|
O prefeito Izaías Régis em seu discurso durante a inauguração da estátua, ao lado do mestre artesão José Veríssimo, do filho de Dominguinhos, Mauro Moraes, e do professor Vilela, autor do livro "O Neném de Garanhuns". |
Durante três dias Garanhuns viveu o Festival Viva Dominguinhos, e pelo menos, aparentemente, a política perdeu espaço nas rodas de conversa. De fato, o evento fez por onde ganhar a hegemonia dos assuntos, pois foi surpreendente sob vários aspectos. A infraestrutura montada para os shows na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos foi das melhores, com som, palco e iluminação que lembraram o Festival de Inverno. O público foi impressionante, com mais de 60 mil pessoas passando pela festa nos três dias. O fato de não ter camarote, e sim uma área de bares com mesas que deixou o ambiente mais aconchegante, democrático e com ótima visibilidade para todos.
No palco principal, já que houve outro no centro da cidade para artistas locais, recebeu grandes nomes da Música Popular Brasileira que atuam no Nordeste, como Santanna, Jorge de Altinho, Maciel Melo e Nando Cordel, com destaque para Lucy Alves e Waldonys, mas depois a gente fala mais sobre as atrações em outro post.
Politicamente, o evento não contabilizou para pré-candidatos, quem mais lucrou mesmo foi o prefeito, que investiu neste primeiro evento, já fazendo grandioso. Izaías acertou na elaboração e condução do Festival Viva Dominguinhos, um evento com atrativo, potencial (inclusive de merchandising) e que vai fazer parte da grade de eventos do município, já anunciado para 2015 nos dias 30/04, 01 e 02 de maio. Da quinta ao sábado, sendo a sexta-feira feriado nacional.
É claro que com Izaías em alta, o candidato apoiado por ele tende a se beneficiar, mas o prefeito já disse que só anuncia seu candidato no dia 23 de maio. É tarde, é longe.
Os pré-candidatos regionais estão em pré-campanha já há algum tempo e sabemos que Garanhuns sozinha não elege ninguém, por isto, qualquer que seja o nome escolhido vai precisar se movimentar para conseguir adeptos na região para sua candidatura. Este nome já devia ter sido escolhido, e atuando.
Isto vem comprovar o que já afirmávamos, Izaías pode dividir o grupo, mesmo na informalidade, para apoiar vários candidatos, inclusive autorizar apoios a Romário Dias e Álvaro Porto. Em Garanhuns, seus nomes mais prováveis neste momento são os vereadores Zaqueu Lins e Gersinho Filho, mas este apoio está parecendo aquela história da nuvem, que muda cada vez que você olha. Neste momento de exposição positiva, Izaías perdeu um ótimo momento de indicar seu candidato, como fez Eduardo Campos com Paulo Câmara no carnaval, gerando mídia espontânea.
A oposição ao governo municipal praticamente não participou do Festival Viva Dominguinhos.
Em tempo: Houve um erro na grafia do nome de DOMINGUINHOS na base da estátua, e a prefeitura já está providenciando a correção. Alguns amigos que detectaram a falha entraram em contato comigo para que pudéssemos postar, mas o reparo já está sendo feito.