços de saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.