terça-feira, 5 de março de 2013

Morre Hugo Chaves - Presidente da Vanezuela



Ferrenho crítico do neoliberalismo e do governo dos Estados Unidos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira (5), vítima de um câncer na região pélvica, com o qual convivia há um ano e meio. Desde que sua enfermidade foi diagnosticada, em junho de 2011, Chávez passava longos períodos em Cuba, onde tratava a doença.

Antes de viajar à ilha pela última vez, em dezembro de 2012, Chávez fez um pronunciamento na televisão venezuelana, no qual aludiu ao risco de morte ou de complicações maiores. Na ocasião, ele também indicou o seu sucessor, o vice-presidente e chanceler Nicolás Maduro.

No dia 18 de fevereiro, Chávez voltou à Venezuela de forma de surpreendente após dois meses em Cuba. "Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado Deus meu!! Obrigado povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", escreveu na ocasião em seu perfil no Twitter.

Para ler mais: UOL NOTÍCIAS



Comerciantes do Bairro da Brasília impedem prática desportiva no único campo da comunidade


Recebemos em nosso e-mail e publicamos na íntegra:



COMUNIDADE E DESPORTISTAS DO BAIRRO DA BRASÍLIA DENUNCIAM A FALTA DE SENSIBILIDADE DE COMERCIANTES E DONOS DE OFICINAS, PRÓXIMOS AO CAMPO DE FUTEBOL DO BAIRRO, ÚNICO LOCAL DESTINADO A PRÁTICA DE ESPORTES NA COMUNIDADE , QUE SE UTILIZAM DO ESPAÇO (DENTRO E AO REDOR DO CAMPO) PARA FINS COMERCIAIS, DESPREZANDO A COLETIVIDADE. OS COMERCIANTES JOGAM METRALHAS, GARRAFAS DE BEBIDAS QUEBRADAS E TODO TIPO DE LIXO, COMPROMETENDO A SÁUDE E SEGURANÇA DE PELOS MENOS 300 BENEFICIADOS (ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS) PELO LOCAL .

O CAMPO DE FUTEBOL, EM FRENTE AO EXECUTIVE MOTEL, É UTILIZADO PELA COMUNIDADE HÁ PELO MENOS 25 ANOS, COMO ESPAÇO DE LAZER E PRÁTICA DE ESPORTES(ALIÁS , O ÚNICO). PORÉM, NOS ÚLTIMOS ANOS, APÓS A INSTALAÇÃO DE ALGUMAS OFICINAS EM FRENTE AO CAMPO, O QUE SE VÊ É O DESCASO POR PARTE DOS COMERCIANTES, QUE FAZEM DE TUDO PARA UTILIZAREM O ESPAÇO VISANDO FINS COMERCIAIS.

ALÉM DA GRANDE QUANTIDADE DE LIXO, (GARRAFAS DE CERVEJA, REFRIGERANTES E METRALHAS ) , OS MESMOS, SEQUER RESPEITAM AS CRIANÇAS QUE PRATICAM ESPORTES NO LOCAL, TRANSITANDO COM CAMINHÕES, VANS E ATÉ CARRETAS DENTRO DO CAMPO.

Representatividade política e forrozeiros na posse da AMUPE



O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, foram empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Os Secretários de Estado, Tadeu Alencar (Casa Civil) e Aloísio Lessa (Articulação), o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Guilherme Uchôa, diversos Prefeitos, Deputados (Raquel Lyra, Diogo Moraes, Sebastião Rufino, Sílvio Costa Filho, Ricardo Costa, Rodrigo Novaes, José Maurício, Waldemar Borges), além do Senador Armando Monteiro, participaram da ocasião.

O primeiro a falar foi o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Zilkovski. O vice-governador de Pernambuco, João Lyra, representando o Governador Eduardo Campos, colocou o Governo de Pernambuco à disposição dos prefeitos para a busca de soluções que tragam a profissionalização das gestões municipais. O Senador Armando Monteiro convocou para uma vigília nesta terça (5), pela derrubada do veto da Presidente Dilma Roussef na questão dos royalties.

Em seu discurso, José Patriota elencou os principais eixos de sua atuação como Presidente da entidade. A luta pelo novo pacto federativo, a profissionalização das gestões, o planejamento com foco em resultados, a divulgação das boas práticas na administração municipal e a consolidação de um plano permanente de convivência com o semiárido. 

Para o vice-presidente empossado, Izaías Régis, a nova gestão seguirá um ritmo moderno, atendendo as principais necessidades dos municípios. 

Programação Cultural - Outro destaque da noite foi a programação cultural montada no pátio da Amupe para os convidados que prestigiaram a solenidade. 

Na grade artística:

Balé Cultural de Afogados da Ingazeira, com o espetáculo “Seca e Sangue”, e declamações com o poeta, Alexandre Morais. A festa ainda foi animada pelo forrozeiro pajeúzeiro, Maciel Melo, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Beto Ortiz e Toninho Arcoverde.

Texto da Assessoria de Comunicação da Amupe 
Com notificações da Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns

Foto: Cláudio Gomes

Vereador defende mudança do Jazz do carnaval para a Semana Santa



O vereador Sivaldo Albino que apoia o governo de Izaías Régis, apresentou requerimento na Casa Raimundo de Morais pedindo para o prefeito analisar a possibilidade de transferir o Garanhuns Jazz Festival que atualmente é realizado no carnaval para o período da Semana Santa, que na sua opinião tem mais perfil para receber o grande evento de música de qualidade e que atrai um público diferenciado para nossa cidade.

Segundo Sivaldo, o nosso Jazz durante o carnaval concorre com festas em todo lugar, e até em outros estados, principalmente o público perfil da capital que deseja vir para Garanhuns fica muitas vezes sem querer perder a grande festa pernambucana que é o carnaval, principalmente em Recife e Olinda. Recebem amigos e parentes em casa, gostam e participam de blocos líricos, etc. Tem muita gente que gosta dos dois eventos, mesmo sendo tão diferentes. Sem contar as pessoas de Garanhuns e região que vão passar carnaval em outras regiões, principalmente na folia metropolitana ou nas praias. São pessoas com bom poder aquisitivo que aproveitariam o Jazz, caso ele fosse transferido para a Semana Santa.

Na Semana Santa, poucas cidades têm eventos, principalmente com as características do Garanhuns Jazz, assim, existe a possibilidade de atrair um maior público, incrementando a festa. Teria tudo a ver, música, vinho, peixe, queijo... Provavelmente o movimento nos hotéis e restaurantes seria ainda melhor.

Para Sivaldo Albino, o carnaval poderia ser incentivado com os blocos e troças nos bairros, com maior participação da população. E ainda com um orçamento relativamente baixo. "Parte da população quer a volta do carnaval tradicional, e o jazz não supre esse investimento cultural, pois tem outro público em nossa cidade." - Defendeu o vereador.

O Jazz este ano teve o maior investimento de sua história, mais de quatro vezes se comparado ao ano passado. Foram R$ 700 mil, contra pouco mais de R$ 150 mil de 2012. E pelo que diz Sivaldo, o público por noite foi pouco superior a duas mil pessoas. E a movimentação de hotéis e restaurantes ficou aquém do esperado.

Se fosse transferido para a Semana Santa, quando o Nordeste praticamente para, Garanhuns seria um roteiro natural,  e com o incremento de público, o resultado econômico para o município seria muito maior.

Fernando Bezerra é uma peça importante no xadrez político de Dilma, Lula e Eduardo Campos



Nos meios jornalísticos e políticos de Pernambuco já se convencionou dizer que Eduardo Campos é mestre na arte do xadrez eleitoral. Sabe jogar como ninguém as peças do jogo. No plano nacional, quem tem fama de excelente jogador é o ex-presidente Lula. Nunca jogaram contra, até porque defendiam o mesmo time, mas parece que agora estarão em lados contrários, e as jogadas já começaram, ou melhor, já haviam começado desde a articulação da eleição no Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, depois no Congresso, mas agora ganha ares nacionais, pois os petistas perceberam que o governador pernambucano sabe jogar fora de casa e tem cancha para se dar bem no jogo.

Algumas jogadas têm sido articuladas com bastante estudo. O fato de Dilma vir a Paraíba entregar casas populares, anunciar investimentos e tirar foto no meio do povo, é claramente uma jogada para aproximar a presidente do Nordeste, onde poderia ser surpreendida por Eduardo, aprovado pela população e bem quisto pelos demais governadores, principalmente na própria Paraíba.

Eduardo contra-atacou reunindo-se com a Força Sindical, que emparelha com a CUT petista no trato com o trabalhador. Tem ainda marcado programas político-eleitorais de seu partido nos próximos três meses, onde será a estrela (sem trocadilho) do PSB na televisão. Tem agendado também encontros com classes profissionais, principalmente empresários do sul do país, e tem estado cada vez mais frequente nos grandes meios de comunicação que claramente são contra o governo.

Neste xadrez, porém, do outro lado também tem exímios jogadores. A proposta para Fernando Bezerra Coelho deixar o PSB e ir para o PT deve estar seduzindo o representante do Sertão Pernambucano. E é realmente uma grande jogada. Seria uma perda enorme para o PSB de Eduardo, pois criaria de imediato outra alternativa de poder no estado.

FBC foi preterido em três momentos eleitorais por seu partido, leia-se Eduardo Campos. Queria ser senador, prefeito do Recife ou governador. Não teve o apoio desejado, fica uma impressão que Eduardo não quer entregar ao aliado tanta força em Pernambuco. Virou Ministro, mas sem tanta exposição nem inserção na administração estadual. FBC foi presidente de Suape e Secretário de Desenvolvimento Econômico na primeira gestão de Eduardo.

Outra questão é a oposição governista que Eduardo vem fazendo. Se de fato romper com o governo, a primeira cabeça que voa é do próprio Ministro Fernando Bezerra. Como não tem cargo eletivo poderia mudar de partido, mantinha o cargo de ministro e seria o candidato natural do PT a governador, já que o partido de Dilma saiu em frangalhos da eleição no Recife, perdendo força para uma campanha majoritária ao governo do estado. FBC teria como adversários os próprios companheiros de Frente Popular, que se esfacelaria: Armando Monteiro pelo PTB e o candidato do governador, que deve ser do próprio PSB, e este deve contar com o apoio do grupo que era oposição ao governador na última eleição. Tudo isto se o panorama nacional não alterar o cenário regional. Como por exemplo, Armando ser o candidato de Eduardo ou até mesmo da oposição, encabeçando uma composição com o PT.

FBC não deve ter pressa em decidir, pode ir fazendo como o governador. Nem lá e nem cá.

V GERES e Hospital Regional Dom Moura comemoram Semana da Mulher com serviços de saúde e cidadania








Cultura Popular, palestras, exposições, exames, serviços do Expresso Cidadão, consultas especiais, entre outas atividades, marcarão a Semana da Mulher em uma grande programação realizada em parceria entre a V GERES - Gerência Regional de Saúde e o Hospital Regional Dom Moura.

Desta segunda-feira, 04 de março, até a sexta, as mulheres contarão com um carinho especial no atendimento e nos eventos programados. "É uma forma de mostrar a importância da data e marcar junto à sociedade a necessidade de cuidados especiais que a mulher deve ter, tanto quanto à sua saúde, quanto à cidadania, por isto estamos oferecendo serviços que vão além das responsabilidades de uma unidade de saúde, como um presente a todas as mulheres, contribuindo para uma vida melhor. Resultado da dedicação de muitos os que fazem o Hospital Regional Dom Moura" - Comentou a diretora, Karla Freitas.

A abertura da Semana da Mulher aconteceu no HRDM às 10h, com apresentação de poesia pelo cordelista Gonzaga de Garanhuns. Depois, Fátima Godoy enfatizou a importância da Rede Feminina no trabalho missionário na prevenção do câncer e a Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES, em nome também da diretora do HRDM, Karla Freitas, falou da importância das mulheres se cuidarem, serem felizes e estarem bem. Assim, deu início aos serviços da programação.

As atividades seguem até o dia 08, quando é comemorado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. Para marcar o encerramento, haverá um café da manhã na sede da V GERES. "Estamos convidando todas as mulheres da região, não apenas de Garanhuns, que possam comparecer e conhecer os stands, conferir as palestras, realizar consultas... Sabemos que a saúde não é somente cuidar do doente, é prevenir, informar, participar. Contamos com muitas entidades parceiras, e o que estamos oferecendo não caberia em um único dia, por isto, toda a semana será de um serviço especial dedicado às mulheres" - Afirmou Dra. Ricarda Samara.

Concidentemente, tanto o HRDM quanto a V GERES estão sendo conduzidas por mulheres, sendo também maioria a quantidade de mulheres nas duas instituições de saúde realizadoras do evento.

Confira a programação completa:

Abertura:
10h - Literatura de Cordel em homenagem às mulheres com Gonzaga de Garanhuns

Palestras:
Local: Capela HRDM às 14h

04/03 - Auto-estima e auto-cuidado da mulher
Psicólogas: Fabiana Cavalcanti e Kátia Goretti

05/03 - Doenças cardíacas na mulher
Dr. Pedro Luna (Cardiologista)

07/03 - Violência contra a Mulher
Dra. Débora Bandeira (Delegacia da Mulher)

08/03 - C.A. de colo úterino
Dra. Mônica Henriques

Missa em Ação de Graças ao Dia da Mulher - Dia 06/03 às 15h

Stands

V GERES - Políticas de Saúde da Mulher
Epidemiologia - HRDM
SENAC - Prevenção de C.A. de mama e útero / Corte de cabelo e maquiagem
FAEB (Faculdade de Belo Jardim) - Aferição de P.A. e glicemia
Ótica Diniz
Natura
Jasmim Cosméticos
Forever
Pharmapele (Dia 08)
Design de sobrancelhas Laurizete (terça, quarta e quinta, pela manhã)

Atividades (Manhã)

Inscrição de Cartão SUS
Expresso Cidadão (Identidade, CPF e Carteira de Trabalho)
Exames de Prevenção e Atividades Educativas na Rede Feminina
Curso de Direção Defensiva e mecânica (dia 07, inscrições na V GERES)
Vacinação (Hepatite, Dupla Viral, DT) na V GERES
Sala de Espera com Fátima Godoy

Consultas

Endocrinologia - 05/03 - tarde - Dr. Elenílson Liberato
Nutricionista - 04, 06 e 08/03 - tarde
Exame das Mamas (Rede Feminina) - Dr. Paulo Edvaldo (20 exames)
Reumatologia - Dra. Marta Júdice - 05 e 06/03 - manhã
Oftalmologia - Dr. Cleovan Almeida - 07/03 - tarde
Psicologia - durante toda a semana

Encerramento

V GERES - 08/03 - Café da Manhã das Mulheres

OPORTUNIDADE: Sabe ler e escrever mas não concluiu o ensino fundamental? ProJovem Urbano pra você!


Jovens entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental têm nova oportunidade de ingressar no Projovem Urbano em 2013. O Programa, que é desenvolvido em âmbito nacional e tem como pilares a Formação Básica, a Qualificação Profissional e a Participação cidadã, abre nos meses de março e abril inscrições para formação de novas turmas já em maio deste ano. 

Os jovens interessados em participar do Programa devem procurar a Secretaria de Educação do Município em que residem ou as Escolas cadastradas para realizar a pré-matrícula, onde serão exigidos os documentos de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade (Histórico Escolar ou Declaração). 

Só no Agreste Meridional, 1.600 vagas distribuídas em escolas de 13 municípios estão sendo ofertadas em 2013

Além da formação e qualificação profissional, o Projovem Urbano ainda oferece uma Bolsa Auxílio de R$100,00 para os jovens participantes com frequência regular. 

De acordo com Elielda Duarte, Diretora de Polo (GRE-AM) do Programa, “o Projovem Urbano vem atender uma juventude em situação de risco e que está à margem de um produto educacional de qualidade e de atuação acentuada na sociedade, criando condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança de uma sociedade mais justa em relação a um futuro profissional melhor e mais produtivo”, ressalta a Diretora em nota técnica enviada os municípios que realizaram adesão este ano.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Maiores informações podem ser obtidas nas Secretarias de Educação dos Municípios ou na Coordenação Regional do Projovem Urbano através do telefone (87) 3761-8389.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.