quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reforço nas emergências e Lei Seca no interior do estado - Confira!


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai reforçar os plantões da rede hospitalar nas regiões onde há focos das festas juninas no interior de Pernambuco, no período de 22 a 29 de junho. Os municípios que terão o atendimento ampliado são Caruaru, Gravatá, Limoeiro e Garanhuns, no Agreste do estado, Arcoverde e Salgueiro, no Sertão.

Ao todo, serão convocados 370 profissionais para atuar nos hospitais José Fernandes Salsa, em Limoeiro; Hospital Regional do Agreste, em Caruaru; UPA Dr. Horácio Florêncio, também em Caruaru; Hospital Dom Moura, em Garanhuns; Hospital Ruy de Barros Correia, em Arcoverde; Hospital Inácio de Sá, em Salgueiro; e Hospital Geral Dr. Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá.

O reforço será nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. No total, a SES incrementará a rede de saúde com 150 médicos, 59 enfermeiros e 161 profissionais de nível médio e elementar.

Lei Seca

Gravatá, Caruaru e Arcoverde também recebrão um esquema especial de blitze para a Operação Lei Seca, assim com a Região Metropolitana do Recife. As ações em Caruaru começaram na última sexta-feira (08) e seguem até o final do mês de junho, com pontos simultâneos de fiscalização.

Em Gravatá e Arcoverde, a operação ocorrerá entre 22 e 24 de junho, com uma equipe em cada cidade. Os pontos ficarão próximos aos locais onde acontecem os shows.
.

De olho na Maratona de São Paulo, atletas de Garanhuns são destaques no Recife


No último domingo, dia 10 de junho, a equipe de atletismo de Garanhuns, que conta com o patrocínio da Prefeitura, participou da 37ª Corrida dos Guararapes, realizada em Recife.

A prova contou com a participação de 1.200 atletas e apresentou um percurso de 10 Km. As primeiras colocações da disputa tiveram os atletas garanhuenses: Gilmar de Oliveira; Alan Bizerra e Daniel Henrique, nos 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, mostrando todo o potencial dos desportistas no Atletismo.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES - E a equipe de atletismo já vem se preparando para participar da Maratona Internacional de São Paulo, bem como para a Corrida da Fogueira Club Náutico Capibaribe, ambas acontecerão neste mês de junho.

SESC abre inscrição para estágio remunerado

Estão abertas até o dia 20 de junho, as inscrições para vagas do Processo de Seleção Simplificada que irá contratar estagiários para atuar nas unidades do Sesc no Estado. São 35 vagas para contrato imediato e 11 para cadastro reserva. As vagas estão distribuídas nas unidades do Recife e Região Metropolitana entre os cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Econômicas e Música; e nas unidades do interior do Estado nos cursos de Educação Física, Letras, Pedagogia, Química e Turismo. Ciências Biológicas.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Sede do Sesc, localizada na Rua Treze de Maio, nº 455, Santo Amaro, e nas unidades do Sesc em Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Araripina, Surubim, Buique e Triunfo. O candidato deve preencher uma ficha de inscrição e entregar o histórico escolar atualizado e assinado pela Instituição de Ensino Superior.

A seleção constará de até três etapas: análise do histórico escolar, entrevista coletiva para todos os cursos e prova prática de informática para os candidatos do curso de Ciências Econômicas. As etapas têm caráter eliminatório, e pelo não comparecimento em uma delas, o candidato será considerado desistente do processo.

Para estagiar no Sesc é preciso estar cursando um dos quatro últimos períodos da graduação e estar matriculado numa instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo MEC e/ou pelo Conselho Estadual de Educação. Além disso, o estudante não deve possuir reprovação pendente em nenhuma disciplina, ter disponibilidade para estagiar 20 horas semanais no período de 6 meses, comprovar conhecimento em informática e não ter parentesco, até 3º grau civil, com funcionários, diretores, conselheiros e presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, e com dirigentes de entidades sindicais ou civis ligadas ao comércio.

Esse processo seletivo também servirá para formação de cadastro reserva para 2012. Os classificados suplentes poderão ser convocados em caso de necessidade durante este ano. A bolsa de estágio oferecida pelo Sesc é de R$ 550 mensais, além de auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional ao período de estágio. O regulamento com todas as informações sobre o processo seletivo simplificado pode ser conferido no site www.sescpe.com.br

Calendário

Até 20/06/2012 – Inscrição
Até 25/06/2012 – resultado da 1ª etapa e convocação para a 2ª etapa
De 26 a 29/06/2012 – entrevista coletiva e prova prática de informática
Até 02/07/2012 - resultado Final e convocação dos aprovados
De 03 a 06/07/2012 – Entrega da documentação e exame médico dos convocados
A partir de 09/07/2011 – início do estágio

SERVIÇO:
Programa de Estágio Sesc PE 2012
Inscrições até 20 de junho (quarta-feira)
Informações no site www.sescpe.com.br

Pedro Melo reconsidera e é candidato em Lajedo

Parece que a união das oposições em Lajedo vai afundar. De um lado o grupo do ex-prefeito Antônio João, que está entre a candidatura de seu filho Antônio João Filho (PDT) e o médico Dr. Rômulo, e do outro que caminhava para unificar com Dr. Rossine Blémany e o dr. Pedro Melo, PSD e PT, respectivamente. Este último já foi candidato a prefeito na última eleição, e agora já havia desistido, inclusive divulgando uma carta renúncia, mas agora, reconsidera, segundo ele a pedidos de correligionários e após analisar o quadro político atual, voltando a colocar seu nome no processo, através da nota abaixo, que divulgamos na íntegra.

.
Em atenção aos pedidos de alguns partidos da oposição juntamente com algumas lideranças, comerciantes, amigos e simpatizantes do meu nome para candidato a prefeito, e, após um longo período de reflexão e análise do cenário político local, atual, resolvi reconsiderar o meu posicionamento exposto na carta renúncia e colocar novamente o meu nome a disposição das oposições lajedense.

Todos que me conhecem e os que, assim como eu, acreditam que está na hora de mudar, sabem que minha decisão de outrora foi tomada com a melhor das intenções, porém, como não houve a tão sonhada unidade, naturalmente, o meu nome voltou à cena e, como homem público que sou não poderia me furtar a este chamamento. Diante do exposto sinto-me na obrigação de mais uma vez encarar o processo político lajedense, em busca das mudanças tão almejadas pela nossa população.

Como se sabe, todas as pesquisas realizadas, até o momento, apontam para um número significativo de indecisos e de eleitores que optarão pela mudança independente das facções políticas existentes. Esse cenário de indecisão fez o meu nome voltar á cena política local. Considerando todas as possibilidades, fui à Recife conversar com os dirigentes do meu partido, o PT e chegamos a conclusão da necessidade de uma sondagem sob a forma de pesquisa para que caso se configure a competitividade do meu nome estaremos prontos para enfrentar o desafio.

Portanto, depois de analisados os números e tendências futuras dessa pesquisa, irei juntamente com o PT definir pela viabilidade ou não da nossa candidatura. Aproveito ainda a oportunidade para agradecer a todos pela compreensão e total apoio que me foi dado nesse momento, fato que me fez rever a posição que confirmarei ou não imediatamente após o resultado da pesquisa.

Atenciosamente, Pedro Melo.

Jornal do Commercio compara atuação do governador na campanha de Recife e Garanhuns


Recife, São Paulo, Garanhuns e as "candidaturas impostas"




 
O governador Eduardo Campos (PSB) criticou abertamente a falta de unidade dentro do PT e desautorizou o senador Humberto Costa (PT) a comandar o processo sucessório à Prefeitura do Recife dentro da Frente Popular. O socialista não teria aceitado o fato de a candidatura do senador ter sido imposta pelos petistas de São Paulo.

No entanto, talvez o governador não se recorde, mas ele próprio tomou atitude semelhante aqui mesmo no Estado, quando empurrou “goela abaixo” do PSB de Garanhuns (Agreste) a candidatura do prefeito da vizinha Lajedo, Antônio João Dourado, à prefeitura da “Cidade das Flores”.

Ano passado, quando estava próximo do período limite para alteração de domicílio eleitoral visando o pleito de outubro próximo, o PSB surpreendeu ao anunciar que Dourado – que poderia ainda disputar a reeleição em Lajedo – tinha mudado o domicílio eleitoral e seria candidato a prefeito de Garanhuns. A decisão incomodou aliados da Frente Popular como o PTB – do senador Armando Monteiro Neto, que vai ter o deputado estadual Izaías Régis como candidato – e o próprio PSB local, liderado pelo arraesista Ivan Rodrigues, que até hoje não engoliu a “intervenção” da estadual no município, além de setores da sociedade civil organizada de Garanhuns.

“Sim, é uma situação parecida com o que o PT fez. Mas foi uma decisão de um grupo dentro do Estado. É diferente, porque não foi imposta por São Paulo e, o que é pior, sem ouvir a maior liderança da Frente Popular de Pernambuco, que é o governador. E, claro, são importâncias distintas que têm os municípios”, justificou ao JC, em reserva, uma fonte palaciana.
Paulo Augusto

Assembleia vai debater situação do curso de medicina na UPE-Garanhuns


Está aí o convite da Audiência Pública feito pelos deputados Izaías Régis e Teresa Leitão, esta presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado.

A audiência acontece dia 18, segunda-feira, às 9h30 da manhã.

Festival de Quadrilhas no fim de semana de Garanhuns

Dias 16 e 17 de junho acontece o V Festival de Quadrilhas Juninas em Garanhuns. O evento que é uma realização do SESC local em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, será realizado na Esplanada Cultural Guadalajara a partir das 19 horas. Na oportunidade se apresentam grupos juninos de Garanhuns, São João, Jupi, Correntes e Canhotinho. Também serão realizados Shows artísticos com Dema do Forró e Banda Forró Dom Kixote, encerrando a programação das noites.


O encontro será entre as quadrilhas: Fogo no Sertão, Unidos Com Alegria, Flor do Lírio, Matutos no Sertão, Junina Rabo de Saia, Tradição da Boa Vista, Luminar, Saia Rodada, Pé na Roça, Flor do Mamulengo, Forró do Sertão, Estrelar do Sertão, Pró Jovem, Milharal, Os Filhos de Lampião, Imaginário Popular, Junina Xamêgo na Roça e a quadrilha O Alto Popular. Durante o ciclo junino, realizado até o próximo mês, os respectivos grupos se apresentam em diversos festivais nas cidades circunvizinhas.

O evento é uma espécie de confraternização cultural da manifestação artística junina e tem a ideia de difundir a essência e raízes nordestinas, bem como ampliar a criação de novos grupos, estimular a atividade e a cidadania entre jovens dos diversos bairros do município e região. Além de um palco montado, o espaço será ornamentado com bandeirolas, balões, chapéus de palha e fogueira; e ainda haverá a queima de fogos. O festejo fechará a trezena de Santo Antônio, padroeiro de Garanhuns.

= PROGRAMAÇÃO =

* Dia 16 de junho

19h - Grupos Juninos de Garanhuns: Quadrilha Fogo no Sertão,Unidos Com Alegria, Flor do Lírio, Matutos no Sertão, Junina Rabo de Saia,Tradição da Boa Vista, Luminar e Saia Rodada.
23h – Encerramento com a Banda Forró Dom Kixote

* Dia 17 de junho

19h - Grupos Juninos de Garanhuns e Região: Pé na Roça – São João, Flor do Mamulengo – Garanhuns, Forró do Sertão – Garanhuns, Estrelar do Sertão – Garanhuns, Pró Jovem – Jupi, Milharal – São João, Os Filhos de Lampião – Correntes, Imaginário Popular – Jucati, Junina Xamêgo na Roça – Canhotinho e O Alto Popular – Correntes.
23h00 - Encerramento com Dema do Forró

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.