quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dominguinhos será enterrado em Paulista



Batido o martelo: O enterro de Dominguinhos será no cemitério Morada da Paz, em Paulista, ainda sem dia ou horário definido. O velório tem início a partir das 8h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, na Rua da Aurora. A expectativa é de que o corpo do sanfoneiro chegue ao Recife por volta das 2h da madrugada.

As decisões sobre o velório e sepultamento de Dominguinhos foram coordenados pela ex-mulher Guadalupe Menonça e a filha dos dois, Liv Morais. O filho mais velho afirmou que gostaria de realizar o desejo do pai e enterrá-lo em Garanhuns. Durante o velório em São Paulo, ele afirmou que tentaria levar o corpo para a cidade do Agreste, mas não conseguiu. “Meu pai dizia que queria ser enterrado lá”, disse Mauro. A Prefeitura de Garanhuns chegou a informar que estava à disposição da família para que o enterro seja realizado lá.

Ainda não há informações sobre a duração do velório no Recife. Guadalupe chegou a afirmar que o velório poderia durar até cinco dias, mas essa informação não foi confirmada.

FESTIVAL DE INVERNO: Sociedade dos Forrozeiros faz homenagem a Dominguinhos no show de Santanna‏


A Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai! estará fazendo uma grande homenagem ao Mestre Dominguinhos nesta noite na Esplanada Guadalajara, justamente a noite do Forró, que conta com Maciel Melo e Santanna, ambos fazem parte da associação que é presidida por Tereza Accioly, esposa do saudoso Accioly Neto.

Ao final da apresentação de Santanna, o artista convidará ao palco membros da sociedade, como o próprio Maciel Melo, Rogério Rangel, Andrezza Formiga, Irah Caldeira, Ronaldo Cesar e Roberto Cruz.

Na última música do show, o forró de Garanhuns e região cantará junto com Santanna e sua banda, um dos clássicos do Mestre Dominguinhos, que Tereza prefere não revelar para não queimar a surpresa. Jovens e experientes forrozeiros já confirmaram presença, como Gena de Altinho, Nando Azevedo, Jura (BomKixote), Claudio José, Eder (Orquestra Dominguinhos), Clovis (Trio Asa Branca, João Moreira, Valmiro (Banda Fênix), Pedro (Forró Pesado), Tuchinha, Michelle dos Anjos, Erivelto Vilarim (Pisa na Fulô), além de Ronaldo Cesar com sua Tropicana.

"São estas pessoas que têm a grande responsabilidade de levar adiante a música de Dominguinhos, e todos nós devemos exaltar esta obra maravilhosa de um artista completo. Viva Dominguinhos!" - afirma Tereza Accioly, que finaliza "Quis o destino que a noite fosse do forró, e será sempre assim que lembraremos do mestre, tocando suas canções".

Portanto, a noite promete mais emoções em homenagens ao ilustre filho da terra!

Procon presente no Festival de Inverno

O Procon Pernambuco, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Turismo de Garanhuns, está presente durante todos os dias do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece até 27 de Julho. 

A população pode contar com um stand com atendimento, que disponibiliza serviços, como: Orientação, Abertura de Reclamação, Panfletagem. 

O horário de funcionamento do stand na Esplanada Guadalajara é das 19h às 03h. Técnicos do Procon Educa estão disponíveis para orientação ao consumidor. O setor de Fiscalização atuará durante o dia, do dia 23 ao 26 de Julho, com fiscalização do comércio em geral, mas principalmente nas denúncias de filas de banco.

O Procon em Garanhuns atende regularmente no Expresso Cidadão, no Bairro Aluizio Pinto.

Izaías segue para velório de Dominguinhos e tenta trazer sepultamento para Garanhuns

O Prefeito Izaías Régis não participará da noite de shows hoje (24) na Praça Guadalajara. O representante do Poder Executivo Municipal viaja no fim da tarde para o Recife, onde amanhã (25) acompanhará o velório de Dominguinhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Desde ontem o Prefeito Izaías Régis vem se empenhando para conseguir o consentimento da família de Dominguinhos para que o corpo do garanhuense seja sepultado na terra natal. O prefeito tem mantido contatos com a família do músico, bem como com pessoas mais próximas. 

“Sabemos que essa decisão só a família pode tomar, mas estamos fazendo a nossa parte. Foi um desejo expressado em vida por Dominguinhos de ter seu descanso final em Garanhuns, e tenho certeza que todos os garanhuenses ficariam muito honrados com isso. Observamos um clamor geral entre os moradores do município para que a família decida atender ao pedido de Dominguinhos”, afirmou o prefeito.

Ministro Fernando Bezerra Coelho e sua mulher são abençoados pelo papa Francisco


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e sua mulher, Adriana Coelho, participaram da comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, na recepção ao papa Francisco, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, na tarde desta segunda-feira (dia 22).

Na ocasição, o papa Francisco ouviu as boas-vindas da presidenta Dilma, em um discurso que destacou os ideais que aproximam os cidadãos brasileiros da igreja católica. Em retribuição, Francisco revelou novamente sua personalidade humilde e falou de forma direta. "Não tenho ouro, nem prata. Tenho Jesus Cristo".

Sua santidade aproveitou o momento para abençoar as autoridades que participaram do evento, como o ministro Fernando Bezerra Coelho, ao lado de sua mulher Adriana Coelho.

Foto de Roberto Stuckert Filho/PR

DEPOIMENTO DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS SOBRE DOMINGUINHOS

“O Mestre Dominguinhos era dono de uma simplicidade e humildade cativante. Conversava com todos, recebia a todos, ouvia a todos. O nosso Dominguinhos nunca esqueceu as suas raízes e sempre exaltou ser filho de Garanhuns, inclusive manifestando o desejo de ter seu descanso final nesta terra. Dominguinhos cantou Garanhuns por onde passou e com a sua partida Garanhuns perde um filho muito querido, que será sempre lembrado por todos nós.”

O Prefeito Izaías Régis decretou luto de três dias pela morte de Dominguinhos e deve apresentar à Câmara de Vereadores de Garanhuns um Projeto do Executivo que muda o nome da Esplanada Cultural Guadalajara para Esplanada Cultural Dominguinhos.

Projeto de Lei que denomina de ESPLANADA CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS já tramita na Câmara


Foi protocolado nesta manhã na Câmara de Vereadores de Garanhuns, o Projeto de Lei nº 60/2013 de autoria do Vereador Sivaldo Albino que denomina de "Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos" a Praça Guadalajara.

O prefeito Izaías Régis já havia anunciado esta intenção, tão logo tomou ciência da morte de Dominguinhos. Entretanto é da responsabilidade do legislativo atribuir nomes a logradouros públicos. Portanto, independente de paternidade política, agora fica mais ágil este processo de mudança da Praça Guadalajara, que não tem nenhum significado com nossa cidade, para homenagear aquele que transcendeu a arte e se tornou um referencial para Garanhuns, um orgulho de nossa gente!

Na verdade, esta ideia vem sendo maturada há anos, muita gente já pensou nisso, mas é bom que hoje a gente encontra dentro dos poderes constituídos, executivo e legislativo, unidos na mesma causa de dar a Dominguinhos uma homenagem justa e eterna. Assim como a população que abraçou esta iniciativa e entende o real sentido desta mudança.

Aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, teremos a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos recebendo os artistas a cada Festival, recordando os ensinamentos do nosso conterrâneo.

O prefeito já anunciou também que deve fazer um monumento a Dominguinhos, e que pode ser uma estátua na Esplanada. 

Sugestões de pensar no Museu do Mestre Dominguinhos também já estão sendo debatidas nas redes sociais. É a amplitude de Seu Domingos que demonstra o potencial para a cidade de cultuar a memória do Mestre!

Governo Municipal lança Projeto Gerar - Saiba mais.



O Governo Municipal, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o SENAI/Garanhuns, lançou na tarde desta segunda-feira (22), na AMOVANG (Associação de Moradores do Vale do Mundaú - GUS) o Projeto Gerar. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município Geandré Nogueira participou do evento, como também o vereador e presidente da Câmara Municipal Audálio Ramos Filho, além do Diretor do SENAI/Garanhuns, Marcos Salvatori.

A iniciativa visa identificar e capacitar jovens de baixa renda, preferencialmente, com idade entre 18 a 30 anos, para serem qualificados nas mais diversas áreas de trabalho. O Projeto também será acompanhado e assistido pelos Agentes de Desenvolvimento Local da cidade de Garanhuns em parceria com as mais diversas instituições provedoras de desenvolvimento, como o SENAI, o SENAC, SEBRAE, dentre outras.

O Projeto foi iniciado com uma turma de 40 alunos, divididos no período da manhã e tarde que se inscreveram no curso de Pedreiro de Alvenaria. As aulas estão sendo ministradas no Vale do Mundaú, de forma totalmente gratuita,apresentando uma carga horária de 200h e duração de 50 dias. " A finalidade do Projeto Gerar é oferecer ações descentralizadas, principalmente nos bairros mais afastados de Garanhuns. O que queremos é dar uma maior empregabilidade a população desses bairros, visto que não adianta só os cidadãos fazerem um curso para depois não serem inseridos no mercado de trabalho. O que o governo do Prefeito Izaías Régis pretende é aumentar a geração de emprego e renda, e como essa iniciativa temos a intenção de capacitar melhor as pessoas", argumentou Geandré Mogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal.

Para Edjane Maria Domingos, presidente da Amovang, a ação foi muito bem recebida pelos moradores do Vale. "Esta ação é muito importante pois a qualificação e capacitação dignifica o homem e dá condições para que ele possa ir em busca de novos horizontes", disse.

Após uma pesquisa, realizada junto as Associações de Bairros para delimitar algumas áreas de atuação, mais cursos serão oferecidos por intermédio do Projeto Gerar, tais como: Automação Industrial; Edificações; Refrigeração;Climatização e Manutenção de ar condicionado splinter; Gesseiro, Pintor, Pedreiro de acabamento, Eletricista predial, Corte e costura e Confeiteiro.

A expectativa, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é de que já nas próximas semanas a iniciativa entre em execução, oferecendo novos cursos e contemplando um número maior de cidadãos de Garanhuns.

Texto e foto: Ilana Dias

UM PEDIDO A GUADALUPE: Faça a vontade do Mestre, traga Dominguinhos de volta pro seu aconchego!

Li agora no site do Diário de Pernambuco que Guadalupe, ex-esposa que acompanhou Dominguinhos nos momentos mais difíceis de sua vida, pretende sepultá-lo no Recife.

Com todo respeito à capital pernambucana e à família do Mestre, mas Dominguinhos queria ser enterrado em Garanhuns, conforme entrevista amplamente divulgada ao programa Geraldo Freire na Rádio Jornal há pouco mais de dois anos, quando seu quadro de saúde começava a apontar que as coisas não iam bem. 

Dominguinhos, sempre sábio e sereno, não afirmaria aquilo, que queria ser enterrado aqui, se não fosse de fato sua vontade. Naquela oportunidade, aos 70 anos, tido como um dos maiores nomes da música brasileira e querido demais por seus conterrâneos, não precisava mais fazer média com ninguém.

E do ponto de vista de tornar sua memória preservada, Garanhuns também é a cidade. No Recife, com tantos nomes lá enterrados que marcaram em suas épocas e transformaram a vida nacional como Capiba e Chico Science, será mais difícil do povo e seus fãs exaltarem sua obra e sua vida. Em Garanhuns ele terá a paixão de seu povo e a presença de seus súditos mais presentes.

Dominguinhos faleceu em pleno Festival de Inverno, quando a cidade está entupida de gente de vários lugares do país, principalmente do Nordeste de Dominguinhos. Caravanas estão espalhadas por aí. Gente que vai consumir a obra e exaltar Seu Domingos, fazendo com que a memória seja sempre latente. 

Aqui podemos ter o Museu de Dominguinhos, contar suas histórias...

...E além de tudo, voltar pra sua terra, é uma de suas últimas vontades! E Dominguinhos não costuma errar naquilo que dizia!

Portanto, Guadalupe, Dominguinhos quer Garanhuns e Garanhuns quer Dominguinhos! 

O bom filho à casa sempre torna!

Assinado: Seus conterrâneos, os quais ele sempre exaltou e orgulhou!

Izaías anuncia que Praça Guadalajara deve se chamar ESPLANADA CULTURAL DOMINGUINHOS

Acontecia na Galeria de Artes do Sesc, a inauguração da mostra Um Olhar Interior, da arquiteta Janete Costa, homenageada do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O anúncio da morte do sanfoneiro foi feito pelo prefeito da cidade, Izaias Régis, que pediu um minuto de silencio aos presentes. 

Após a homenagem, o prefeito falou da importância de Dominguinhos, decretou luto de três dias na cidade e comentou que deseja criar um monumento para o cantor. "Nossa ideia é fazer um monumento em homenagem a ele onde as pessoas possam realizar visitações. Dominguinhos fica na história como uma pessoa que saiu de Garanhuns para o mundo e fez história", disse Régis.

O prefeito informou que apresentará um projeto para mudar o nome da Esplanada Guadalajara para Esplanada Cultural Dominguinhos. Uma reunião será realizada para decidir também as homenagens ao sanfoneiro.

A Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) anunciou que todos os polos do Festival de Inverno de Garanhuns vão homenager o sanfoneiro nesta noite.

Com informações do Portal NE10

AGORA COMIGO: Izaías, inclua o MESTRE, pela forma como todos se referiam ao nosso conterrâneo. Se Luiz Gonzaga era o Rei, titulado o Rei do Baião, o nosso era o Mestre, o reconhecido sucessor do Gonzagão, e tratado com excelência como o Mestre Dominguinhos.

Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, um nome à altura da praça que reúne multidões para apreciar a nossa cultura.

FAMEG - O que todos precisam saber!!



Há seis anos que presenciamos um sonho ser frustrado por motivos fúteis. Com uma cultura de perdas constantes o povo garanhuense não se deu conta do que significava o funcionamento do curso de medicina para a região.

O Brasil vive uma Crise e carência de profissionais da medicina. Tivesse a FAMEG continuado o seu caminho normal, a região teria sido enriquecida com cerca de cem médicos. Perdemos cem médicos dando assistência nos PSF’s e nos hospitais de Garanhuns e das cidades vizinhas.

Com o crescimento de turmas semestrais, a Fameg está capacitada para formar 120 médicos por ano e teria nesta data cerca de 720 alunos. Calculando que cada aluno injetaria uma média de dois mil na nossa economia, Contabilizamos um prejuízo de cerca de R$ 1.440,000,00 por mês e 17.280.000,00 por ano. Imagine o prejuízo!

Quantos empregos diretos e indiretos foram perdidos? 

Em relação à implantação de uma grande indústria não existe comparação com o benefício desta indústria de capacitação de profissionais de saúde. A FAMEG já teria atraído famílias inteiras de Professores e pais de alunos.

Teria facilitado o ensino do curso de medicina da UPE, pois os professores qualificados serviriam às duas entidades. Não seriam concorrentes, pois o público alvo é diferenciado, pelo contrário, seriam parceiras.

Então, por que esta Faculdade foi embargada?

- Foi aprovada pelas diversas comissões de avaliação de MEC em todos os itens examinados.

- Foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação.

- Foi orientada pelo MEC para fazer a migração para o âmbito Federal. Cumpriu as exigências determinadas.

- Deu entrada no pedido de registro oficial do MEC. Foi aprovada nas inspeções. 

- Então, por que foi suspensa e até o presente ainda não foi autorizada?

- Que o MEC se manifeste dando os motivos reais.

Atuação de políticos

Políticos que declararam ter intercedido pela FAMEG, como o Governador Eduardo Campos, Deputados; Fernando Ferro, Inocêncio Oliveira, Gonzaga Patriota e Senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Garanhuense no Acre, Prefeito Izaias Régis (quando Deputado) entre outros. Pergunta-se. Por que estes não conseguiram, nem com a ajuda do ex-presidente Lula, a autorização do curso de medicina da FAMEG?

Todos os esforços foram barrados dentro de escalões inferiores do próprio MEC com justificativas sem consistências como é o caso da falta de leitos. A entidade apresentou uma lista de cerca de 900 leitos contratados nos hospitais de Garanhuns e cidades vizinhas num diâmetro de cem quilômetros como permite a legislação. Temos em mãos a lista de todos os leitos disponíveis.

O último indeferimento foi inconsistente e ilógico. Veja a justificativa:

“Assim sendo, esta Secretaria optou por submeter o caso à Consultoria Jurídica do MEC, por meio da Nota Técnica nº. 635/2012 – CGLNRS/DPR/SERES/MEC, considerando que a tramitação dos diversos processos acima descritos revelava-se paradoxal. Por um lado a entidade solicitou o ingresso originário no Sistema Federal de Ensino, por meio do protocolo de pedidos de credenciamento e de autorização de cursos e, por outro lado, requereu o ingresso “secundário”, por meio do pedido de migração de sistemas. 

Em resposta à consulta, a Conjur se posicionou a respeito do caso, por meio do Parecer nº 1.593/2012/CONJUR-MEC/CGU/AGU (Processo MEC 23000.015330/2012-47), no sentido do indeferimento do pleito de migração da Instituição referida para o Sistema Federal de Ensino. 

Nesse sentido, adotando-se o entendimento jurídico exarado pela Consultoria Jurídica deste Ministério no referido parecer, esta SERES/MEC indefere o pedido de migração da FAMEG para o Sistema Federal de Ensino.

É o parecer.

Diretoria de Política Regulatória”.

Quando questionada pela comissão que está analisando os fatos, a entidade garanhuense nos forneceu o pedido de reconsideração do processo e-MEC nº201117789 enviado no dia 05 de julho de 2013 ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante de onde extraímos a parte que se refere ao parecer acima citado:

“Vale ressaltar que o ITPAC-Garanhuns não teve culpa neste entendimento e apenas atendeu a uma determinação do próprio MEC quando através do EDITAL SERES 001/2011, ordenou que todas as IES credenciadas em sistemas Estaduais procedessem a migração para o Sistema Federal, fixando critérios e prazos. 

Portanto, esta IES acredita que não pode ser penalizada por ter cumprido uma determinação deste Ministério da Educação, haja vista que no referido Edital de migração da SERES/MEC, não havia nenhuma menção ao fato de que, caso alguma IES já houvesse feito pedidos no e-MEC não poderia solicitar a Migração. Apenas procuramos cumprir o que estabeleceu este Ministério para todas as IES credenciadas nos Sistemas Estaduais de Educação no país”.

Dá para entender esse imbróglio? Diante de tudo isso e mais documentações que a comissão exigiu da FAMEG, é que vimos à público esclarecer o porquê o curso de medicina do ITPAC não esta sendo autorizado. 

Portanto, qualquer solicitação ao MEC será barrada nos escalões inferiores do MEC. Alguém tem que tomar alguma providência. Estamos evitando fazer grandes manifestações publicas e apelamos para que os políticos que disseram estar preocupados com essa situação tomem providências no sentido de cobrar do MEC que o caso seja revisto de fora para dentro. O que se sabe dos bastidores não podem vir à luz no momento, mas tem coisa errada que precisa de conserto junto para uma região sofrida e carente de médicos como todo o interior do país.

O MEC precisa responder a seguinte pergunta: 

SE O BRASIL PRECISA DE MÉDICOS, POR QUE A FAMEG ESTÁ FECHADA SEM CAUSA JUSTA?

A Comissão.

FIG 2013: Teatro popular na Comunidade Quilombola do Castainho



A Comunidade Quilombola de Castainho, localizada a seis quilômetros do Centro da cidade de Garanhuns, também faz parte da grade de polos que recebem atividades no 23º Festival de Inverno de Garanhuns. Essa iniciativa é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os moradores da comunidade.

A Prefeitura de Garanhuns, juntamente com a Fundarpe, traz aprendizado e entretenimento para o Castainho durante o FIG. Na tarde desta segunda-feira (22), um dos eventos programados foi o teatro infantil, com o espetáculo “Assim me contaram, assim eu vou contando...”, vindo de Olinda (PE).

A apresentação contou com um único personagem, o Palhaço Severino, utilizando um cenário tipicamente nordestino. Entre uma história e outra do seu repertório, o palhaço interagiu e fez muitas brincadeiras com a criançada ali presente. O espetáculo tem muito da cultura popular, o Palhaço Severino insere o público em sua apresentação. E foi em um ritmo de pura simplicidade e bom humor que a tarde prosseguiu no Castainho, alegrando a população local e os visitantes. 

Texto e foto: Wiliane Maurício

DEPOIMENTOS SOBRE DOMINGUINHOS: Armando Monteiro

"Dominguinhos era um dos mais expressivos representantes da cultura popular do Brasil e, mais genuinamente, do Nordeste. Além disso, era uma figura humana que cativava pela simplicidade. O sucesso não mudou a natureza dele, que sempre foi acessível, terno e simples. A lembrança que fica é de uma pessoa de dimensão humana extraordinária, além do grande valor artístico".

Armando Monteiro - Senador

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.