segunda-feira, 24 de junho de 2019

INEP-MEC / Escola de Aplicação da UPE é a melhor escola pública estadual do Brasil

Resultado contou com mais de 11 mil escolas públicas e privadas que participaram do ENEM 2018

A Escola de Aplicação do Recife da Universidade de Pernambuco (UPE) foi classificada como a melhor escola pública estadual do Brasil de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

“Isso é fruto de um trabalho de gestores, de professores, de alunos, da comunidade escolar e de todos nós que fazemos a UPE. Sabemos que ainda tem muito a ser feito, mas o caminho que vem sendo trilhado é o certo. Esse trabalho vai continuar sendo feito”, destacou o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.

Na classificação geral do Estado, incluindo escolas públicas e particulares, a Escola do Recife, como é mais conhecida, ocupou a terceira posição.

O resultado é fruto da análise dos microdados, que englobam as provas, os gabaritos, informações sobre os itens (questões), as notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

A divulgação das informações cumpre as diretrizes da política de dados abertos e atende a demanda por informações específicas sobre o Enem. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.

Os dados do Enem 2018 resultou em uma lista de 11.212 escolas. Desse total, 51% são privadas e o restante, públicas.

Escola Municipal Luiz Tenório faz homenagem a Ronaldo Cesar e a Tropicana



Recebemos no inicio do mês a informação por parte da direção da Escola Municipal Luiz Tenório, que aquele corpo docente escolheu nosso nome, Ronaldo Cesar, como homenageado da festa junina deste ano, que acontece na AABB, nesta terça, dia 25. A diretora Joelma foi muito simpática com a gente e já tivemos um primeiro contato com as turmas, lindas crianças do primeiro ao quinto ano. Emocionante!

Temos um trabalho de valorização da cultura popular já há quase dez anos. Gravamos nosso DVD "Ronaldo Cesar e a Tropicana" em uma das nossas apresentações na programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns. São três CD´s gravados em estúdio e shows em praticamente todos os municípios do Agreste. Um grande destaque foi a oportunidade de se apresentar no majestoso Galo da Madrugada.

Em Garanhuns, além do FIG, fizemos Bicho Indoor, MotoFest, além das nossas próprias produções, junto com nossa equipe, de primeira qualidade, que sempre entendeu o projeto e fez da Tropicana uma grande festa popular, valorizando nossos ritmos pernambucanos.

Dividimos palco com grandes nomes da música, Alceu Valença, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Wesley Safadão, Banda Calypso...

Como radialista, sempre buscamos valorizar a boa música e as coisas da nossa região.

Pelo conjunto dessa obra, temos a alegria de multiplicar amigos e ter os olhares carinhosos das pessoas, como aconteceu agora com a Escola Luiz Tenório. Estivemos com as crianças para conversar um pouco, e saímos impressionados com a inteligência e o carinho de todos.

Vai ser uma festa linda!

Quero agradecer a Joelma e todos os envolvidos na festa, inclusive à Secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Simões. De coração, obrigado!

PS. Profº Luiz Tenório foi meu diretor na FFPG. Era um homem inteligente, simpático e muito terno, solidário. Fui presidente do D.A. com ele diretor, quando o respeito e amizade nasceu e perdurou no tempo. O nome da esola lhe faz bela homenagem.

COLINAS MOTOS HONDA APRESENTA AS PROMOÇÕES DO MÊS


Médicos Cubanos devem voltar aos estados do Nordeste. Deputada pernambucana aprova a iniciativa!




Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a deputada Teresa Leitão (PT) comemorou o fato de os estados do Nordeste estarem efetivando um novo contrato de prestação de serviços com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) nos moldes originais do Programa Mais Médicos. A medida está no âmbito do Consórcio Nordeste, protocolo firmado entre os Estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na Região Nordeste.

A deputada citou reportagem do The New York Times segundo a qual 28 milhões de pessoas ficaram sem atendimento depois que as vagas antes ocupadas por médicos cubanos não foram preenchidas. “Os cerca de oito mil médicos cubanos foram embora do Brasil após as críticas ideológicas do presidente Jair Bolsonaro, que prometeu que preencheria as vagas com profissionais brasileiros, mas isso não aconteceu. Não conseguiram cobrir as lacunas deixadas principalmente no Interior e nas regiões com acesso mais difícil”, relatou.

De acordo com a petista, “o consórcio está buscando o aparato necessário para que a população não fique sem o atendimento médico”.

“O Mais Médicos foi um dos programas mais exitosos em termos de atenção básica. Um programa que levou alento, que levou atenção básica às comunidades. Mas Bolsonaro fez duras críticas ao programa, mesmo sem estudá-lo. Criou uma verdadeira crise diplomática e os profissionais foram chamados porque, inclusive, estavam sofrendo risco”, relatou Teresa.

REVISTA VEJA MOSTRA QUEM DE FATO LIDERA AS REFORMAS NO PAÍS

O calendário Maia

Edição 2640 - 26/06/2019
Em meio à desarticulação política do governo, o Congresso vai apresentar uma agenda de propostas para o país. Liderado por Rodrigo Maia, o pacote inclui mudanças no FGTS, autonomia do Banco Central, simplificação de impostos e redução dos juros bancários

Boa notícia na saúde do Agreste



Em maio, unidade de saúde superou os números de agosto de 2018

O mês de maio de 2019 entra para a história da UPAE Garanhuns. Com 8.288 consultas em 20 especialidades médicas, a unidade de atendimento especializado bateu seu novo recorde, que perdurava desde agosto do ano passado. A UPAE chegou à média de 376 atendimentos por dia, somente em consultas, com destaque no total de atendimentos para oftalmologia (1.168), cardiologia (1.099), endocrinologia (856), otorrinolaringologia (760), gastroenterologia (688) e dermatologia (576). Pela ordem, os 10 municípios que mais enviaram pacientes foram: Garanhuns, Bom Conselho, Lajedo, Águas Belas, Caetés, Itaíba, São João, Canhotinho, Capoeiras e Saloá.

Confira abaixo os recordes ao longo da história da UPAE Garanhuns:

Maio/19 - 8.288
Agosto/18 - 8.056 
Abril / 18 - 7.989 
Maio/17 - 7.450
Agosto/16 - 7.253
Julho/14 - 7.228

Além das consultas ambulatoriais com os médicos especialistas, a UPAE Garanhuns ainda oferece atendimento em enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia-ocupacional, serviço social, farmácia e nutrição, chegando a mais 1.893 consultas nestas áreas, além 1.357 sessões de fisioterapia. Realizou ainda 695 procedimentos em seu bloco cirúrgico, e 17.240 exames em seus laboratórios de Patologia Clínica e Imagens.

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, analisou os números apresentados: "Não chegaríamos a estes resultados se não fosse a parceria com as secretarias de saúde dos municípios, regulação regional da V GERES, Secretaria Estadual de Saúde e nossa própria equipe da UPAE. É um orgulho saber que estamos atendendo tantas pessoas, gratuitamente, e oferecendo saúde de qualidade. Em nome da UPAE e do IMIP Gestão, nosso agradecimento a todos"

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob a Gestão IMIP e parcerias com as secretarias de saúde dos municípios. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.