quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TRECHO DA BR-232 VAI RECEBER NOVA CAMADA DE ASFALTO



Melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários da BR-232 - trecho Recife/Caruaru - são os principais objetivos das ações de conservação que foram iniciadas na rodovia, nesta quarta-feira (6), pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Transportes (Setra).

Por determinação do governador Paulo Câmara, o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, acompanhou de perto o início dos trabalhos que aconteceu no município de Gravatá. Nestes primeiros cinco quilômetros da rodovia que cortam o perímetro urbano da cidade estão sendo investidos R$ 3,7 milhões. No total, o Governo do Estado, com recursos próprios, destinará até o final de 2018 cerca de R$ 40 milhões para a conservação dos 130 quilômetros da BR-232 que estão sob a sua delegação. 

“Esta importante ação vai retirar o asfalto mais antigo e danificado da BR-232 e colocar uma camada nova de 10 centímetros, garantindo melhor mobilidade e mais segurança”, finalizou o secretário.

Arcoverde realiza plenárias para o Sistema Municipal de Cultura



A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Cultura e Comunicação, promove no período de 13 a 27 de setembro, o ciclo de plenárias dos segmentos culturais existentes na cidade. Tendo como objetivo colaborar para a implementação do Sistema Municipal de Cultura, a qual já começou a ser planejada com o movimento cultural de Arcoverde por meio de reuniões realizadas pela secretaria, as plenárias são direcionadas as fazedoras de cultura e demais munícipes, maiores de 16 anos de idade, interessados em participar.

“Estaremos trazendo ativistas, fazedoras e fazedores de cultura de várias cidades de Pernambuco, com relevância e experiência em distintas gestões públicas, possibilitando que os participantes da nossa cidade possam debater parâmetros consistentes para o processo de construção do Sistema Municipal de Cultura”, adiantou Henry Pereira, articulador de Política Cultural de Arcoverde. 

Nas plenárias, que começam sempre às 19h e contarão com palestras e debates, também serão eleitas representantes da sociedade civil, para a composição dos grupos de trabalho da Comissão Eleitoral do Conselho de Política Cultural e do Sistema Municipal de Cultural. Ao todo, serão dez reuniões envolvendo os segmentos de culturas tradicionais, matrizes africanas, gênero, audiovisual, música, literatura, artesanato e moda, artes cênicas, artes visuais e plásticas, patrimônio e pontos de cultura, artes urbanas e juventude, e produtores e técnicas.

SEGURANÇA DO TRABALHO: UPAE Garanhuns incentiva prevenção de acidentes



Aconteceu na UPAE Garanhuns, no período de 28/08 a 01/09, a SIPAT - Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. A programação contou com palestras sobre diversos temas, sempre com profissionais da casa: Alimentação Saudável (Sara Albuquerque - Nutricionista), Transtornos Mentais Comuns Relacionados ao Trabalho ( Dr. Franco Junqueira - Psiquiatra, Coordenador Médico da Unidade), Noções Básicas de Primeiros Socorros (Luiz Cesar - Enfermeiro), Ergonomia e a Importância da Ginástica Laboral (Izabelly Sales - Fisioterapeuta), Benefícios da Segurança do Trabalho (Nathália Monteiro - Téc. Segurança do Trabalho) e Acidentes com Materiais Biológicos (Michelle Torres - Enfermeira, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

As atividades da SIPAT tiveram o apoio da coordenação da UPAE Garanhuns. "É importante registrar que o trabalho de prevenção de acidentes é diário, e incentivamos a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a trazer observações que nem sempre conseguimos detectar. Por isso incentivamos estas realizações e parabenizamos a todos os envolvidos nesta semana muito proveitosa de debate e aprendizado sobre segurança do trabalho" - Afirmou Dr. Gustavo Amorim, coordenador geral da unidade. 

O presidente da CIPA, Jefferson Ferro, afirma que a UPAE é responsável em fornecer todos os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). "Existe diálogo e parceria entre a comissão e a coordenação da unidade. Levamos mensalmente as demandas das nossas reuniões e, buscamos juntos, soluções para as situações encontradas no cotidiano de nosso trabalho". Afirma o presidente.

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Uma comissão formada por 14 funcionários da UPAE Garanhuns se reúne mensalmente para avaliar as condições de trabalho, e juntamente com as coordenações, buscam indicativos que previnam acidentes de trabalho. A atual diretoria da CIPA é formada por Jefferson Ferro - presidente (Assistente Administrativo), Antônio Soares - vice (Auxiliar de Serviços Gerais), Nathália Monteiro - secretária (Técnica de Segurança do Trabalho) e Álvaro Oliveira - 2º secretário (Enfermeiro). O mandato é de um ano, e agora em setembro uma nova comissão toma posse para o período 17/18.

PAU-POMBO FECHADO NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO



Exceto os dias com programação no Festival de Inverno, o 7 de setembro é o dia com maior visitação no Parque Ruber Van der Linden, o popular Pau-Pombo, no centro de Garanhuns. Caravanas de "romeiros" que visitam o Santuário Mãe-Rainha e o povoado de Santa Quitéria das Frexeiras, somam-se a uma parte da população que acompanha o desfile no centro da cidade, e passeiam pelo parque. Mas este ano será diferente. A prefeitura vai fechar o parque. Motivo? Vejam na nota da própria prefeitura, onde atesta a falta de capacidade em fiscalizar e evitar a ação de vândalos. Se a moda pega! Parques e praças vão viver fechados para a população, e deixarão de ser locais de visitação de turistas!

Posso estar errado, mas acho que é a primeira vez na história daquele parque.



A Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns informa que o Parque Ruber Van Der Linden, conhecido como Pau Pombo, estará fechado amanhã (hoje), dia 7 de Setembro. 

A medida tem caráter de segurança para evitar atos de vandalismo e depredação do patrimônio público que já foram registrados durante este feriado. O Parque possui vegetação rica e diversas espécies de animais que precisam ser resguardados. Em anos anteriores, até mesmo com a presença de guardas municipais e policiais militares os vândalos destruíram diversas partes do lugar, sendo assim a decisão foi necessária. 

A Secretaria informa ainda que o Pau Pombo volta ao seu horário habitual de funcionamento, de 6h às 17h, no dia seguinte, sexta-feira (08). Durante todo o ano, o parque está aberto de domingo a domingo para visitação pública e atividades pedagógicas e conta com prontidão e rondas diárias da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes.

Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns"

Em Garanhuns, MPPE também recomenda à PM a observância estrita do uso da força durante manifestação pública do 23° Grito dos Excluídos



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Garanhuns também recomendou ao comando do 9° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco que determine aos seus subordinados a observância estrita do uso da força, baseada nos princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, durante as manifestações públicas em Garanhuns, particularmente por ocasião do 23° Grito dos Excluídos: Por Direitos e Democracia, a luta é todo dia, que ocorrerá no dia 7 de setembro.

A recomendação foi feita pelo promotor de Justiça de Cidadania com atuação na Defesa da Infância e Juventude, e na Defesa do Idoso, Domingos Sávio Agra, com o objetivo de se evitar excesso na utilização da força e emprego inadequado de armas.

Foi recomendado ainda a afixação desse documento no quadro de aviso de todas as unidades policiais militares de Garanhuns, bem como seja divulgado no Boletim Geral da Corporação e outros meios de comunicação que entendam pertinente. A recomendação de Garanhuns foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.