GOVERNO DO ESTADO

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Índice de homicídios recua 14% em Pernambuco no primeiro semestre





Em reunião do Pacto Pela Vida (PPV), comandada na manhã desta quinta-feira (08.07) pelo governador Paulo Câmara, dados preliminares analisados pela Secretaria de Defesa Social do Estado revelam que Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2021 com uma redução de 14% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), na comparação com igual período de 2020. As informações apontam que o número de vítimas de homicídio diminuiu de 1.963 para 1.682. Em relação aos casos de Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP), também foi registrada uma retração de 7%.

“Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas as reduções e os cumprimentos de metas são importantes para que tenhamos condições de avançar nas políticas do Pacto Pela Vida, salvando vidas e, ao mesmo tempo, trazendo a segurança necessária para o ir e vir da população”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, os dados preliminares indicam que este foi um dos melhores meses de junho da série histórica, que começou em 2004. “Isso é resultado do empenho de todos que fazem o Pacto pela Vida. Ainda há muito a avançar. Porém, estamos conscientes de estarmos na direção certa nessa missão de levar proteção e tranquilidade aos pernambucanos”, declarou Freire.

Os dados preliminares mostram, ainda, que a retração também ocorreu nos casos de Crime Violento contra o Patrimônio no semestre inicial deste ano, com uma queda de 7%. As queixas de roubo no Estado diminuíram de 23.636, entre janeiro e junho de 2020, para 21.887 no mesmo intervalo em 2021. As estatísticas consolidadas serão divulgadas pela SDS no próximo dia 15 de julho.

COMITÊ – O governador Paulo Câmara instituiu o Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência LGBTFóbica para estruturar as ações de enfrentamento a esse tipo de crime, tendo a vice-governadora Luciana Santos como uma das coordenadoras que estarão acompanhando os casos. As instituições que compõem o comitê estão trabalhando de forma integrada para capacitar, assessorar, mobilizar e criar ações, em articulação com os municípios, oferecendo prevenção, acolhimento às vitimas e punição aos agressores.

O comitê conta com as secretarias estaduais de Defesa Social; Justiça e Direitos Humanos; Mulher; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Saúde; e Educação e Esportes, além da Coordenadoria LGBT de Pernambuco; Secretaria da Mulher do Recife; Centro de Referência Clarice Lispector; Saúde da População LGBT de Jaboatão; SDS – GT Racismo da Polícia Civil; Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT; Gerencia da Livre Orientação Sexual; Centro de Combate a Homofobia; Secretaria de Saúde do Recife; Coordenação Estadual de Saúde LGBT, entre outros órgãos. A Rede de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Estado de Pernambuco, atualmente com 597 equipamentos, dará reforço ao comitê.

Participaram presencialmente da reunião a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); o secretário-executivo da SDS, Rinaldo de Souza, além do comandante da Polícia Militar, coronel José Roberto de Santana; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Clóvis Ramalho; do chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e da gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos. Já os secretários Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), e demais participantes, acompanharam o encontro por videoconferência, atendendo às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Estreia hoje no Moviemax Cinemas, Viúva Negra

 




Prefeitura de Garanhuns premia vencedores do Concurso Ler Bem - ASPAS




A Secretaria de Educação da prefeitura de Garanhuns realizou a edição Municipal do Concurso ‘Ler Bem’, que contou com a inscrição de 29 escolas, conferindo a Garanhuns, uma participação de 90% das escolas da rede. O concurso foi realizado no formato remoto, atendendo às medidas restritivas do combate à COVID-19.

A estudante Rita Emanuelle de Oliveira Carvalho obteve o 1º lugar geral, partindo agora para a fase Regional.

O prefeito Sivaldo Albino e a Secretária de Educação, Wilza Vitorino, realizaram na tarde desta quarta-feira (07), a entrega dos prêmios para os 30 alunos que representaram suas respectivas escolas inscritas no concurso. A aluna que obteve 1º lugar ganhou um tablet das mãos do prefeito.

O concurso 'LER BEM' é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), e tem como objetivo desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos, com crianças que estudem no 4º ano do Ensino Fundamental.

Prefeito Sivaldo Albino recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

 


O prefeito Sivaldo Albino tomou, nesta quarta-feira (07), a primeira dose da vacina Pfizer/BioNtech contra a Covid-19. O gestor municipal recebeu o imunizante no ponto de vacinação do Salão Padre Gabriel Hofstede, no bairro Heliópolis. Na ocasião, o prefeito também esteve acompanhado do seu filho e secretário-geral da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino.

Sivaldo destacou ainda a importância do trabalho dos profissionais de saúde para garantir a imunização dos garanhuenses. "Agradeço a todos servidores da Secretaria de Saúde que estão envolvidos diretamente na Campanha de Vacinação e ações de combate à Covid-19. Aproveito também para reforçar o pedido; se chegou sua vez, tome a vacina, seja a primeira ou segunda dose. Essa é a maneira mais eficaz de superar a pandemia"; finaliza.

O prefeito seguiu todos os protocolos para agendamento da sua vacinação, através da Plataforma Vem Vacina. Sendo reagendado após um período de duas semanas, onde se recuperava de uma virose; além de ter cumprido com uma agenda oficial de quatro dias, em Brasília (DF), durante a última semana.

Bolsonaro confirma indicação de Mendonça e defende oração em sessões do STF




O presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje (7), em entrevista à Rádio Gaíba, que vai indicar o atual ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), que será aberta no próximo dia 12 com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A informação está na coluna da jornalista Carla Araújo.

Bolsonaro, que escolheu Mendonça com o título de "terrivelmente evangélico", disse ainda que o ministro tem um perfil "ideal para o STF" e sugeriu que, ao contrário do que prega a Constituição (de que o Estado seja laico), ele possa levar uma "pitada de religiosidade" ao Supremo.

Para o presidente, "seria bom" se as sessões no STF começassem com uma oração de André Mendonça. Bolsonaro revelou ainda que o atual ministro da AGU fez ontem uma apresentação a integrantes do governo sobre o seus entendimentos a respeito do STF.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.