sábado, 13 de junho de 2020

RANKING DE ISOLAMENTO SOCIAL NO AGRESTE - JUNHO 2020



O isolamento social tem caído muito na região, como vemos neste mês de junho nos rankings diário e mensal, aferidos pela InLoco em parceria com Ministério Público de Pernambuco, dos 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde. Os números foram acompanhados diariamente pela Vox Multimídia, nossa agência de comunicação.

Quem continua no topo é o município de Terezinha. Alguns outros melhoraram e aparecem entre os primeiros, como Correntes e Itaíba, mas a verdade é que no geral o Agreste caiu bastante, e isto é um dos fatores que fazem o Covid-19 mais ameaçador e um dos motivos para a decisão de permanecer com o comércio fechado. A queda nos índices em comparação a maio fica entre 3% e 5%. Outra observação é a falta de regularidade diária, ou seja, se as pessoas não saem de casa hoje, saem amanhã.

Sinceramente acho que o Isolamento como estratégia de governo deixou de ser eficiente na região, e agora cabe muito mais à consciência de cada um, ficando em casa, evitando a contaminação de sua família e a propagação regional.

Mesmo assim, alguns municípios continuam mostrando eficácia, destacando-se nesta questão. Confira abaixo:

MÉDIA MENSAL - JUNHO - ATUALIZAÇÃO COM DADOS ATÉ 12/06/2020

1. Terezinha - 43,0%
2. Itaíba - 41,9%
3. Brejão - 41,8%
4. Correntes - 41,5%
5. Angelim - 41,1%
6. Caetés - 40,6%
7. Capoeiras - 40,2%
8. Palmeirina - 40,0%
9. Águas Belas - 39,8%
10. Iati - 39,7%
11. Canhotinho - 39,3%
. Garanhuns - 39,3%
13. Calçado - 39,1%
14. Jucati - 38,7%
15. São João - 37,8%
16. Jupi - 37,3%
. Bom Conselho - 37,3%
18. Paranatama - 37,0%
19. Saloá - 36,5%
. Lagoa do Ouro - 36,5%
21. Lajedo - 35,6%

FESTCIMM / GARANHUNS RECEBE FESTIVAL DE CINEMA ON-LINE




O Festcimm - edição Garanhuns acontece de forma totalmente online nos dias 9, 10 e 11 de julho e tem caráter independente, cultural e educacional com filmes de curta metragem (nacionais e internacionais), proporcionando encontros, reflexões e trocas entre realizadores (as), fomentando o cenário local e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros em um formato pouco difundido nos cinemas e que se destaca pela inventividade e diversidade de temas e abordagens estéticas. 

O Festival realizará mostras competitivas e não competitivas, oficinas, debates, Webinários e importantes premiações: o Prêmio Comunicurtas 15 anos, Prêmio Criancine e o “Prêmio Seu Zé” de melhor filme. 

E o melhor: tudo isso gratuitamente, claro, com você aí de dentro da sua casa. Você pode assistir os filmes e votar nos seus favoritos através do site: festcimm.com.br e acompanhar todo o festival em tempo real pelas das nossas redes sociais: Instagram, Facebook e o nosso Canal do YouTube.

V GERES / Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo seguem nos municípios do Agreste

Postos de saúde vacinam grupos prioritários até 30 de junho



Enquanto a maior parte das atenções estão voltadas para o enfrentamento ao Covid-19, não podemos esquecer que outras doenças e vírus também devem ser combatidos. O alerta vem da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), através do PNI (Programa Nacional de Imunização), com sede em Garanhuns, e abrange 21 municípios do Agreste Meridional. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi prorrogada até o final deste mês de junho, e a campanha contra o Sarampo continua nos postos de vacinação.

Segundo Doraci Santos, do PNI regional, as pessoas adultos de 20 a 49 anos de idade podem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos municípios, levando o Cartão SUS, até o dia 30 de junho. Até quem já tomou a vacina e está com a carteira de vacinação em dia pode se vacinar novamente.

Já a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza para grupos prioritários foi prorrogada também até 30 de junho. A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, alerta para a importância desta vacinação, já que alguns sintomas são parecidos com o Covid-19, o que possibilita diagnósticos mais assertivos nos hospitais. "Não há melhor forma de combate aos vírus que termos a população imunizada. Enquanto não temos a vacina para Covid-19, temos para Influenza e outras doenças, por isto é importante que todos os grupos prioritários atendam o chamado dos órgãos de saúde" - explica a gestora.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, mais de 2,1 milhões de pernambucanos já foram imunizados. Contudo, cerca de 1,4 milhão ainda precisam receber a dose, que protege contra três tipos da influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. 

INFLUENZA / Grupos prioritários: Crianças dos seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; adultos dos 55 a menos de 60 anos; professores; idosos; profissionais da saúde; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências.
SARAMPO / Grupo prioritário: Adultos dos 20 aos 49 anos de idade.

Governo do Estado completa três meses de ações no combate à Covid-19

Mesmo antes da confirmação do primeiro caso, as primeiras iniciativas foram tomadas para estruturar a vigilância epidemiológica



O Governo de Pernambuco completa, nesta sexta-feira (12), três meses dos dois primeiros casos confirmados de Covid-19 no Estado. Neste período, diversas ações foram colocadas em prática pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento da pandemia. No entanto, os primeiros passos desse trabalho aconteceram ainda em janeiro, antes mesmo da confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, quando o Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tomou as primeiras iniciativas para estruturar a vigilância epidemiológica e a assistência na rede pública para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

"Mesmo sem a confirmação de casos da Covid-19, Pernambuco já estava com a rede orientada e com capacidade para acolher os pacientes suspeitos, prestando a devida assistência com a elaboração e atualização de protocolos clínicos para orientar as equipes e com a abertura de leitos em unidades de referência", pontou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início, o Governo do Estado atuou com determinação para qualificar e ampliar a rede de assistência às pessoas suspeitas ou confirmadas para Covid-19. Em três meses, foram 1.594 leitos efetivamente abertos, sendo 721 de UTI, espalhados por 40 hospitais de todas as macrorregiões de Saúde. Para tanto, foi montado um plano regionalizado para oferta de vagas, que estão sendo ocupadas de acordo com os encaminhamentos feitos pela Central de Regulação Estadual, que também teve sua capacidade física e de recursos humanos ampliados.

Com esse trabalho, focado em salvar vidas, Pernambuco atingiu, nesta sexta, a marca de 27 mil pessoas recuperadas da Covid-19. Desse total, 7 mil desenvolveram sintomas graves e precisaram receber atendimento na rede hospitalar, incluindo internamento em leitos de UTI. “Apenas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, nossa primeira unidade a receber pacientes com o novo coronavírus, foram mil vidas salvas até esta sexta-feira. São exemplos destas pessoas, que se recuperaram graças ao suporte de unidades como o HUOC, que nos motiva a continuar trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos“, disse André Longo.

HOSPITAL DE CAMPANHA - Nesta sexta-feira, o primeiro dos três hospitais de campanha construídos pelo Governo do Estado começou a receber pacientes em Caruaru. A estrutura provisória, que inicia as atividades com 20 leitos de enfermaria, está localizada em terreno anexo ao Hospital Mestre Vitalino, que já conta com outros 85 leitos, sendo 50 de UTI. Os outros hospitais de campanha serão colocados pra funcionar nas próximas semanas, nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado.

RECURSOS HUMANOS - Para essa imensa rede funcionar, além do maior esforço sanitário e logístico da história, Pernambuco também colocou em prática um dos grande planos de convocação de profissionais de saúde. Foram 7.947 convocados, entre concursados e aprovados em diversas seleções. Além disso, 1.869 profissionais que estavam atuando em ambulatórios, foram recrutados e passaram para a linha de frente da rede hospitalar ou para atendimento no aplicativo Atende em Casa.

ATENDE EM CASA – Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, o aplicativo orienta usuários que estejam apresentando sintomas gripais sem a necessidade de deslocamento. Atualmente, todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) tem ao menos uma cidade contemplada com a tecnologia, atingindo mais de 8,9 milhões de pessoas em 162 municípios, o que representa 93,5% da população total do Estado.

Disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou por smartphones com sistema Android, a ferramenta permite que profissionais de saúde façam videochamadas e orientações aos usuários. Até o momento, após teleorientação, mais de 9,1 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 16,1 mil a permanecer em isolamento domiciliar. 

Para garantir um atendimento qualificado, mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela SES-PE. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

DESCENTRALIZAÇÃO DE EXAMES - Ainda em abril, a SES-PE iniciou a distribuição de testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para diagnóstico do novo coronavírus, a fim de dar uma resposta ainda mais ágil aos pacientes. Até hoje, já foram encaminhados mais de 10,7 mil kits de testagem para os municípios pernambucanos. Cada kit tem capacidade para realização de 20 testes, totalizando mais de 214 mil testes.

Além disso, no início de março, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) iniciou as testagens da Covid-19, com uma média de 70 exames por semana. “Hoje, a nossa capacidade é de mais de 10 mil exames por semana e até o momento já realizamos cerca de 80 mil testes nos últimos três meses. Esse quantitativo nos coloca entre os estados que mais realizaram testes da Covid-19. E não vamos parar por aí. Já estamos adquirindo uma máquina de última geração e outros 120 mil testes RT-PCR, o que vai quadruplicar nossa capacidade de processamento”, comenta o secretário estadual de Saúde.

OSWALDO CRUZ – Primeiro serviço de referência no Estado para os casos suspeitos da Covid-19, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) foi responsável pelo atendimento do primeiro caso suspeito de Pernambuco no dia 12 de março. Nesta sexta-feira (12.03), três meses depois, a unidade chega a marca de 1 mil pacientes curados da Covid-19. O milésimo paciente João Caetano da Silva Irmão está recebendo alta nesta sexta, após 60 dias de internamento, sendo alguns deles, inclusive com suporte de Terapia Intensiva.

Ao longo desse período, um total de 1.403 pacientes foram acolhidos na triagem do Huoc, que notificou 1.073 casos suspeitos do novo coronavírus e confirmou 459 desses. Já o número de pacientes que precisaram de internamento na UTI da unidade foi de 178 (16,6%). 

“Ainda em março, quando começamos esta jornada, disponibilizamos 176 leitos dedicados à Covid-19, sendo 45 de UTI. Hoje, com a alta de seu João Caetano, paciente que chegou grave e passou 60 dias aos cuidados do hospital, celebramos a marca de mil altas médicas de pacientes que venceram a Covid-19 durante estes três meses. Isso nos deixa motivados e cheios de esperança para continuarmos firmes nessa luta diária”, destacou o chefe do setor de doenças infectocontagiosas do Huoc, Demetrius Montenegro.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.