terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MUSEU DO FIG: Grande acervo do Festival de Inverno precisa de auxílio para digitalização

Jefferson Magoo em entrevista a Jonas Lira na FM 7 Colinas


Há dois anos falecia Jefferson Magoo, videodocumentarista, aqui de Garanhuns, que ganhou o mundo com seu trabalho, tendo conhecido a África e países da Europa em Foruns Sociais. Sempre com suas lentes apontadas para a cultura e as pessoas.

Seu vasto material ficou com sua irmã, Magda Silva, que dispõe de dezenas e dezenas de fitas, inclusive muitas delas, com filmagens históricas do Festival de Inverno. Aliás, centenas de gravações, desde os primórdios do FIG.

Magda quer começar a bolar alguns projetos, e um deles é justamente a digitalização deste material, para que não se perca no tempo, não estraguem e as pessoas possam conhecer.

MUSEU MULTIMIDIA DO FESTIVAL DE INVERNO

Indo além disto, seria um ótimo ponto de partida para o Museu do Festival de Inverno, que poderia receber este acervo, e trabalhar de forma multimídia todos os segmentos culturais através de videos, fotografias, peças, livros, recortes de época, e tudo mais que possa incrementar as exposições.

Imaginem vídeos por toda parte, em TV´s e telões. Depoimentos, quadros, histórias. Precisamos resgatar o FIG para que não seja apenas uma festa e passe a ser um evento que deixe dividendos durante todo o ano.

Jefferson, como professor nas oficinas de video durante os Festivais de Inverno, formou muita gente que hoje está por aí com uma câmera na mão. 

Ele mesmo estava cuidando desta ideia do Museu Multimidia do FIG, quando adoeceu e veio a falecer. lembro que ele dizia que tinha um amigo no Ministério da Cultura, que estava lhe mostrando as formas de conseguir o apoio, e por isto, Jefferson estava providenciando uma documentação para dar entrada em um projeto por sua empresa. 

Estamos diante a mais palpável iniciativa de começarmos o nosso Museu do FIG, e sinceramente, não podemos perder esta oportunidade. Outros grandes profissionais da área em Garanhuns também dispõem de muito material, e poderíamos aí criar um grande espaço para perpetuar a história do mais importante evento que nossa cidade tem a oferecer, o maior Festival Cultural da América Latina.


Imagens da posse de Izaías Régis em Garanhuns


Imagem: Priscila Lopes
Imagem: Betinho Cândido

Imagem: Helder Carvalho

Fotos captadas do facebook.

CONFIRA OS NOMES: A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores

Nova formação da mesa diretora da Câmara de Vereadores

Além do novo presidente anunciado, Audálio Ramos Machado Filho, a legislatura 2013/2014 da Câmara de Vereadores de Garanhuns também tem definidos os demais cargos, eleitos na tarde/noite deste dia 1º de janeiro.

Presidente: Audálio Filho
Vice: Sílvio Sabino Filho
1º Secretário: Cláudio Taveira
2ª Secretária: Nelma Carvalho
.

Izaías interferiu na eleição da Câmara?

Família Ramos Machado prestigia a posse de Audálio Filho

Desde o início das conversações, Izaías Régis afirmou categoricamente que não iria interferir na eleição da Câmara de Vereadores. Falava da independência dos poderes. Com isto, alguns nomes foram se lançando, sendo os principais Audálio Filho, Sivaldo Albino e Gersinho Filho.

Aos poucos, Audálio e Sivaldo foram se fortalecendo, conquistando apoios e emparelhando o jogo. Izaías permanecia afirmando que não iria se meter na história.

Sivaldo conseguiu o apoio de Gersinho, com quem andava estremecido, mas fizeram as pazes e fortaleceram o projeto de comandar a Câmara. Neste momento, o jogo parecia empatado. 

Há uns quinze dias, alguns vereadores, creio que uns três ou quatro, entraram em contato com o blog para afirmar apoio a Audálio. O próprio atual presidente afirmava já ter o restante dos votos necessários, e que no momento oportuno os demais iriam se pronunciar.

Há dois dias foi a vez de Sivaldo, que ligou para este blogueiro e deu os nomes dos sete vereadores que votariam nele para presidente. Nenhum vereador se pronunciou.

Izaías permaneceu defendendo a independência, e disse que não iria interferir.

Mas na tarde de hoje o que se viu foi uma vitória consagradora de Audálio, com 9 dos 13 votos dos vereadores de Garanhuns. De imediato, defensores da candidatura de Sivaldo, que não registrou sua chapa,  afirmaram a participação decisiva do executivo nos últimos momentos, de ontem pra hoje, elegendo Audálio Filho presidente.

Resta saber se Izaías vai se pronunciar, e como vai apagar o fogo criado, pois os quatro vereadores que votaram em branco, Sivaldo, Carla, Gersinho e Gil PM acabaram por sentir enganados. Algumas pessoas chegaram a falar em fazer oposição.

Vale salientar que já ontem, defensores de Audálio confiavam na vitória, e por esta margem.

Teria pesado a futura eleição de 2014, ou somente o fato de Audálio ter sido aliado de primeira hora e representar uma renovação na Câmara? Sivaldo tem dito abertamente que é candidato a deputado em 2014? Isto teria influenciado para que o executivo tivesse a propalada participação?

Independente de tudo isto, a população está aprovando a nova presidência de Audálio Filho.

Audálio tem tudo para fazer uma grande gestão ao lado de Izaías Régis, trazendo a Câmara mais para próximo dos anseios populares. 


foto: Gustavo Ramos

Audálio é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns


Com nove votos a favor e quatro em branco, Audálio Ramos Machado Filho é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Após a posse do prefeito Izaías Régis, os 13 vereadores foram liberados para reuniões finais e voltaram para definir os cargos da mesa, e somente uma chapa foi credenciada, tendo Audálio Ramos candidato a presidente. A outra chapa que teria Sivaldo Albino na cabeça não foi apresentada.

Votaram em Audálio. Haroldo, Luzia da Saúde, Nelma Carvalho, Paulo Leal, Cláudio Taveira, Alcindo de São Pedro, Zaqueu Lins e Sílvio Sabino, além do próprio novo presidente.

Votaram em branco, Sivaldo Albino, Gersinho Filho, Gil PM e Carla Vilaço.

Voltamos em instantes com os demais cargos da mesa diretora, e ainda hoje com uma análise da eleição.

Padre Jorge assume Iatí com muito trabalho


Com a missão de governar um município com cerca de 19 mil habitantes, Jorge de Melo Elias, o Padre Jorge, tomou posse no inicio da tarde desta terça-feira, 1º de janeiro de 2013, como Prefeito do Município de Iatí. “A nossa primeira ação é limpar a Cidade que esta muito suja. Vamos fazer um mutirão já a partir do nosso primeiro dia de Governo”, chamou a atenção o Prefeito de Iatí logo no inicio do seu discurso de Posse.

A solenidade de posse foi prestigiada por um público estimado em duas mil pessoas, que lotaram as instalações da Câmara Municipal, bem como as ruas adjacentes aquela Casa Legislativa. “Vou continuar o meu sacerdócio de maneira diferente. Vou ouvir a todos, mas a decisão final será minha. Quem vai mandar primeiro é Jesus e depois o Padre”, salientou o Prefeito, que adiantou: “mesmo antes de tomar posse, já procuramos os nossos parceiros no Governo Estadual e no Governo Federal e temos boas notícias: teremos o asfalto da estrada que liga Iatí a Bom Conselho; vamos resolver o problema do abastecimento d´água e teremos a construção do Portal de acesso a nossa Cidade”, anunciou o Padre Jorge. 

O Prefeito Padre Jorge também anunciou parte do seu secretariado. Trata-se de uma equipe jovem, composta por técnicos que segundo o Prefeito, “irão tratar a população com humanidade e compromisso, independente da sua escolha política”. O Padre Jorge também revelou que novos secretários serão empossados nos próximos dias, porém não adiantou as pastas que serão preenchidas. (Carlos Eugênio)

= CONFIRA OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE IATÍ =

ADMINISTRAÇÃO – Ulisses Barros Júnior
EDUCAÇÃO – Erlan Tenório 
AGRICULTURA – José Barros 
SAÚDE – Evaldo Teixeira
FAZENDA – Elisângela Melo
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Adriano Elias 
CULTURA E DESPORTOS – Marcos Silva (Marquinhos).

NESTE MOMENTO: Expectativa para eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores

Acabou há poucos instantes a cerimônia de posse do prefeito Izaías Régis na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Neste momento, os 13 vereadores da legislatura 2013/2016 estão em reuniões, articulando e fazendo as últimas conversações para definir a mesa diretora.

Expectativa geral, dentro de meia-hora começam as votações. Estaremos divulgando aqui em primeira mão!

Neste momento, está começando, de frente a prefeitura de Garanhuns, a cerimônia de Assunção do prefeito Izaías Régis, que deve, além de discursar, dar posse aos novos secretários.

PALÁCIO CELSO GALVÃO: O palco da mudança está armado



Quase tudo pronto para a posse prefeito Izaías Régis Neto! Uma produção Studioc Formaturas + Chalé Recepções + Marquinhos decor.

Do face de Helder Carvalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.