terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Rodovias e acessos da Mata Sul recebem melhorias



O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, vem realizando melhorias nas rodovias serviços de conservação. Recentemente, foi concluída uma operação tapa-buracos na PE-085, no trecho de 51,7 quilômetros de extensão, que liga Ribeirão a Bonito, contemplando também os municípios de Cortês e Barra de Guabiraba. Esta ação beneficia diretamente cerca de 110 mil moradores da região. 

A rodovia PE-085 liga a Mata Sul ao Agreste Central, e é bastante utilizada pelos carros-pipa que transportam água para diversos municípios. Além disso, é uma importante via de acesso às praias do Litoral Sul.

MAIS

A operação tapa-buracos contemplou também outros dois importantes municípios da Mata Sul. Os trabalhos foram realizados no acesso à cidade de São Benedito do Sul, com quatro quilômetros de extensão, e na via que leva ao centro de Quipapá, favorecendo uma população de 41 mil habitantes. O objetivo dessas ações é melhorar as condições de trafegabilidade, oferecendo mais segurança aos usuários, além de facilitar o escoamento da produção agrícola daquela região, predominantemente canavieira, com destaque para pecuária, o comércio e o turismo.

Assessoria de Comunicação do DER-PE

UPE divulga primeira lista de convocados do Sisu

A lista com mais de 1.010 nomes está no site da UPE


A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou nesta segunda (20/02), a primeira lista de convocados, a partir da lista de espera, do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu).

As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas nesta quarta-feira (22/02), das 8h às 13h, no Pátio de Convivência da Reitoria da UPE, que fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro. Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente. A segunda lista será divulgada no dia 13/03/17.

Unidades do Expresso Cidadão terão expedientes suspensos durante o Carnaval



A Secretaria de Administração informa que as sete unidades que compõe o Programa Expresso Cidadão no Estado de Pernambuco terão seus expedientes suspensos entre os dias 25 de fevereiro (sábado de Zé Pereira) a 1º de março (quarta-feira de cinzas), retomando suas atividades em horário normal na quinta-feira, dia 2 de março. 

 Abaixo, seguem os horários especiais de atendimento das unidades do Expresso Cidadão na próxima sexta-feira (24).


Local  de Atendimento
Sexta-feira
de Sábado a quarta-feira
Expresso BOA VISTA 
7h30 às 15h
FECHADO
Expresso CORDEIRO
7h30 às 17h
FECHADO
Expresso OLINDA
7h30 às 16h
FECHADO
Expresso RIO MAR
8h às 18h
FECHADO
Expresso GARANHUNS
7h às 18h
FECHADO
Expresso PETROLINA
8h às 20h
FECHADO
Expresso CARUARU
8h às 20h
FECHADO

COMPESA apresenta PPP do Saneamento em Pernambuco para empresários britânicos






Numa reunião prévia à conferência mundial World Water-Tech Innovation Summit, em Londres, na Inglaterra, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, participou de um debate sobre oportunidades e investimentos no setor de saneamento. A reunião aconteceu, hoje (20), no Ministério de Comércio Exterior, e contou com a presença de empresas inglesas interessadas em ampliar seu mercado de atuação, e também de países que apresentam muita necessidade de investimentos como a Arábia Saudita, Índia, Singapura, Filipinas, Costa Rica, Estados Unidos e Brasil. Até a próxima sexta (24), haverá debates e o Presidente da COMPESA busca gerar boas oportunidades de negócios junto aos investidores internacionais durante reuniões articuladas pelo Consulado Britânico.

Com a saída da União Europeia - decorrente do Brexit, a Inglaterra fará um esforço ainda maior para expandir suas fronteiras, por meio da comercialização de equipamentos e tecnologia, além de fazer investimentos fora do país. "As oportunidades são muitas, então o país que fizer o dever de casa e que der garantias de retorno do investimento terá mais chances de receber esses recursos", acredita Tavares, que apresentou aos empresários do Reino Unido a experiência exitosa com o Programa Cidade Saneada, a maior PPP (Parceria Público Privada) do setor no Brasil. A intenção é replicar esse modelo para o interior do estado e acelerar a universalização dos investimentos em saneamento.

"Penso que o governo de Pernambuco está seguindo esse caminho, pois a Compesa tem aperfeiçoado sua gestão e feito um volume imenso de investimentos e ainda possui experiência com a maior PPP de Saneamento do Brasil. Estamos nos preparando para novos horizontes através do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos)", informa o presidente da Compesa.

Ministério Público quer preservação histórica do prédio da Rádio Difusora de Garanhuns

O prédio perdeu características originais na campanha política, quando foi comitê do atual prefeito Izaías Régis. 
Antes disso já havia perdido a figura do índio e letreiros.



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos atuais proprietários do prédio da antiga Rádio Difusora de Garanhuns que qualquer intervenção no bem tombado deve ter anuência da Fundarpe, com base no Decreto-Lei n°25/37 e Lei Estadual n°7.970/79. O prédio encontra-se em processo de tombamento (processo administrativo SCULT n°C400156-1/2015), e por isso, o MPPE recomenda também que se faça retornar os elementos de identificação do bem, a exemplo do letreiro e figura do índio.

A iniciativa do MPPE visa a necessidade de evitar que o bem tombado sofra qualquer intervenção ilegal e/ou irregular. Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Giovanna Mastroianni de Oliveira, o relatório de fiscalização e monitoramento de bens tombados realizado pela Gerência de Preservação Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco constatou que a fachada externa teria sofrido intervenção, mas que fora restaurada a contento; e que dois elementos identificadores da Rádio Difusora de Garanhuns (letreiro e figura do índio) tinham sido suprimidos.

Os proprietários têm o prazo de 30 dias para informar ao MPPE se acatam ou não a recomendação. O documento foi publicado no Diário Oficial do dia 18 de fevereiro.

fonte: http://www.mppe.mp.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.