PERNAMBUCO CONTRA O CORONAVÍRUS

BLUENET - PROVEDOR DE INTERNET

DESTAQUES DO BLOG

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

BOA NOTÍCIA / Paulo Câmara anuncia redução consecutiva de dois anos nos crimes contra a vida


Em solenidade nesta terça-feira (17), o governador Paulo Câmara anuncia o balanço da redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos últimos dois anos em Pernambuco. Em queda há 24 meses seguidos, os CVLIs tiveram, em novembro de 2019, a maior redução entre os meses de novembro desde 2013, com 297 casos registrados.

A sequência sucessiva de retração desses crimes está sendo considerada a segunda melhor da série histórica do Pacto pela Vida. Comparando com o período de dezembro de 2015 a novembro de 2017, a queda é de 21,45%. Nesse recorte específico, Recife se destaca na redução dos números absolutos, com 325 ocorrências a menos.

Em seguida, o governador comanda, no Palácio do Campo das Princesas, o lançamento da primeira turma de eletricistas mulheres. A iniciativa, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – empresa do grupo Neoenergia – capacitará, ao todo, 100 mulheres para exercer atividades em instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia.

As alunas serão divididas em quatro turmas, com 25 participantes cada uma. O curso possui disciplinas teóricas e práticas, com duração de até sete meses e carga horária de 596 horas. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) nas unidades Areias – Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Garanhuns.

BAIXE AGORA / Programação completa do Natal no App Garanhuns



A programação completa da "A Magia do Natal" está facinha, para quem quer curtir tudo, e ficar informado diretamente do seu celular, o App Garanhuns preparou mais uma vez, uma aba especial, contendo toda a programação do Natal e muitas outras informações do evento e também da cidade. 

Além da Programação completa da "A Magia do Natal", o app, apresenta diversas opções de conteúdos, entre eles está: um guia gastronômico, guia comercial / serviços, lista completa com hotéis e pousadas, pontos turísticos com mapa gps, horários de ônibus, programação das missas de igrejas católicas da diocese de Garanhuns, programação de cinema, entre muitas outras informações. 

O App Garanhuns se destaca mais uma vez, como um dos melhores meios digitais de se conferir a programação em tempo real dos principais eventos do Município de Garanhuns.


Compartilhe

Quem é o pai da UFAPE em Garanhuns?





Esta semana tivemos a alegria da nomeação do professor Airon Melo como primeiro reitor (pró-tempore) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, unidade acadêmica que foi desmembrada da Universidade Federal Rural.

Airon Melo
No ato de posse do novo reitor, o ministro da educação Abraham Weintraub, há poucos meses no cargo, afirmou que a criação da UFAPE demonstra que o país vai vencendo a crise com a criação da universidade, lógico, puxou a sardinha para lado, mas tem razão, é o titular do ministério neste momento especial.

Contudo, o ex-ministro da educação durante o governo Temer, Mendonça Filho, usou as redes sociais para lembrar que foi ele que criou a universidade em sua passagem no governo, inclusive assinou o Projeto de Lei da criação da nova universidade. O ex-senador Armando Monteiro também lembrou que foi dele a emenda no senado que possibilitou a criação.

Petistas voltam ainda mais no tempo, pois foi no Governo Lula que tivemos a interiorização das universidades federais pelo país, e Garanhuns foi contemplada com uma unidade acadêmica da UFRPE, embrião do que se tornaria nossa universidade. Da boa relação entre os governos Lula e Eduardo Campos, nossa região estava sempre na lista de contemplações. A UPE também deu um grande salto nesta época, com Pedro Falcão assumindo a interiorização da universidade estadual. A então presidente Dilma Roussef esteve na Aula Magna do curso de medicina em Garanhuns. A UAG começou a funcionar no antigo prédio onde era a FAGA, enquanto eram construídos os prédios que abrigariam a universidade. Se não tivéssemos aquele primeiro ato visionário, é fato que não teríamos agora a UFAPE. Lula veio para a inauguração. Achei até um documentário sobre o processo de extensão da UFRPE para Garanhuns (Veja aqui).

Sabem o que acho? Todos aí têm razão nesta história. Política e gestão deveriam ser sempre assim, não haver rupturas nas mudanças de governantes. A continuidade nas políticas públicas consolida conquistas que não podem acontecer em quatro anos.

É importante registrar que além da política foi primordial a comunidade acadêmica, a partir da própria Reitora Maria José de Sena, que foi guerreira, estar comprometida com o projeto, acreditar e lutar por isto, e ainda motivar setores da sociedade que criaram o ambiente ideal e natural para o desmembramento da UAG da UFRPE e criação da nossa Universidade Federal. E neste ambiente fazem parte também representantes públicos (inclusive políticos locais) que lutaram junto, engrossaram o coro por esta conquista ao longo dos anos. 

Neste ambiente, incluo a imprensa, e sem modéstia, até a gente aqui.

Mais importante do que saber quem é o pai é saber que nossos filhos e netos terão uma universidade federal em nossa cidade. Mas não tiro o mérito daqueles que em algum momento deram sua contribuição, no debate ou de forma oficial, para a criação da UFAPE, e em nome do Reitor Airon Melo, nossos agradecimentos.


Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.