terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Ministros de Temer de olho na reeleição de deputado, e outras movimentações para a disputa eleitoral em Pernambuco


Mendonça Filho, Fernando Filho e Bruno Araújo
Pernambuco tem três ministros no Governo Michel Temer: Mendonça Filho (DEM), Fernando Filho (Sem Partido) e Raul Jungmann (PPS). Até bem pouco tempo tinha ainda Bruno Araújo (PSDB), e se considerarem, Roberto Freire (PPS-SP).

Mendonça, Fernando e Bruno sonharam em liderar a chapa da oposição para governador em Pernambuco, e juntaram os projetos a Armando Monteiro (PTB). Fernando Filho era aposta do pai, Fernando Bezerra Coelho (PMDB) que assumiu o protagonismo, e agora, ao lado de Armando, são os dois mais fortes para encabeçar o projeto majoritário contra o Governo do PSB.

Os que vão ficando pelo caminho podem ocupar as vagas de vice e senado (duas), mas aí tem mais gente na disputa, e o próprio Armando Monteiro já avisou que Caruaru estará presente na composição. Dois nomes aparecem: João Lyra (PSDB) e Douglas "Bonanza" Cintra, amigo e seu suplente. Dificilmente um mesmo partido terá dois nomes entre os quatro da chapa, tanto na situação quanto na oposição. O PSDB se coloca com três nomes, Bruno, João e Elias Gomes, que até se lançou como candidato ao Palácio. 

Contudo, o carimbo do Governo impopular de Michel Temer pode ser um complicador neste tabuleiro da oposição, e se a chapa não conseguir emparelhar com Paulo Câmara, disputar o senado pode não ser tão vantajoso a quem já tem um mandato em Brasília.

Parece que os ministros que têm mandato de deputado já estão despertando para a reeleição. Mendonça e Fernando Filho voltam-se às suas bases, buscando manter seus redutos. Raul era vereador em Recife, e só foi deputado, e depois Ministro, porque Paulo Câmara chamou deputados para o primeiro escalão estadual. É provável que esteja com a Frente Popular.

Paulo também pensa em Caruaru em sua chapa, e pode acontecer de Zé Queiroz (PDT) disputar um mandato de senador. A outra vaga é de Jarbas, mesmo que perca o PMDB, vários partidos abriram as portas para o deputado. O PCdoB de Luciana e o PP de Eduardo da Fonte também cobiçam a vaga. Com Jarbas na chapa, Raul Henry deve disputar a Câmara Federal e abrir mais um espaço na majoritária de Paulo. Ainda tem as conversas com o PR de Sebastião Oliveira e Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão.

Agora na oposição, FBC não disputa o senado (pois já é senador), só interessa a ele brigar pelo governo do estado. O PMDB não estará compondo as duas chapas, portanto, quem ganhar a queda de braço entre Jarbas e Fernando Bezerra sai fortalecido internamente. Jarbas junto com Paulo e FBC com Armando. 

Tem muita gente querendo uma vaga para disputar o senado mas pode, em cima da hora, querer mesmo a Câmara Federal, para não correr o risco de ficar sem mandato. 

Muita coisa vai acontecer que tem influência direta na eleição, como o julgamento de Lula no TRF, a batalha pelo PMDB local, as decisões de partidos importantes sobre o lado que ficarão em Pernambuco, mas dá pra perceber que as movimentações já dão pistas e as peças vão se encaixando.

Para UPAE Garanhuns, Segurança do Paciente é prioridade




Quando o assunto é saúde, a UPAE Garanhuns se tornou uma referência regional, alcançando números expressivos, como a média de mais de 600 pacientes por dia de 21 municípios do Agreste. Todo este trabalho é feito por diversas equipes, em diversos setores, integradas por quatro coordenações; Administração, Enfermagem, Médica, e a Geral, sob a gestão de Gustavo Amorim. 

Sendo uma unidade de saúde, a UPAE Garanhuns busca estabelecer os menores riscos possíveis aos pacientes, e para isto tem trabalhado internamente, com iniciativas como a criação do seu Núcleo de Segurança do Paciente, e participando de encontros de trocas de experiências, que possam promover um ambiente livre de riscos à saúde dos colaboradores e todos que buscam a unidade.

FORUM ESTADUAL DE SAÚDE DO PACIENTE

Três profissionais da UPAE Garanhuns estiveram participando do II Forum Estadual de Segurança do Paciente, no início de dezembro, na Capital Pernambucana; Tayana Guerra, Coordenadora de Enfermagem, Michelle Torres (da Gerência de Risco da Unidade) e Manuela Falcão (Farmacêutica) . O encontro teve o intuito de promover e estimular o debate sobre a segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Estado. A realização foi do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No Forum foi implantado o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESPPE) para orientar os serviços, oferecer cooperação técnica e ampliar o número de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), promovendo maior humanização no atendimento aos usuários do SUS no Estado. 

* Sobre informações da Secretaria Estadual de Saúde

Governador decreta luto oficial e destaca trajetória de vida de Armando Monteiro Filho

Armando Monteiro Filho

O governador Paulo Câmara decretou hoje (02.01) pela manhã luto oficial de três dias pela morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Paulo também divulgou nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho:

"Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e politico. Dr. Armando teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações. Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos."

Governador Paulo Câmara

Comando do 71 BI Mtz lamenta morte de soldado

71º BI Mtz - NOTA DE FALECIMENTO‏

1. É com enorme pesar que o Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º B I Mtz) comunica o falecimento do Soldado BRUNO DA SILVA BEZERRA, de 21 anos de idade.

2. Segundo informações colhidas junto aos Órgãos de Segurança, na madrugada do dia 23 de dezembro de 2017 (sábado), por volta de 1h, o Soldado BRUNO DA SILVA BEZERRA foi ferido na altura do pescoço, supostamente vítima de um golpe de faca. O fato ocorreu nas proximidades de um bar, situado no bairro Aluizio Alves de Melo, na localidade conhecida como Massaranduba, Município de Garanhuns.

3. De imediato, o militar foi atendido no Hospital Regional Dom Moura. Entretanto, devido à gravidade do ferimento, o paciente foi evacuado ainda na madrugada de 23 de dezembro de 2017 (sábado), para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru-PE.

4. Desde então, o Soldado BRUNO DA SILVA BEZERRA, paralelamente ao atendimento da equipe do Hospital Regional do Agreste, vinha tendo acompanhamento médico e assistencial por parte do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado. Contudo, a despeito de todos os esforços, lamentavelmenteno dia de ontem, 1º de janeiro de 2018, foi constatada a sua morte cerebral.

5. O Comando do 71º BI Mtz se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está prestando todo o apoio necessário aos seus familiares, aos quais expressa os sinceros sentimentos.

LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO NETO – Tenente-Coronel
Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

MORRE ARMANDO MONTEIRO FILHO, PAI DO SENADOR ARMANDO MONTEIRO


Faleceu nesta manhã de terça-feira (02), em casa, o empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho. Casado com Do Carmo Monteiro, pai de seis filhos, entre eles o senador Armando Monteiro Neto e Eduardo Monteiro, da Folha de Pernambuco.

Armando tinha 92 anos e foi deputado federal e ministro da Agricultura no governo João Goulart. Em 1994 foi candidato a senador na chapa de Miguel Arraes, mas acabou derrotado por Carlos Wilson.

Não há ainda informações sobre o velório.

Saúde de Garanhuns tem sexto secretário a partir desta terça, 02

Haroldo passa Secretaria de Saúde para Nilva Mendes


Começando o sexto ano de mandato, Izaías Régis vai para seu sexto Secretário de Saúde, portanto, uma média fácil de fazer: Um por ano. Para a gestão pública, a alta rotatividade dificulta planejamentos de médio e longo prazos, e saídas precoces de titulares de pastas importantes como esta, mostram também que algumas escolhas não tiveram a devida análise para as indicações.

Nesta terça-feira, 02 de janeiro, Nilva Mendes, natural de Parnamirim, ex-secretária de saúde de Lagoa do Ouro por duas décadas, e que mora em Garanhuns há muito tempo, começa sua experiência como Secretária de Saúde por aqui, o que não tem sido fácil nos últimos tempos.

Izaías iniciou em 2013 com Harley Davidson.  Pouco tempo depois, o prefeito importou Arlindo Ramalho, que havia sido secretário do município de Buenos Aires, na Mata Norte. Foi um dos primeiros a entregar carta de exoneração, método que se seguiu com vários outros nomes, de várias secretarias, para não ficarem marcados com a demissão.

Alfredo Gois estava na secretaria e foi promovido, assumindo a pasta. Foi o que mais durou, e pôde realizar um trabalho mais consistente, porém no final da primeira gestão era dada como certa sua saída. Izaías surpreendeu e continuou com Alfredo, mas no meio do ano, a mudança aconteceu.

Modus operandi, Shisneyda Furtado também estava na secretaria, e assim como Arlindo Ramalho, também trazia a experiência de ter sido secretária em uma cidade pequena, comparada com os desafios de Garanhuns, Trindade, no Sertão. A nova secretária reclamou em público que a pasta estava sendo prejudicada e tinha parte de seus recursos utilizados por outras secretarias. Embora tivesse boas intenções, bateu de frente com o grupo que vive junto do prefeito. Caiu.

Assumiu o vice-prefeito Haroldo Vicente, para terminar o ano. Havia quem apostasse que seguiria em 2018, mas ele mesmo fez questão de desmentir. Seria uma queimação para o futuro candidato do prefeito. Haroldo não tem experiência em gestão de saúde. Fez a ponte para Nilva.

Todos os nomes até agora não deixaram de ser secretários por incompetência, mas por não conseguir ajustar o trabalho à gestão de Izaías para a saúde municipal. Não adianta estar trocando nomes se não existem objetivos claros e não existe autonomia para gerir. Os bastidores da própria prefeitura têm causado os principais problemas para quem assume a secretaria. Trocam-se os nomes como se fosse resolver. Shisneyda saiu dando nortes de alguns dos problemas.

Nilva assume com estes desafios. Além disso, terá que dialogar com os outros secretários municipais do Agreste, como parte da engrenagem da saúde pública regional.

A nova secretária é dinâmica e tem personalidade forte, vamos ver como ficará quando surgirem as primeiras dificuldades que os secretários anteriores encontraram. Pelo bem da população, a gente torce que a sertaneja realize um grande trabalho.

UPE e IAUPE abrem 7000 vagas para cursos sem mensalidades

Garanhuns tem várias opções da área de línguas: Português, Inglês e Espanhol 
Novos cursos de informática acontecerão em Caruaru e Palmares. 



Com matrículas abertas a partir de 02 de janeiro até 04 de fevereiro, a Universidade de Pernambuco - UPE - e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, abrem o processo de inscrição para o Programa de Línguas e Informática - PROLINFO -. As oportunidades de formação profissional estarão disponiveis em Recife e em toda a estrutura multicampi da UPE espalhada no estado de Pernambuco. Ao total serão nove cidades contempladas para receber os cursos: Nazaré da Mata, Palmares, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina.

Que programa é este? Como funciona?
O PROLINFO é um programa de extensão universitária pertencente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC -, da UPE, e ao Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE -. O diferencial do programa é a oferta de cursos com alta qualidade em contrapartida ao investimento simbólico feito pelos seus estudantes. No PROLINFO o material didático também é inteiramente gratuito e não há cobrança de mensalidades. Todos os cursos conferem certificado emitido pela Universidade de Pernambuco - UPE - & IAUPE. 

Como se matricular?
Os interessados em participar do PROLINFO devem realizar sua matrícula exclusivamente pela internet, acessando o site: www.prolinfo.com.br.

Onde e quando acontecem as aulas?
As aulas são presenciais (em unidades da UPE e escolas parceiras) e acontecem durante a semana, ou apenas aos sábados, à disposição do estudante.

Quantas vagas existem, o que preciso fazer?
As vagas são limitadas e a procura pelo curso é muito grande, as matrículas só acontecem duas vezes por ano.
O único requisito para se inscrever é ter CPF para realizar a matrícula no programa. 
Em todo o estado serão ofertadas 7.000 vagas distribuídas no turno da manhã, tarde e noite.

>> Veja o quantitativo de vagas por cidades:

Região da Mata Norte e Mata Sul
Nazaré da Mata, Camaragibe e Palmares: 400 novas vagas, em 26 turmas.
Novidade: Cursos de informática em Palmares.

Região do Agreste Pernambucano:
Arcoverde, Garanhuns e Caruaru: 800 novas vagas, em 40 turmas.
Novidade: Cursos de informática em Caruaru.

Região do Sertão & São Francisco Pernambucano:
Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada: 400 novas vagas, em 25 turmas. 

Existe algum valor?
No PROLINFO não existe cobrança de mensalidades, desta forma os estudantes pagam apenas a matrícula que é válida para todo o semestre letivo.
Atualmente os valores são: R$ 250 para os cursos de idiomas e informática. Os cursos de computação gráfica e Excel avançado custam R$ 350. 
Todo o material didático é gratuito e será disponibilizado antes do início das aulas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.