sábado, 16 de abril de 2016

TCE orienta gestores sobre restrições em ano eleitoral


Em ano de eleitoral, os gestores públicos que contratarem, demitirem (exceto se for a pedido), ou concederem vantagens a servidores e empregados, nos três meses que antecedem ao pleito, estão sujeitos a penalidades. 

Os prefeitos dos municípios e presidentes das Câmaras Municipais que aumentarem os gastos com pessoal nos últimos seis meses de mandato, também podem ser responsabilizados, conforme determina a lei.

Estas e outras orientações foram tema de uma palestra proferida pelo técnico de auditoria das contas públicas do TCE, Severino Antônio dos Santos, lotado na Inspetoria Regional de Bezerros, na última quinta-feira (14) , durante o 5º Congresso de Administração Pública, ocorrido na cidade de Caruaru. O evento, promovido pela Faculdade ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico), debateu os desafios e estratégias do gestor público em ano eleitoral.

ORIENTAÇÃO - Severino Antônio falou sobre as vedações impostas aos gestores em ano eleitoral e alertou os agentes para que redobrem os cuidados com os atos administrativos durante esse período, no intuito de evitar possíveis penalidades decorrentes da lei:

"A Lei Eleitoral (9.504/97) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000) impõem várias restrições aos gestores públicos. Estudos mostram que a falta adequada de orientação técnica responde por considerável parcela de desacertos cometidos pelas administrações públicas na gestão do dinheiro recolhido da sociedade", disse ele. "Por isso a importância da atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco. Com foco no controle externo e na missão pedagógica, todos os anos o TCE promove encontros com gestores e servidores públicos, além de produzir manuais e cartilhas com orientações aos jurisdicionados", afirmou. 

O congresso foi realizado nos últimos dias 13 e 14 e reuniu estudantes, acadêmicos e gestores de órgãos públicos do estado. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/04/2016

Informações sobre o Concurso Público da Polícia Científica de Pernambuco



São 316 vagas de nível superior para diversos cargos, sendo: 73 vagas para Auxiliar de Legista, 96 para Auxiliar de Perito e 51 para Perito Papiloscopista, com remuneração inicial de R$ 3.276,42. A exigência é de nível superior em qualquer área de formação.

Há 40 vagas para Médico Legista e ainda 56 vagas para Perito Criminal, que exigem formação específica em Medicina, Ciências Contábeis, Física, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação, entre outros. A remuneração inicial é de R$ 8.497,62.

As inscrições devem ser realizadas pelo site da organizadora Cespe. A prova será aplicada nos dias 12 e 19 de junho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.