sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

COVID 19: V Regional de Saúde passa das 17 mil doses aplicadas nos municípios de sua abrangência



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, informa que foram aplicadas 17.317 doses de vacinas contra a Covid-19 até esta sexta-feira (26/02), somados os 21 municípios do Agreste Meridional que fazem parte de sua abrangência.

A V GERES faz a distribuição das vacinas através do Programa Nacional de Imunização às Secretarias Municipais de Saúde, que devem cumprir rigorosamente a vacinação dos grupos prioritários, conforme cronograma estabelecido pela SES/PE.

Calendário de pagamento referente ao mês de fevereiro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, divulga o calendário de pagamento dos servidores referente ao mês de fevereiro de 2021. Os aposentados e pensionistas terão o salário pago no dia 03 de março. Já os servidores ativos e comissionados, receberão no dia 04 de março.
  

VALE PARA GARANHUNS / Pernambuco proíbe atividades não essenciais entre 22h e 5h em todo o território

Medidas anunciadas na última quarta-feira (24.02) para 63 municípios do interior permanecem válidas


O Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (26.02), novas medidas restritivas, válidas para todo o território. A partir da noite do próximo sábado (27.02), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre as 22h e as 5h. A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%.

Na última quarta-feira (24.02), o governador já havia divulgado ações restritivas para 63 municípios do interior. Nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) II, IV e IX, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, as atividades econômicas e sociais estão proibidas, entre 20h e 5h. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, nessas regionais.

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu Paulo Câmara.

Além dessas novas medidas, foi anunciada também a ampliação das equipes de logística, para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife. O governador informou também que vai avançar na oferta de vagas de UTI, com a entrada em operação, já neste fim de semana, de mais 30 leitos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.

Segundo Paulo Câmara, hoje o Estado conta com quase dois mil leitos dedicados aos pacientes infectados pelo vírus, sendo 998 de UTI, em 16 municípios. É a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País. “Este é mais um momento decisivo na nossa luta contra a Covid. Já ficou claro que cada um precisa fazer a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, completou o governador.

Garanhuns recebe novos lotes de vacinas contra a Covid-19

Unidades serão destinadas para primeira dose de idosos e primeira e segunda doses de trabalhadores de saúde


O município de Garanhuns recebeu, nessa quinta-feira (25), mais 1720 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 1110 foram da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que serão destinadas como primeira dose para idosos com idade entre 80 a 84 anos. Já as outras 610 unidades da Sinovac/Butantan vão garantir a primeira e segunda doses dos trabalhadores de saúde.

Com as novas unidades da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, a Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar hoje (26), a campanha para os idosos que fazem parte da quarta etapa desta primeira fase. A vacinação acontecerá em domicílio, priorizando os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. Posteriormente, serão administradas as doses de acordo com a faixa etária do grupo, de forma decrescente, iniciando pelas pessoas com 84 anos de idade.

Cadastro de idosos - Idosos que fazem parte do público-alvo de 80 a 84 anos podem se inscrever por meio do link ( https://abre.ai/cadastro80a84anos ). A aplicação será realizada em data agendada, após contato da Secretaria de Saúde. No momento da vacinação é necessário que o idoso ou responsável esteja munido de CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também será dada continuidade à vacinação dos trabalhadores de saúde, com as doses da Sinovac/Butantan. Atualmente estão sendo contemplados trabalhadores da área com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e aqueles que atuam em laboratórios de análises clínicas. As definições de grupos foram pactuadas com o Conselho Municipal de Saúde, e publicadas por meio da Resolução nº 123/2021. Posteriormente, serão destinadas as doses para trabalhadores de clínicas de atendimento geral, além de clínicas e consultórios odontológicos, e farmácias.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório destaca que o novo lote da Sinovac/Butantan é destinado para ambas as doses do grupo. "Vamos continuar a vacinação dos profissionais de saúde, com as duas doses que já foram repassadas, de acordo com intervalo de tempo recomendado. Já os idosos entre 80 e 84 anos serão contemplados com a primeira dose, e posteriormente novas unidades serão enviadas pelo Ministério da Saúde para completar a imunização", afirmou a secretária.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.