|
Paulo Camelo, PSOL Garanhuns |
As eleições de 2014, elevaram a superfície de forma brutal a ausência de representatividade política da nossa querida, amada e explorada Garanhuns. Cidades menores, como Arcoverde, Pesqueira, Serra Talhada, Floresta, Afrânio, Sertânia, Itaíba, Canhotinho, etc, elegeram seus representantes para a Assembléia Legislativa de Pernambuco, e para a Câmara Federal. Votos foram depositados em demasia para políticos que não têm vínculo com a nossa cidade, apesar de forçarem a natureza, além, é claro, de representarem os interesses da Burguesia.
Não é à toa que diversos políticos da Legião Estrangeira, dos mais diferentes matizes, encontram em nosso município um enorme campo, fértil, para prosseguirem com os seus intentos de ocuparem e tomarem a nossa cidade. Evidentemente com a “benção” de alguns que aqui residem.
A ausência de um Líder Burguês, a exemplo do empresário, falecido, Vavá Moraes, tem deixado ÓRFÃO, os defensores do capital, ou seja, à Direita. Afinal, quando for concluído o primeiro, espero que último mandato do prefeito Izaías Régis, completará 40 anos consecutivos que Garanhuns elegeu seu último Prefeito, natural de nossa cidade, o conterrâneo Amílcar da Mota Valença. Certamente que isso não ocorre nas cidades que mais crescem em Pernambuco, ou seja, Caruaru e Petrolina.
Em conformidade com a premissa em tela, o mandato de Amílcar, terminou em 1976 e de lá para cá tivemos não só Prefeitos, mas, também, Vice-Prefeitos de outras cidades, a saber:
Prefeito, Ivo Amaral, natural de Lajedo/PE, período de 1977 a 1982;
Prefeito, José Inácio Rodrigues, natural de São Paulo/SP, período de 1983 a 1988;
Prefeito, Ivo Amaral, natural de Lajedo/PE, período de 1989 a 1992;
Prefeito, Bartolomeu Quidute, natural de Flores/PE, período de 1993 a 1996;
Prefeito, Silvino Duarte, natural de Princesa Izabel/PB, períodos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004;
Prefeito, Luiz Carlos, natural de Calçados/PE, períodos de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012;
Prefeito, Izaías Régis, natural de Terezinha/PE, período de 2013 a 2016.