sábado, 7 de setembro de 2019

Paulo Câmara viaja para Singapura e Luciana Santos assume governo

Governador participa, entre os dias 10 e 14, de seminário promovido pela Fundação Lemann no país asiático

Resultado de imagem para PAULO CÂMARA LUCIANA SANTOS

O governador Paulo Câmara transmitiu o cargo para a vice-governadora Luciana Santos neste sábado (07/09), quando viaja a Singapura, na Ásia, para participar, durante os próximos dez dias, de um evento internacional a convite da Fundação Lemann. O seminário Gestão Pública, Educação e Gestão de Pessoas de Singapura será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro naquele País.

Luciana Santos se tornou a primeira mulher a governar o estado de Pernambuco. Eleita vice-governadora na chapa da Frente Popular em 2018, a ex-prefeita de Olinda, ex-deputada federal e presidente nacional do PCdoB, em abril, quando recebeu o comando do estado quando Câmara fez uma viagem internacional, entrou para a história da política e da gestão estadual.

Paulo Câmara integrará um grupo de governadores brasileiros que buscam a implementação de políticas públicas que contribuam para um Brasil mais desenvolvido. O grupo conta, também, com representantes do Governo Federal e da Sociedade Civil nesse segmento.

Singapura é considerada referência internacional quando o assunto é gestão pública, sempre com um olhar voltado para a promoção de entregas aos cidadãos, com foco no desempenho e desenvolvimento de lideranças e servidores. O objetivo dessa imersão é aprender com as experiências da cidade-estado e discutir os avanços no Brasil, além de proporcionar um espaço de aprendizado, troca de experiências e pluralidade de visões.

A importância da Psicologia na UPAE Garanhuns

Unidade de Saúde oferece consultas e sessões para crianças, adolescentes, adultos e idosos

Na última terça-feira (27), foi comemorado o dia do psicólogo, profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas. Não é fácil, mas pelo que conhecemos destes profissionais, é motivo de realização poder atuar diretamente para que muita gente possa se entender melhor, mudar comportamentos e pensamentos que lhes prejudicam, afetando suas saúdes e a vida de muitos ao seu redor, principalmente da família.

A UPAE Garanhuns oferece atendimento em psicologia com duas profissionais, Mona Lizza Vasconcelos e Ingrid Leal, de segunda a sexta-feira. É bom lembrar que os serviços multiprofissionais na unidade de saúde são encaminhados pelos próprios médicos da casa, após consulta clínica e observada a necessidade de acompanhamento com estes profissionais. Além de psicólogos, a unidade oferece também consultas em Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia, e ainda sessões de fisioterapia.

Na UPAE Garanhuns é realizado o atendimento em psicologia clínica para diversos perfis de pacientes, de crianças a idosos, em sessões terapêuticas. A demanda é grande e há fila de espera, o que mostra também a vontade das pessoas em fazer psicoterapia. A psicóloga revela que a ansiedade é uma das maiores demandas em seu consultório, e é preocupante o número de pessoas com depressão, nas várias faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos. "Temos casos de adolescentes que falam em suicídio, inclusive com tentativas. Hoje é comum as mutilações. Temos casos verificados pelos médicos e encaminhados aos psicólogos e outros que identificamos com as terapias."

A psicóloga, ainda falando sobre depressão, afirma que algumas pessoas chegam a ter vida social normal, indo a igreja, trabalho, escola, até a festas, mas que têm quadro depressivo, que encobrem no cotidiano, e que somente o olhar profissional pode identificar. "A doença psíquica não é visível, mas isto não significa que não existam, e é preciso que as pessoas, sejam elas os próprios pacientes ou familiares próximos, busquem os meios para atendimento profissional".

Em relação aos adolescentes, Mona Lizza aconselha as famílias observarem mudanças de comportamento, isolamento, ansiedade, entre outras situações. "Nos casos de automutilação, os adolescentes passam a usar vestimentas que escondam ferimentos, a exemplo de casacos e calças, mesmo em dias quentes de passeios."

A depressão nos idosos é muitas vezes relacionada à perda do prazer de viver, pela sensação de solidão. Crianças também merecem atenção especial, principalmente se apresentam tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade, mudança de comportamento, … ”. 

Em todos os casos, as pessoas devem ser encaminhadas aos Postos de Saúde mais próximos de suas residências.

COMPARTILHE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.