terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Saúde de Garanhuns tem sexto secretário a partir desta terça, 02

Haroldo passa Secretaria de Saúde para Nilva Mendes


Começando o sexto ano de mandato, Izaías Régis vai para seu sexto Secretário de Saúde, portanto, uma média fácil de fazer: Um por ano. Para a gestão pública, a alta rotatividade dificulta planejamentos de médio e longo prazos, e saídas precoces de titulares de pastas importantes como esta, mostram também que algumas escolhas não tiveram a devida análise para as indicações.

Nesta terça-feira, 02 de janeiro, Nilva Mendes, natural de Parnamirim, ex-secretária de saúde de Lagoa do Ouro por duas décadas, e que mora em Garanhuns há muito tempo, começa sua experiência como Secretária de Saúde por aqui, o que não tem sido fácil nos últimos tempos.

Izaías iniciou em 2013 com Harley Davidson.  Pouco tempo depois, o prefeito importou Arlindo Ramalho, que havia sido secretário do município de Buenos Aires, na Mata Norte. Foi um dos primeiros a entregar carta de exoneração, método que se seguiu com vários outros nomes, de várias secretarias, para não ficarem marcados com a demissão.

Alfredo Gois estava na secretaria e foi promovido, assumindo a pasta. Foi o que mais durou, e pôde realizar um trabalho mais consistente, porém no final da primeira gestão era dada como certa sua saída. Izaías surpreendeu e continuou com Alfredo, mas no meio do ano, a mudança aconteceu.

Modus operandi, Shisneyda Furtado também estava na secretaria, e assim como Arlindo Ramalho, também trazia a experiência de ter sido secretária em uma cidade pequena, comparada com os desafios de Garanhuns, Trindade, no Sertão. A nova secretária reclamou em público que a pasta estava sendo prejudicada e tinha parte de seus recursos utilizados por outras secretarias. Embora tivesse boas intenções, bateu de frente com o grupo que vive junto do prefeito. Caiu.

Assumiu o vice-prefeito Haroldo Vicente, para terminar o ano. Havia quem apostasse que seguiria em 2018, mas ele mesmo fez questão de desmentir. Seria uma queimação para o futuro candidato do prefeito. Haroldo não tem experiência em gestão de saúde. Fez a ponte para Nilva.

Todos os nomes até agora não deixaram de ser secretários por incompetência, mas por não conseguir ajustar o trabalho à gestão de Izaías para a saúde municipal. Não adianta estar trocando nomes se não existem objetivos claros e não existe autonomia para gerir. Os bastidores da própria prefeitura têm causado os principais problemas para quem assume a secretaria. Trocam-se os nomes como se fosse resolver. Shisneyda saiu dando nortes de alguns dos problemas.

Nilva assume com estes desafios. Além disso, terá que dialogar com os outros secretários municipais do Agreste, como parte da engrenagem da saúde pública regional.

A nova secretária é dinâmica e tem personalidade forte, vamos ver como ficará quando surgirem as primeiras dificuldades que os secretários anteriores encontraram. Pelo bem da população, a gente torce que a sertaneja realize um grande trabalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.