terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Ministros de Temer de olho na reeleição de deputado, e outras movimentações para a disputa eleitoral em Pernambuco


Mendonça Filho, Fernando Filho e Bruno Araújo
Pernambuco tem três ministros no Governo Michel Temer: Mendonça Filho (DEM), Fernando Filho (Sem Partido) e Raul Jungmann (PPS). Até bem pouco tempo tinha ainda Bruno Araújo (PSDB), e se considerarem, Roberto Freire (PPS-SP).

Mendonça, Fernando e Bruno sonharam em liderar a chapa da oposição para governador em Pernambuco, e juntaram os projetos a Armando Monteiro (PTB). Fernando Filho era aposta do pai, Fernando Bezerra Coelho (PMDB) que assumiu o protagonismo, e agora, ao lado de Armando, são os dois mais fortes para encabeçar o projeto majoritário contra o Governo do PSB.

Os que vão ficando pelo caminho podem ocupar as vagas de vice e senado (duas), mas aí tem mais gente na disputa, e o próprio Armando Monteiro já avisou que Caruaru estará presente na composição. Dois nomes aparecem: João Lyra (PSDB) e Douglas "Bonanza" Cintra, amigo e seu suplente. Dificilmente um mesmo partido terá dois nomes entre os quatro da chapa, tanto na situação quanto na oposição. O PSDB se coloca com três nomes, Bruno, João e Elias Gomes, que até se lançou como candidato ao Palácio. 

Contudo, o carimbo do Governo impopular de Michel Temer pode ser um complicador neste tabuleiro da oposição, e se a chapa não conseguir emparelhar com Paulo Câmara, disputar o senado pode não ser tão vantajoso a quem já tem um mandato em Brasília.

Parece que os ministros que têm mandato de deputado já estão despertando para a reeleição. Mendonça e Fernando Filho voltam-se às suas bases, buscando manter seus redutos. Raul era vereador em Recife, e só foi deputado, e depois Ministro, porque Paulo Câmara chamou deputados para o primeiro escalão estadual. É provável que esteja com a Frente Popular.

Paulo também pensa em Caruaru em sua chapa, e pode acontecer de Zé Queiroz (PDT) disputar um mandato de senador. A outra vaga é de Jarbas, mesmo que perca o PMDB, vários partidos abriram as portas para o deputado. O PCdoB de Luciana e o PP de Eduardo da Fonte também cobiçam a vaga. Com Jarbas na chapa, Raul Henry deve disputar a Câmara Federal e abrir mais um espaço na majoritária de Paulo. Ainda tem as conversas com o PR de Sebastião Oliveira e Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão.

Agora na oposição, FBC não disputa o senado (pois já é senador), só interessa a ele brigar pelo governo do estado. O PMDB não estará compondo as duas chapas, portanto, quem ganhar a queda de braço entre Jarbas e Fernando Bezerra sai fortalecido internamente. Jarbas junto com Paulo e FBC com Armando. 

Tem muita gente querendo uma vaga para disputar o senado mas pode, em cima da hora, querer mesmo a Câmara Federal, para não correr o risco de ficar sem mandato. 

Muita coisa vai acontecer que tem influência direta na eleição, como o julgamento de Lula no TRF, a batalha pelo PMDB local, as decisões de partidos importantes sobre o lado que ficarão em Pernambuco, mas dá pra perceber que as movimentações já dão pistas e as peças vão se encaixando.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.