quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Garanhuns finaliza ‘Encantos do Natal’ com recordes de público e sucesso consolidado em 2022/2023

Evento foi realizado entre os dias 11 de novembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023 e garantiu movimentação econômica e lazer








Terminou neste final de semana mais uma edição do ‘Encantos do Natal’, em Garanhuns, Agreste pernambucano. O evento foi realizado entre os dias 11 de novembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023 e transformou o município em um dos destinos natalinos mais procurados do país. A estimativa é que aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas tenham passado pela cidade nos 60 dias de evento, entre moradores e turistas, o que gerou uma movimentação econômica próxima dos R$100 milhões.
“Tivemos a oportunidade de realizar mais um belíssimo evento natalino em nossa cidade. Além da beleza das luzes e cores e da qualidade da programação artística e cultural, pudemos gerar movimentação econômica para Garanhuns. Isso garante o desenvolvimento do nosso município e oportunidade de renda para os garanhuenses”, afirmou Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns.
Foram mais de 20 pontos decorados que, em 2022, contaram os mais diversos encantos proporcionados pelo Natal. Como uma grande cidade natalina, as vilas traziam um pouco de cada sentimento desta época do ano. A Praça Tavares Correia, por exemplo, conhecida pelo Relógio de Flores, virou a Vila do Noel, com um amplo espaço dedicado ao bom velhinho. Já a Praça da Bíblia recebeu a Vila da Esperança, com uma grande cátedra de luz abrigando o nascimento do Menino Jesus.
“É encantador ver o brilho nos olhos de tantas pessoas, de todas as idades. É a prova maior que os bons sentimentos ganham vida com o Natal e é uma grande satisfação poder proporcionar isso por meio da nossa decoração e do nosso evento”, disse Sandra Albino, secretária de Cultura de Garanhuns.
Outra grande novidade desta edição foi a Praça Dom Moura, que ganhou o atrativo da Vila dos Contos. Na decoração, os mais diversos contos infantis traziam o lúdico da literatura para a cidade. Nos finais de semana diversos artistas repaginaram o cenário com as contações de histórias, dando um novo visual ao espaço e ainda garantindo o incentivo à leitura.

Ao todo o Encantos do Natal recebeu mais de 100 apresentações artísticas, entre o palco da Prefeitura, as cantatas da sacada do Palácio Celso Galvão e as contações de histórias. Nos 60 dias de evento foram realizados 12 Desfiles Natalinos, um dos grandes destaques da edição deste ano. O cortejo foi ampliado, passando de dois para nove carros alegóricos, crescendo o número de crianças desfilando de 40 para 130 e um corpo coreográfico que embelezou ainda mais o desfile.
“Temos uma missão ainda mais importante em 2023, que é fazer o Encantos do Natal ainda maior e melhor. Iremos comemorar 20 anos de eventos natalinos em Garanhuns e isso nos traz a responsabilidade de planejar algo ainda mais especial. Não tenho dúvidas que irá superar as expectativas e que será o maior Natal da nossa história”, ratificou o prefeito Sivaldo Albino.
O Encantos do Natal 2023 já teve suas datas divulgadas pela Prefeitura de Garanhuns e será realizado entre os dias 10 de novembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024.

Fotos: Ailton Vieira/Thomas Ravelly/ Vinicius Vilela

Ministério das Comunicações inscreve entidades para concessão de Rádios Comunitárias para 71 municípios em 19 estados, Confira!



Brasília-DF, 10/01/2023 — Segue aberto até 30 de janeiro o prazo para entidades interessadas em prestar o serviço de Radiodifusão Comunitária (RadCom) participarem do edital aberto pelo Ministério das Comunicações (MCom). Estão disponíveis 71 canais em frequência modulada (FM) em 19 estados. As fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos precisam enviar a documentação requisitada nos moldes do edital e preencher formulário eletrônico disponível no Portal de Serviços do Governo Federal.


Bahia e São Paulo, com sete municípios beneficiados cada, são os estados com mais localidades contempladas. Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe também foram contempladas. Atualmente, em todo o país, há cerca de 5 mil rádios comunitárias.

PARTICIPAÇÃO -- O formulário eletrônico está disponível no Portal de Serviços do Governo Federal. Nele, é necessário ingressar com a conta única, utilizada para ter acesso aos serviços eletrônicos. Qualquer pessoa física poderá enviar requerimento em nome da fundação ou associação comunitária interessada - basta anexar os documentos que comprovem essa representação.

Ao final do processo, o usuário deverá imprimir o requerimento preenchido, colher a assinatura dos dirigentes e anexar à solicitação. Após o término do prazo, a comunicação com as entidades participantes será realizada por meio dessa mesma plataforma.

Programa AABB Comunidade oferta Colônia de Férias durante o mês de janeiro

Iniciativa é voltada para os alunos do projeto. Atividades recreativas ainda acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro

As crianças matriculadas no programa AABB Comunidade em Garanhuns participam ao longo do mês de janeiro de uma programação especial de férias. Nesta terça-feira (10), crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, iniciaram às atividades no Clube da AABB. Banho de piscina, circuito de brincadeiras, desenho para colorir, oficinas de brinquedos recicláveis e de instrumentos, além de piquenique, foram algumas das atividades ofertadas. A Colônia de Férias seguirá ainda nos dias 17 e 24 de janeiro.

A coordenadora do programa, Diana Maria, explica o funcionamento das atividades no município: “O AABB Comunidade tem o intuito de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, os incluindo de forma produtiva dentro da sociedade. Todos recebem fardamento com o calçado, kit higiene pessoal e continuam a ser inseridos nesse contexto até mesmo no período de férias. Nós retomaremos com a programação habitual no dia 06 de fevereiro”, destaca.

O Programa AABB Comunidade beneficia 100 educandos das comunidades Liberdade e Massaranduba. Os alunos contam com aulas de natação, futebol, futsal, vôlei, basquete, além de apoio pedagógico e atividades lúdicas. O projeto é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (Fenabb), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos humanos e acontece às segundas, terças e quartas-feiras, pela manhã e à tarde, na sede da AABB de Garanhuns.

Fotos: Ailton Vieira

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.