terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Dengue, Zika e Chikungunya‏: Profissionais de Saúde participam de Capacitação sobre Tríplice Epidemia‏





A Secretaria Estadual de Saúde, realizou nesta segunda-feira (21), uma vídeoconferência concomitante para as 12 GERES do estado, ministrando uma capacitação sobre Tríplice Epidemia ( Dengue, Zika e Chikungunya). Em Garanhuns, a coordenação ficou com a V GERES - Gerência Regional de Saúde, e contou com profissionais dos serviços da Rede de Atendimento de Alta e Média Complexidade da região. O encontro aconteceu no auditório da FUNASA, para representantes dos municípios e de instituições como o Hospital Regional Dom Moura, com seu diretor, Dr. Luiz Melo, e a UPAE (Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado), representada pela enfermeira Michelle Torres.

Nova videoconferência acontecerá nesta quarta-feira (23), às 15h, tendo como público-alvo os coordenadores da Atenção Básica e representantes das equipes médicas e de enfermagem atuantes em hospitais particulares e nos ambulatórios do Hospital Regional Dom Moura e UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado. 

A gestora da V GERES, Dra. Catarina Tenório, além de participar dos encontros, tem feito visitas a municípios, principalmente os que requerem maior atenção. "Com o recurso da vídeoconferência, podemos atualizar mais rapidamente informações e padronizar procedimentos em todo o estado" - Afirma a gestora.

O encontro tem como palestrantes especialistas: Theogenes Cronenber (Infectologista), Juliana Schettini (Obstetra) e Vanessa Van Der Lin (Neuropediatra), George Dimech (Diretor Geral de Controle de Doenças) e Agravos) e Ângela Rocha ( Infectologista Pediátrica).

Novo ministro quer retardar aposentadorias e diz que 2016 não deve ter Concurso Público

Foto: Agência Brasil


O ministro do Planejamento, Valdir Simão, concedeu entrevista ao Correio Braziliense, publicada também pelo Diário de Pernambuco. O novo ministro, que tomou posse nesta segunda-feira (21), defende a reforma da Previdência Social pois, na sua avaliação, o modelo existente hoje é insustentável. Para ele, é preciso retardar as aposentadorias. 

Na entrevista ao Correio, após ser empossado pela presidente Dilma Rousseff, Simão afirma que trabalhará ativamente para que esse tema seja levado adiante. 

De acordo com o ministro, o Planejamento não perderá o protagonismo econômico com sua chegada. Defende que o governo pague o mais rapidamente possível as pedaladas fiscais de R$ 57 bilhões, para que 2016 comece sem pendências.

Segundo o ministro, devido às restrições fiscais, não estão previstos concursos públicos no ano que vem. Sobre o tratamento que será dispensado aos servidores, é enfático: “Precisamos ter um diálogo e uma relação respeitosa com todas as categorias”.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

GARANHUNS JAZZ 2016 - O Festival da Resistência, por Alexandre Marinho



Diante da triste decisão da prefeitura de Garanhuns de não apoiar o Garanhuns Jazz e da infeliz declaração da Secretária de Cultura do município, de que o evento "não traz retorno econômico para o município", acho que são oportunas algumas observações:

1) Inicialmente, acredito que a atual gestão passou a ser devedora de um pedido formal de desculpas aos criadores e admiradores do Festival, uma vez que este sempre foi elogiado por toda a mídia local, estadual,nacional e internacional como uma dos melhores eventos de Jazz da última década, no país. E, aliás, quem sempre apoiou e teceu os maiores elogios ao evento foi o atual prefeito. Um evento como este não pode ser desmerecido da forma como foi - e justo por quem teria o dever de apoiá-lo e defendê-lo;

2) Na verdade, estamos diante de uma decisão política, mas com uma justificativa falsa, pois sempre foi divulgado pela própria prefeitura (inclusive com base em pesquisas), que a taxa de ocupação dos hotéis durante o Carnaval, em Garanhuns, só passou a ser elevada depois da realização deste evento;

3) Por que então não apoiá-lo, justamente no momento em que a prefeitura encontra-se financeiramente equilibrada, como tem afirmado o prefeito?

4) Como admirador do Festival, gostaria de fazer um apelo ao seu idealizador e produtor, Giovanni Papaléo:

Prezado Giovanni, sei do quanto você tem se esforçado, nos últimos anos, para manter este Festival, do qual todos nos orgulhamos, mas que sempre sobra para o seu próprio bolso - em razão do amor que você tem à causa. Sei que o Festival de Jazz, antes de ser um evento culturalmente exitoso, é para você uma espécie de projeto de vida.

Mas não seria esta a oportunidade de cortar o cordão umbilical com a Prefeitura e de fazê-lo com o apoio dos amigos e da iniciativa privada? Ainda que em formato reduzido?

Por que não fazê-lo no Tavares Correia, cujo proprietário já se pronunciou favoravelmente, para que em 2017 o mesmo retorne com toda força?

Quem sabe agora não seria uma ótima oportunidade de unirmos todos os admiradores do Festival e de fazermos em 2016 o "Festival da Resistência". Resistência contra as decisões infundadas, contra a insensibilidade, contra o desrespeito aos cidadãos, e sobretudo resistência contra o modelo "capitalista" de se fazer cultura - que só consegue enxergar a música e os bons eventos como instrumento de enriquecimento de seus realizadores.

Resiste, Garanhuns Jazz !!

Alexandre Marinho, Bacharel em Direito

EMPREGO EM GARANHUNS: Vagas para pessoa com deficiência na CELPE



Há vagas para pessoas com deficiência para trabalhar na Celpe de Garanhuns, nas funções de assistente administrativo e analista administrativo. O salário é atrativo, além de vários benefícios (vale alimentação, plano de saúde e odontológico, participação nos lucros, auxilio creche para quem tem filhos, etc)

Pedro Falcão recebe título de Cidadão de Salgueiro

Reitor da UPE foi um dos grandes responsáveis pela interiorização da Universidade



A Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão Salgueirense ao Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão. A outorga do título acontece nesta terça-feira (22/12), às 17h30, no Talismã Clube.

O requerimento foi do vereador Hercílio Carvalho, que entendeu que os relevantes serviços do ex-gestor do Campus da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada foram imprescindíveis para os avanços nos últimos anos do ensino superior naquele município.

"É uma honra poder receber uma homenagem de uma cidade com a importância e a história de Salgueiro, e diante disto, já nos comprometemos em trabalhar ainda mais para atender aos anseios daquelas pessoas", declarou o reitor.

Paulo Câmara atende Alcymar, paga ainda este ano e diz que eventos serão reduzidos em 2016



O governador Paulo Câmara (PSB) comentou nesta segunda-feira (21) o desabafo feito pelo cantor e compositor Alcymar Monteiro. O artista publicou em sua página no Facebook uma carta aberta aos gestores da área de turismo e cultura do Estado cobrando o pagamento por shows realizados este ano. "Estou pagando até o dia 30 de dezembro todos os artistas que tenham débito em aberto e que estejam regulares. Vamos quitar isso. Quero avisar aos artistas que tenham compreensão, que somos parceiros como sempre fomos", disse o governador.

Ao responder a Alcymar Monteiro, o governador aproveitou para reforçar que a política de realização de shows pelo Estado no próximo ano será mais modesta. "Em 2016, a gente vai ser mais célere nisso (nos pagamentos) e mais econômico. Vai ser um ano diferente. Vamos ter os pés no chão e prestigiar os artistas locais. Não queremos passar o que passamos em 2015, com atrasos maiores do que nós queríamos. Vou me comprometer com tudo aquilo que for pactuado em 2016, e como eu repito vai ser bem mais reduzido, para que a gente não sofra esse tipo de desgaste", falou.

Em defesa do governo, Paulo Câmara declarou que alguns atrasos de pagamento ocorrem por falhas dos próprios artistas. "Às vezes, a documentação não chega a contento e isso faz com que os pagamentos sejam atrasados", destacou. 

Para o governador, também é preciso um pouco mais de compreensão da classe artística. "Muitas das festas que apoiamos foi a pedido dos próprios artistas mesmo eles sabendo que haveria o risco de ocorrer algum atraso", finalizou.

https://twitter.com/jc_pe

Izaías se ausenta de Garanhuns por 17 dias. Rosa assume

Rosa assume a prefeitura por 17 dias
Foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial dos Municípios/Amupe, a resolução nº 1278, da Câmara de Vereadores de Garanhuns, que concede autorização para afastamento do chefe do Poder Executivo Municipal, Izaías Régis, no período de 27 de dezembro de 2015 a 12 de janeiro de 2016. 

O prefeito se ausenta de suas funções para viagem de ordem pessoal. 

Durante o período, a vice-prefeita, Rosa Quidute, fica como prefeita em exercício.

Rompida com o prefeito desde a última campanha estadual, Rosa deixou o PT e está agora no PSB, que governa o estado, mas não deve tomar nenhuma medida polêmica. Mesmo integrando agora um partido adversário do prefeito, a esposa do ex-prefeito Bartolomeu Quidute não tem se comportado como oposição. Provavelmente por isto, Izaías se sentiu mais à vontade para umas pequenas férias.

NATAL E ANO NOVO: Horários de funcionamento do Expresso Cidadão Garanhuns



Atenção para os horários de funcionamento do Expresso Cidadão Garanhuns, no período das festas de Natal e Fim de ano:

No Natal, o Expresso estará fechado no dia 24(quinta-feira), 25(sexta-feira), 26(sábado), retornando em horário normal dia 28/12/15(segunda-feira);

No Fim de Ano, fecha dia 31(quinta-feira), 01(sexta-feira), 02(sábado), retornando em horário normal dia 04/01/16 (segunda-feira).

A informação nos foi passada pelo André Machado, Coordenador do Expresso Cidadão - Garanhuns.

Paulo Camelo acusa Izaías de querer beneficiar seus amigos


Paulo Camelo, Engenheiro Civil, ex-líder estudantil , ex-candidato a prefeito e militante do Partidão (PCB), enviou ao blog um longo texto no qual compara Garanhuns a Campos do Jordão, cidade serrana do interior de São Paulo, que segundo ele, guarda algumas semelhanças com Garanhuns, cidade serrana do interior de Pernambuco. 

Fala de um teleférico na cidade paulista administrado pelo estado. Fala do Festival de Inverno de 30 dias, voltado apenas para músicas eruditas aos finais de semana. Segundo Camelo, Garanhuns supera, e muito, com seu Festival de Inverno, o qual todos nós conhecemos o seu sucesso. 

"Lá tem Parques, os quais são explorados pelos grandes empresários da capital paulista, inclusive pela família Matarazzo. Lá tinha uma forte indústria de confecções, todas fecharam e as vestimentas são trazidas de uma cidade próxima do interior de Minas Gerais. Hoje, há indústria somente de Cerveja, a Baden Baden. Mesmo com um parque industrial pequeno, Garanhuns supera Campos do Jordão. Garanhuns era a cidade que mais crescia no interior do Nordeste nas décadas de 1940, 1950 e início de 1960, época áurea da produção e exportação de café. Hoje as oportunidades de crescimento são poucas. Garanhuns perdeu indústrias, Campos do Jordão, também..." - Afirma Camelo.

O comunista continua seu texto afirmando que o Festival de Jazz de Garanhuns foi cancelado porque a cidade é deficitária, "e não adianta o prefeito afirmar que tem milhões em caixa. Além disso, o festival era particular, produzido por um empresário."

Mas ao final do texto, Paulo Camelo faz um comentário em forma de acusação muito grave, quando diz que os parques estão sendo privatizados por falta de planejamento municipal, mesmo a guarda municipal tendo "500 homens". 

Paulo Camelo dispara: "Dá a entender que o governo municipal se acha incapaz de administrar o pequeno patrimônio que nós temos, ou que o prefeito Izaías Régis quer mesmo é beneficiar e dar lucro aos seus amigos e afilhados. Afinal, o governo municipal, se caracteriza por ser voltado para defender os interesses das elites ricas do município."

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti. 
Engenheiro Civil

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.