quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

GANHE O MUNDO, Jovens de Garanhuns e região que estudaram no exterior trocam experiências



Um grupo de 15 pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM) apresentou nesta terça-feira (19), na sede da GRE-Agreste Meridional, os projetos de intervenção criados após a experiência de morar no exterior. A produção e a apresentação dos projetos correspondem à etapa final de participação no programa e representam a contribuição que estes jovens podem trazer para suas comunidades a partir do que aprenderam no intercâmbio.

Os estudantes, egressos de escolas estaduais dos municípios de Paranatama, Lagoa do Ouro, Garanhuns, Lajedo e São Bento do Una, apresentaram suas ideias inovadoras nas áreas de Meio Ambiente; Cultura e Esportes; Cidadania; Voluntariado; Sustentabilidade; e Educação, com uma proposta de oficina de teatro como ferramenta educacional. Todas elas baseadas na vivência com outras realidades culturais.

O Programa Ganhe o Mundo é coordenado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, e tem aberto horizontes a estudantes da rede pública. O programa dei tão certo que já se dividiu até em outros, tendo também o PGM desportivo e o musical.


Pernambuco sofre retaliação do Governo Temer, diz deputado Tadeu Alencar



“Pernambuco não vem tendo o tratamento que merece”. É esta a constatação do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) ao falar sobre a relação entre o Poder Central e o Governo do Estado ao longo de 2017. Segundo Tadeu, Pernambuco vive uma retaliação explícita do Governo Federal, que, por exemplo, marcou por três vezes uma vinda do Presidente Michel Temer para devolver a autonomia de Suape, o que não se concretizou. 

“Vamos exigir tratamento diferente do que Pernambuco vem recebendo. É por isto que lá na frente vai ficar difícil a quem hoje dá suporte ao governo mais impopular da história, pretender autoridade política para dizer que Pernambuco quer mudar. Pernambuco quer continuar mudando, porque vem mudando desde 2007, com uma transformação vigorosa no cenário social e econômico, iniciada pelo governador Eduardo Campos e continuada por Paulo Câmara”, ressalta Tadeu.

O parlamentar também lembra que o Governo Temer liberou apenas 40% da emenda de bancada de Pernambuco, de execução obrigatória, de R$ 168 milhões, para a Adutora do Agreste, obra essencial para a assistência hídrica para mais de 60 cidades. “A adutora do Agreste praticamente paralisou o ano passado. Foi preciso gestões do governador Paulo Câmara para que se pudesse, ainda muito insuficientemente, retomar o seu ritmo”, afirma Tadeu relembrando que a execução da obra deveria ser de responsabilidade do Governo Federal mas que o Governo de Pernambuco se dispôs a executá-la, com recursos da União, que pararam de ser repassados.

Tadeu lembra também do empréstimo de R$ 600 milhões que Pernambuco ainda não teve liberados, apesar de contar com espaço fiscal. “Diferentemente de estados ricos da federação, Pernambuco vem fazendo seu dever de casa, com as contas ajustadas. Desde 2015, o governador Paulo Câmara, que conhecia a realidade fiscal do Estado e que como economista vislumbrou os tempos sombrios que íamos atravessar na economia, cuidou de fazer um freio de arrumação, de diminuir despesas de custeio para garantir hoje os investimentos que estão sendo feitos no Estado”, destaca.

Ainda segundo o parlamentar, as medidas adotadas pelo governador Paulo Câmara, independente do que poderá vir do Governo Federal, serão suficientes para cumprir a maioria dos compromissos firmados em praça pública com o povo pernambucano.

“Os investimentos estão sendo feitos num momento de crise federativa, que levou Pernambuco a reduzir em 70% a sua arrecadação. Mesmo assim, Pernambuco é um canteiro de obras, a despeito da recessão, da crise econômica, do modelo federativo e da retaliação imposta pelo Governo Federal aos pleitos de interesse do nosso Estado”, conclui Tadeu Alencar.

Crédito da foto: Chico Oliveira/Divulgação

CELPE REALIZA SELEÇÃO PARA JOVEM APRENDIZ



A Companhia Energética de Pernambuco – CELPE está selecionando jovens aprendizes para vagas administrativas nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Palmares, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão (todas localizadas no estado de Pernambuco).

Para se candidatar à vaga, o jovem precisa estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Entre as funções dos contratados estão realizar atividades administrativas e receber e encaminhar para a área financeira o pagamento de faturas de produtos e serviços.

REQUISITOS
FORMAÇÃO:
Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio
INSCRIÇÕES
VALIDADE:
22 de dezembro
CONTATO:
Inscrições pelo link http://bit.ly/2Blu83M

FONTE: http://guiadeempregos.aprendiz.uol.com.br

Morte do professor Diego, filho de Graça Carneiro, comove Garanhuns!

Soube agora da morte do professor Diego, filho de Graça Carneiro, em um acidente nesta noite em Garanhuns. Tinha pouco contato, mas preciso relatar que até hoje só ouvi falar coisas boas do rapaz, que junto com seu irmão gêmeo Igor, tinha uma legião de alunos-fãs, com aulas dinâmicas e alegres, tanto na Rede Pública Municipal quanto na Faculdade que dava aula. Era também desportista, praticante da Capoeira. Diego era casado, tinha uma filha e a esposa está grávida. 

Conheço Graça há muito tempo, e sei que o coração de mãe nesta hora está sofrendo a maior dor do mundo, pois a vida de Graça são os filhos. 

Não sei o que dizer, somente registrar a dor que tomou conta de Garanhuns na noite desta terça-feira, e que a família possa encontrar conforto nos desígnios de Deus.

Nossos sentimentos à família, amigos e colegas de trabalho, que o amor que tantos sentiam pelo rapaz possa mostrar no andar superior o quanto ele era importante neste plano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.