quinta-feira, 3 de junho de 2021

VEREADORES FISCALIZAM UPA COVID E ATESTAM QUALIDADE NO ATENDIMENTO



A Comissão Especial de Representação Parlamentar de Combate a COVID-19, integrada pelos vereadores Matheus Martins (PSD), Darliane Rodrigues (Cidadania); Alcindo Correia (PTB) e Nelma Carvalho (PTB), esteve fiscalizando na tarde de hoje, dia 2, a Unidade de Tratamento COVID-19, a popular UPA COVID, localizada no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). A visita foi acompanhada pelo secretário Adjunto de Saúde, Paulo Mendonça.

De acordo com os Parlamentares, mesmo trabalhando próximo de sua capacidade máxima em relação aos leitos clínicos e na totalidade dos leitos de UTI, os serviços prestados na Unidade são considerados de extrema qualidade.

“Assim como o CREMEPE, órgão que recentemente vistoriou e atestou as condições técnicas e a qualidade no atendimento prestado na UPA COVID, a Comissão também constatou que temos uma Unidade que presta grandes serviços aos pacientes com COVID-19”, registrou o vereador Matheus Martins, que complementou: “apesar de ficarmos tristes em ver cidadãos entubados e lutando pela vida, saímos satisfeitos em comprovar que os pacientes de Garanhuns estão sendo bem atendidos naquela Unidade, tanto na questão de equipamentos, medicamentos e insumos, quanto na qualidade da equipe médica e de enfermagem. Trata-se de uma Unidade com total condição e preparo para salvar vidas”, constatou Matheus Martins.

A Comissão Especial de Combate a COVID-19 foi instituída pelo presidente da Câmara, o vereador Johny Albino (PSB) e representa todos os parlamentares da Casa Raimundo de Moraes.

Pedro Falcão recebe mais uma bela homenagem no estado


O reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão, foi homenageado, na manhã desta terça-feira (01/06), pelo Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP) com a outorga da Medalha Ricardo Brennand. A condecoração foi um reconhecimento público pela contribuição do reitor e da própria UPE pelo sucesso da instituição de saúde que está celebrando 15 anos de atividade.
“Esta medalha que acabei de receber não é só minha, mas de toda uma equipe que trabalha comigo ao longo de alguns anos, a qual eu divido esta homenagem”, disse o reitor no discurso de agradecimento durante evento online. A apresentação da biografia de Pedro Falcão coube à vice-reitora Socorro Cavalcanti.
O reitor da UPE destacou que a homenagem tem um significado especial pelo fato de Ricardo Brennand agora dar nome a uma Cátedra de Empreendedorismo na Faculdade de Administração e Direito (FCAP/UPE). O empresário, falecido em abril do ano passado, foi um dos fundadores do IFP, instituição privada sem fins lucrativos que atua na pesquisa, prevenção e tratamento das doenças do aparelho digestivo, principalmente as hepáticas, atendendo exclusivamente a pacientes do SUS.

Além da medalha ao reitor, a Universidade de Pernambuco também foi homenageada pelo IFP com a entrega de troféus para a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) receberam a mesma distinção.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o ex-ministro da Educação, José Mendonça Filho; o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho e o chefe do Serviço de Transplante do King’s College Hospital, Nigel Heaton, também foram agraciados com a Medalha Ricardo Brennand. Já o empresário João Carlos Paes Mendonça recebeu da presidente da instituição, Leila Beltrão Pereira, o título de Conselheiro Benemérito do IFP.

GARANHUNS TÁ ON NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Os Professores de Português da Rede Municipal de Garanhuns estão participando da 7ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa. O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, que reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Segundo dados do site do evento, mesmo diante do cenário de insegurança causado pela crise sanitária, Garanhuns é um dos 3.877 municípios que realizaram a adesão para participar do concurso. Um trabalho de mobilização realizado pela Secretaria de Educação de Garanhuns para motivar os professores a participar desta competição nacional que o município já conseguiu quatro medalhas.

O próximo passo agora é torcer pelos professores e suas turmas que irão desenvolver atividades de leituras e escritas, mergulhando no universo das letras. Boa sorte, mestres!


Texto: Mayara Carrilho
Arte: Lucas Monteiro

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.