Não costumamos dar notícias policiais aqui no blog, alguns amigos da imprensa aqui de Garanhuns fazem isso bem melhor que a gente, são profissionais no assunto. Mas vamos abrir uma exceção a este caso da prisão dos acusados de matar o Valdemar Santos, pessoa por quem eu e minha família nutríamos profundo respeito e admiração, pela sua forma dedicada de atender a população da COHAB II, e ele e sua família, no mercadinho que virou supermercado graças ao seu jeito popular e simpático de tratar as pessoas.
Pois bem, era 2009 e o caso do seu assassinato repercutiu em Garanhuns por se tratar de uma pessoa sem inimigos, PM dedicado ao trabalho, fazia parte dos homens da cavalaria.
Agora recebemos a notícia da prisão dos elementos que tiraram a vida de Valdemar.
Renovamos nossos sentimentos à Cícera, que com força e perseverança, tocou o barco adiante, próxima dos parentes e funcionários. Creio que agora com a impressão de que a justiça começa a ser feita.
Transcrevo a seguir, as informações postadas no blog do amigo Valério Caetano.
Claudemir Henrique Evangelista, de 31 anos, e Erasmo Batista dos Santos, de 35, foram detidos na tarde desta quarta-feira (6), no município de Pilar, numa operação conjunta das duas polícias. Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e do Núcleo de Investigação da Polícia Civil de Pernambuco vinham monitorando e encurralaram os acusados. De acordo com informações do que foi apurado pelas polícias, a dupla é responsável pelo assassinato do policial militar Valdemar Gomes dos Santos, de Garanhuns (PE) Claudemir Henrique Evangelista já foi denunciado como sendo o líder de uma quadrilha de assaltos aqui em Garanhuns. Erasmo Batista é um dos membros deste bando, segundo a investigação.
Eles foram presos por determinação da juíza Milena Flores Ferraz, que responde pela 1ª Vara Criminal de Garanhuns. Os acusados foram presos e conseguiram fugir do Sistema Penitenciário pernambucano. Eles acharam refúgio em Alagoas há mais de um ano e já haviam praticado ilícitos naquele estado, conforme detalhou a Deic.
Quando foram capturados, os agentes apreenderam com eles duas armas – sendo um revólver do calibre 38 e uma pistola Ponto 45 – além de joias, duas lanternas e 11 aparelhos celulares. Em posse dos fugitivos, estava o Pálio Weekend, de cor marrom e placa NML-9695/AL. Informes do sistema da Polícia Civil dão conta de que o veículo tem queixa de roubo.
Segundo a polícia, Claudemir Henrique Evangelista apresentou identidade falsa em nome de Paulo Andrade de Lima. O comparsa dele também tinha documentos trocados. Erasmo Batista dos Santos utilizava o nome de Manuel Júnior de Lima. Após serem ouvidos na sede da Deic, em Maceió, eles retornarão para Pernambuco para terminar de cumprir a pena e responder pelos demais crimes que cometeram.
Agora vejam a cara dos bandidos. O primeiro é o Erasmo, o segundo é Claudemir, vulgo Claudio.