GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 8 de julho de 2020

ALEPE / Gratuidade na UPE pode ser prevista em lei

A gratuidade das taxas de matrícula e de mensalidade dos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, UPE, pode passar a ser prevista em lei. A medida, proposta pelo Governo do Estado, foi aprovada nas Comissões de Administração Pública e de Finanças da Alepe, nessa quarta. Pelo texto, a dispensa de pagamento é válida para os alunos matriculados nos cursos regulares de graduação e nos mestrados acadêmicos, presenciais ou à distância. A gratuidade não valeria para os cursos de especialização e MBA oferecidos pela UPE.

Relatora da matéria no Colegiado de Administração, a deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, afirmou que a proposta garante a oportunidade de interiorização do ensino no Estado e dá mais segurança para que a política pública permaneça. “Hoje essa gratuidade ela é dada por decreto do governador e agora, com esse projeto de lei, ele será dado pela lei que vai dar mais força, mais segurança jurídica para esses alunos e a gente vai poder se fortalecer, a educação do nosso Estado”.

Para João Paulo, do PCdoB, responsável pelo parecer da proposição na Comissão de Finanças,  o projeto do Governo foi elaborado com o objetivo de universalizar o acesso à educação. “O desenvolvimento de um país ou região está intimamente ligado ao grau de conhecimento de sua sociedade. Para que esse desenvolvimento ocorra, é necessário que o Estado se comprometa em universalizar o acesso à educação para amplos setores da população. O projeto de lei apresentado pelo governador do Estado vai neste sentido ao proporcionar gratuidade de ensino na Universidade de Pernambuco”.  O texto segue para votação na reunião remota do Plenário da Alepe, nessa quinta, às  10 da manhã.

Ainda nessa quarta, o Colegiado de Administração aprovou o projeto de lei que define o poeta Valdir Teles como Patrono do Repente e da Cantoria de Viola de Pernambuco. O artista foi classificado por Tony Gel, do MDB, como um dos monstros sagrados do improviso na poesia. Isaltino Nascimento, do PSB, sugeriu, durante a discussão da proposta, que o repente e a cantoria sertaneja sejam incluídos na lista de Patrimônio Imaterial de Pernambuco e que a Alepe promova seminários itinerantes celebrando essas manifestações.

Presidente do Colegiado, Antônio Moraes, do PP, lembrou de eventos semelhantes realizados pela Casa e lamentou a falta de apoio a esses artistas. “Eu acho que era um estímulo muito grande para a cultura nordestina e que, como Vossa Excelência colocou, infelizmente, não tem o reconhecimento merecido. São poucas as prefeituras hoje que ainda faz em festival de viola”. O parlamentar ainda registrou que os meios de comunicação de Pernambuco deveriam valorizar mais a riqueza cultural do Estado.

DR. BARTOLOMEU RESPONDE PREFEITO E PEDE DESCULPAS A GARANHUNS POR TER AJUDADO A ELEGER SILVINO E IZAÍAS



O atual prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, tem sempre se dirigido aos ex-prefeitos de forma dura, desrespeitosa. Há algum tempo, foi flagrado em um áudio afirmando que nos últimos 30 anos os prefeitos de Garanhuns só entraram lá para roubar. Agora, na Live que participou na noite desta terça-feira disse que ex-prefeitos estagiários acabaram com Garanhuns, mais uma vez sem citar nomes, causou inquietação e revolta. Não respeitou nem dr. Silvino Duarte, seu candidato a prefeito e que foi prefeito por dois mandatos.

Curiosamente, Izaías foi o deputado estadual do prefeito Luís Carlos, tinha uma parceria política com o ex-prefeito dr. Bartolomeu, de quem recebeu apoio, e inclusive sua vice era Rosa Quidute, esposa de Bartolomeu, e que possibilitou o atual prefeito popularizar seu nome entre as mulheres e na periferia da cidade.

A forma desrespeitosa de Izaías já havia atingido também outro grande ex-prefeito, Ivo Tinô do Amaral, que não aceita este tipo de tratamento. Já conversamos com ele sobre isso.

Em um texto publicado em nosso grupo de Whatsapp, dr. Bartolomeu chama à ordem e reflexão, e por fim, pede desculpas a Garanhuns por ter errado nas escolhas de Silvino e Izaías, que prometiam governos para o povo.

Abaixo o texto de dr. Bartolomeu Quidute.

REFLEXÃO: Se você quer crescer, não pise nos outros. Vivemos em um mundo que exige que sejamos competitivos, onde ser grande é quase uma obrigação à qual nos sentimos atraídos para dar o nosso melhor e alcançar os melhores resultados. Isso faz com que muitas pessoas pisem nos outros para poderem ser as melhores e alcançar este primeiro posto tão desejado.

Mas pisar nos outros não é algo lícito e isso traz consequências. Como bem dizia Lily Tomlin, “o problema de ascender pisando nos outros é que, ainda que você suba, a sua estatura não aumenta”. Por muito que você se esforce, o seu sucesso será apenas aparente.

“Cuidado em quem você pisa para subir, porque talvez o encontre ao cair”.

Coloque-se ao lado das pessoas, não em cima delas

As pessoas que se encontram ao seu lado podem ser os melhores propulsores para ajudá-lo a alcançar as suas metas. Se você pisa nelas para conseguir chegar a seus objetivos, estará desperdiçando a chance de aprender com elas. Mas talvez isso não importe para você, talvez a única coisa que você queira é estar em primeiro lugar, à frente de todos e todas, custe o que custar. Então você deveria se perguntar: “para quê?”

Às vezes não sabemos por que queremos ser melhores que os outros. Simplesmente precisamos nos fazer notar para inflar nosso ego e conquistar olhares de inveja. Mas isso não está te preenchendo, você vai se sentir vazio mesmo se alcançar a meta. Porque devido à sua atitude, você não vai chegar acompanhado, vai chegar sozinho.

Os sucessos alcançados sozinho e pelo mero desejo de se sentir melhor que os outros não têm um incentivo para ir além. Assim que conseguir, o que é que vai lhe restar? Você vai se sentir sozinho, muitos irão odiá-lo e outros tantos irão ignorá-lo. Porque ser o melhor, correr para ser o primeiro, nem sempre o fará feliz, mas vai fazer você se sentir terrivelmente vazio.

“Com o hábito de pisar nos outros, você não percebe que só arrasta sujeira nos seus sapatos”.

Além disso, pense no jogo sujo que você criou para poder chegar onde está. Você jogou as cartas da mentira, perdeu amigos e decepcionou muitas pessoas. Você pode estar no topo, mas não está totalmente satisfeito porque a sua forma de agir não foi correta.

Por isso, se fosse possível voltar atrás, o melhor seria corrigir seu comportamento colocando-se ao lado das outras pessoas. Desta forma você poderia aprender com elas, torná-las suas companheiras de aventura e, assim, participar também da delas. O sentimento que o inundaria ao alcançar a meta seria muito mais prazeroso do que o que você sente agora. Os sorrisos que os outros iriam dar seriam sinceros, não carregados de rancor e decepção.

Você pode ser grande, mas não a qualquer preço.

Agora você sabe que não tem que ser grande a qualquer preço: assim não vai valer a pena chegar até o fim. Não faz mal pensar em si mesmo e no seu próprio benefício, mas a sua atitude nunca deve ser orientada a pisotear os outros que estão ao seu redor. Talvez você tenha feito isso alguma vez sem ter se dado conta. Estas são algumas formas de pisar nos outros:

Você denigre o trabalho do outro em público e tira sarro das suas conquistas provocando, conscientemente, muita insegurança na outra pessoa.

Sempre que pode você utiliza a autoconfiança que tem ao seu favor, mentindo e monopolizando a conversa para ser o centro das atenções.

Seu objetivo é ser grande, por isso sempre tentará se destacar, mas como não consegue se destacar em tudo, você vai salvar esta situação humilhando e criticando o trabalho dos outros.

Estas são algumas situações que talvez você já tenha vivido. É uma forma de jogar sujo, talvez porque não exista um verdadeiro apreço pelas pessoas que estão à sua volta ou, simplesmente, porque você está tão focado na meta que todas as outras pessoas já não importam para você.

Às vezes essa obsessão por chegar além dos outros responde a uma falta de autoestima e segurança, assentadas em um lugar onde nasce o medo de que alguém o supere. Você acha que não vai conseguir alcançar seu objetivo jogando limpo, porque sabe que sempre haverá pessoas melhores do que você.

“O sucesso não é alcançado pisando nos outros. O segredo está na ajuda mútua. Se você pretende chegar só, estará só e não chegará.”

O que você não sabe é que uma vez que você estiver no topo e se encontrar sozinho, tudo o que conseguiu irá despencar. Porque é muito difícil manter o que não foi conquistado da melhor forma. Além disso, talvez quando você começar a cair, encontre todos aqueles em quem uma vez tenha pisado.

Cada um de nós tem as suas próprias metas e temos que alcançá-las sem que ninguém mais seja afetado. É verdade que em determinadas circunstâncias todos lutam por um mesmo fim, e aí o melhor normalmente ganha. Mas nada de ruim irá acontecer neste caso se alguém chegar ao topo. Se você fez tudo bem, você terá aprendido e saberá que existem outras possibilidades. 

Não é necessário ser grande custe o que custar. 

“Redação da Agenda Capital”. 

 A história não é injusta! 

Fui eleito pelo povo sem apoio de políticos. Saí do governo com 91% de aprovação popular. Se tivesse reeleição seria eleito com certa tranquilidade. 

O meu grupo político, elegeu prefeito Silvino Andrade em 1996. 

Em 2002, Izaias Régis elegeu-se deputado estadual com o apoio do meu grupo político. 

Com o apoio do meu grupo capitaneado por Rosa Quidute, sendo inclusive sua vice, foi eleito prefeito. 

Pedimos desculpas ao povo de Garanhuns se erramos nas nossas escolhas. Nossa intenção era que continuassem governando com o povo, COMO FOI PROMETIDO. 

Hoje, continuo administrando a maior obra da minha vida - A FAMÍLIA. 

Um abraço a todos.

Bartolomeu Magno Souto Quidute
Ex-prefeito de Garanhuns"

Izaías diz que ex-prefeitos estagiários acabaram com Garanhuns

Está repercutindo muito a fala do prefeito ontem quando disse que ex-prefeitos estagiários acabaram com Garanhuns.

Não disse quem eram, mas como apoia Silvino Duarte, mas preferia Haroldo, pareceu uma indireta.

Na hora entendi que ele tentou se referir a Sivaldo, para querer dizer que ele seria inexperiente, mas como o prefeito se referiu a ex-prefeitos, e Sivaldo nunca foi prefeito, o tiro do prefeito está saindo pela culatra.

Nos grupos de Whatsapp só é o que se fala.

Vale lembrar que Izaias era o deputado do prefeito Luís Carlos. Tinha parceria política com Bartolomeu, tanto que Rosa Quidute foi sua vice, e vivia discutindo com Silvino, por isso muita gente acha que Izaias não está confortável no apoio ao ex-prefeito. Aliás, em vários momentos da Live de ontem, Izaias elogiou Sivaldo. 

O vídeo está disponível no Facebook de Eduardo Peixoto e da InfoTV web.

UPE Garanhuns está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação



Estão abertas as inscrições para os Cursos de Especialização Lato Sensu, no Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho. As matrículas acontecem de 20 a 27 de julho e o início das aulas no dia 09 de agosto do corrente ano.

O Link para inscrição e maiores informações estão disponíveis nos canais de atendimento abaixo:
· Facebook: Pós – Graduação Garanhuns
· Instagram: posgraduacaogaranhuns
· Whatsapp: (87) 9963-1314

Para o curso de pós-graduação em Saúde Pública, as inscrições realizadas até 20/07 serão gratuitas, com cobrança de R$ 248,00 de matrícula e R$ 261,00 de mensalidades.

Já as pós-graduações em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Docência Universitária, Gestão de Pessoas, Ensino de Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Línguas Portuguesas e suas Literaturas, também têm isenção de inscrição, mas matrícula de R$ 197,00 e mensalidades de R$ 207,00.

O CURSO SERÁ PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA?

Inicialmente, devido à suspensão das aulas presenciais por conta da Pandemia pelo COVID-19, o curso será 100% à distância pelo ambiente virtual de aprendizagem – Google Classroom. Após a retomada das aulas no Campus Garanhuns, o Curso passará a ser semipresencial, com aulas presenciais aos sábados, quinzenalmente.

O calendário das aulas será divulgado na plataforma virtual.

Os cursos de pós-graduação da UPE Campus Garanhuns têm duração de 18 meses, incluindo a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

SIVALDO E IZAÍAS / Live de bom nível entre deputado e prefeito em Garanhuns





O radialista Eduardo Peixoto mediou, na noite desta terça-feira (07), uma entrevista simultânea com o deputado Sivaldo Albino (PSB) e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), sobre os investimentos em saúde no enfrentamento à Covid-19. O vídeo ainda está disponível no Facebook do jornalista, também da InfoTVWeb e na página de Sivaldo Albino. Somando os canais, a entrevista alcançou mais de 10 mil views.

Se alguém esperava um confronto mais aguerrido entre adversários, deve ter se surpreendido com as participações equilibradas, cada um expondo, sob a sua responsabilidade, o que foi feito neste período de pandemia. 

Sivaldo falou de sua atuação junto ao Governo do Estado para a abertura de leitos, aquisição de equipamentos, respiradores, UTI móvel, contratação de mais de 200 profissionais de saúde para as unidades no município. Ao todo foram quase 100 leitos disponibilizados, sendo quase a metade de leitos de UTI. O Estado abriu leitos exclusivos desde o início da pandemia no Hospital Regional Dom Moura e UPAE Garanhuns. E agora também conta com leitos contratados no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um investimento total na ordem dos R$ 10 milhões por parte do Governo do Estado.

Izaías registrou a abertura do Hospital de Campanha, que segundo ele demorou porque é um equipamento que ficará para o município utilizar depois da pandemia. Falou dos recursos que estão chegando do governo federal para o Hospital Palmira Sales, ações da secretaria de saúde do município, acompanhamento dos casos, etc.

Não tivemos maiores contestações, tanto que Izaías elogiou a atuação de Sivaldo, e de forma espontânea fez o convite para ele integrar sua equipe, mas depois, quando foram tratadas de candidaturas, Izaías, ao seu estilo, tentou tocar fogo no debate dizendo que a prefeitura não poderia mais contar com estagiários. A alusão seria à experiência de dr. Silvino, seu candidato, que já foi prefeito em duas oportunidades. Se esperava que Sivaldo respondesse, não deu certo. O deputado manteve o equilíbrio, tratou de postergar sua decisão se será candidato a prefeito e disse que o momento agora é cuidar da saúde das pessoas, além de criar as condições necessárias para a reabertura econômica em Garanhuns. Postura esta elogiada até por seguidores do prefeito que comentaram durante a Live no Facebook. Vale lembrar que Sivaldo foi vereador quatro mandatos, presidente da Câmara duas vezes, gerente da Casa Civil e agora deputado estadual.

No mais, não era hora mesmo para debate eleitoral, até porque também Izaías não é candidato e o que vai importar na eleição é o que cada postulante ao cargo de prefeito estará projetando para Garanhuns.

Avalio que o debate acabou sendo muito bom para os dois lados. Sivaldo mostrou maturidade, equilíbrio e conhecimento. Izaías, que vem sendo contestado nas redes sociais pela gestão da pandemia teve espaço para mostrar os investimentos da prefeitura, e dialogou sem maiores problemas. As pessoa elogiaram a postura de ambos. Melhor assim para Garanhuns.

De parabéns Eduardo Peixoto e a André da InfoTVWeb pela iniciativa e condução da entrevista.

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.