segunda-feira, 15 de julho de 2019

FECOMÉRCIO REALIZA NOITE DE QUEIJOS E VINHOS EM GARANHUNS



Nesta quarta-feira (17/07), o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, realiza duas ações na cidade de Garanhuns: a inauguração da nova academia de musculação do Sesc e a 16ª edição da Noite de Queijos e Vinhos, no Hotel do Sesc, tradicional evento que marca a véspera da abertura oficial do Festival de Inverno. 

O acesso ao evento é por convite. São aguardadas autoridades, e o diretor regional do Sesc, Oswaldo Ramos, também estará presente.

OPORTUNIDADE / Educação de Jovens e Adultos abre inscrições para mais de 30 mil vagas



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado abriu as inscrições para o Ensino Médio da modalidade Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Serão ofertadas mais de 30 mil vagas em 418 unidades de ensino do estado. Os candidatos podem se matricular na escola de sua preferência, até o dia 23 de julho.

Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos e não ter concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade. Para realizar a matrícula, o candidato deve apresentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental (original), ou declaração provisória ou histórico escolar; foto 3X4; RG e CPF (cópia e original); e comprovante de residência (cópia e original). Se o candidato for trabalhador, será necessário levar comprovante de vínculo, por causa da tolerância e do horário.

O Ensino Médio da EJA tem duração de 18 meses, dividido em três módulos, sendo um por semestre (500 horas/aula cada). Para maiores informações, entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens, adultos e Idosos (GEJAI), pelo telefone (81) 3183-8762.

“Na última década, o Estado de Pernambuco tem realizado importantes investimentos para a melhoria da qualidade da educação básica. Os resultados dessas políticas públicas têm se traduzido em impactos positivos nos índices educacionais do Estado. No entanto, ainda há uma realidade desafiadora a ser modificada: reduzir o quantitativo de pernambucanos com 18 anos ou mais que não ingressaram ou não concluíram o ensino médio”, disse a gerente geral das Modalidades, Cláudia Abreu.

Clique aqui para conferir a lista completa com as escolas que ofertam a modalidade de ensino.

A ESTÉTICA DA DIFERENÇA - Sidney Rocha lança livro em Garanhuns

"Aprendi com Sabato que para escrever é preciso ter uma obsessão fanática, pois sem esse fanatismo nada de importante pode ser feito. Foi pensando e sentindo assim que Sidney Rocha escreveu "A estética da indiferença", romance que vai ser lançado no próximo dia 19, na nossa cidade, na off-FIG do Festival de Garanhuns. Não perca o lançamento e conversa com o autor.

Nivaldo Tenório 
Escritor"


Estamos na 87FM NO FIG. Começa hoje!

📻🎙📻🎙📻🎙📻🎙
🌧⛈🌩🌨🌧⛈🌩🌨







*87FM NO FIG*

Pessoal, às 11h desta segunda-feira, iniciamos o programa contando tudo sobre o Festival, que este ano promete ser um dos maiores dos últimos anos.

São convidados Kitty Lopes, que vai falar tudo sobre a Dobradinha Classe A, e Klebio Pontes, que vai falar sobre Cerveja artesanal e o encontro dos cervejeiros no FIG.

Alem da participação da equipe 87FM NO FIG.

Conto com vocês no rádio, no blog e nas redes sociais.

A cada dia novos convidados e muito mais informações.

SAÚDE REGIONAL / Tem início Mutirão de Cirurgias de Catarata na UPAE GARANHUNS

700 pacientes da região passaram por triagem e realizam os procedimentos na unidade de saúde



O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, e o IMIP Hospitalar, está possibilitando a realização de 700 cirurgias de catarata (oftalmológicas), no formato mutirão, na UPAE Garanhuns. Os procedimentos iniciaram no início deste mês e devem se estender até agosto, garantindo todo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Gustavo Amorim, coordenador da unidade de atenção especializada, a iniciativa busca atender inicialmente os pacientes que se encontravam na fila de espera da SES/PE, nas GERES de Garanhuns e Arcoverde.

"Temos também nosso próprio banco de dados com pacientes aguardando pela cirurgia, e com o mutirão vamos dar continuidade a estes procedimentos, aumentando nossa demanda. No total, a UPAE Garanhuns realiza cerca de 600 cirurgias por mês, e somente no mutirão alcançaremos estes números, contudo nosso bloco cirúrgico tem capacidade para absorver e estamos em uma programação toda especial em praticamente todos os setores da unidade, do ambulatório ao pós-cirúrgico" _ registra Amorim, que complementa: "É importante registrar a sensibilidade da Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do secretário André Longo, em ofertar estas cirurgias à população, principalmente a mais carente da nossa região".

Luís dos Santos Freire, morador da Rua José Bernardino no município de São João, e Manoel Evaristo Nepomuceno, 81, morador do Alto Bonito, zona rural do município de Itaíba, estavam no primeiro grupo chamado. Luís já havia passado pela cirurgia, e foi sua primeira, enquanto que Manoel Evaristo, que aguardava na antessala do bloco cirúrgico, já realizou do olho esquerdo: "Sempre enxerguei bem pra longe, mas a vista foi ficando fraca. Quando fiz a primeira cirurgia parece que limpou, está bem melhor". O que Manoel ainda reclama é que para perto não consegue ler e ver as coisas direito. No processo de cirurgia de catarata oferecido pela UPAE Garanhuns, o paciente, após a período de cicatrização, acompanhado pelos oftalmologistas da unidade, passa por uma última consulta para aferição do grau e confecção dos óculos. 

"Desde a primeira consulta ambulatorial, ao pós-operatório, o paciente chega a estar aqui na unidade de saúde mais de 15 datas, para novas consultas, exames, e acompanhamento pós-cirúrgico. É complexo, mas é um dos serviços que a população mais necessita, e que a gente faz com todo carinho, com resultados imediatos na vida dessas famílias" - Conclui o gestor,

MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA

A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo. 

O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa explica o mutirão: "Estes pacientes, regulados e triados pelos Municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente."

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP Hospitalar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.