segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE: Os candidatos naturais para 2018


Dilma nem começou seu segundo mandato, mas a eleição de 2018 já se desenha. 

SITUAÇÃO: Lula é o candidato natural do PT, muita gente já queria que fosse agora, pois o risco de perder com Dilma era nítido, pela rejeição ao governo e a ela própria. O Volta Lula ganhou força dentro do partido, e quem defendeu a volta do ex-presidente acabou se queimando com a presidenta. Imagina-se que a rejeição ao PT e a vontade de alternância do poder estejam ainda mais fortes em 2018, e o único nome neste momento que tem a hegemonia é o próprio Lula, tratado como se estivesse acima de todos os demais pretendentes. Dando certo o novo governo e se alguém puder representá-lo, na falta de Lula, poderia ser o governador baiano, Jaques Wagner, que chegará com moral no ministério que quiser em Brasília. Pode ser um nome a ser trabalhado.

OPOSIÇÃO: O PSDB é a oposição natural. Em alguns momentos com outros partidos periféricos, mas é quem tem colocado os candidatos mais competitivos para derrubar o governo petista. Dois nomes estarão aguardando um novo chamado. O senador mineiro Aécio Neves, que perdeu agora, e o governador paulista, Geraldo Alckmin, que já foi candidato e perdeu também. Alckmin espera ser o candidato, pois saiu com moral desta campanha, quando se reelegeu no primeiro turno em São Paulo. Aécio pode estar tentando reconquistar Minas Gerais, mas é uma alternativa, pois acabou muito bem votado e perdeu por menos de 4% para Dilma, que disputou a reeleição com todo privilégio da máquina estatal.

TERCEIRA VIA: Pode ser que Marina seja candidata, mas não seria mais pelo PSB. Terá tem para criar a Rede. Aliás, os socialistas também não devem ter candidatos, pois infelizmente o maior líder, com futuro político indiscutível, morreu durante a campanha para presidente: Eduardo Campos. O PSB terá estes quatro anos para uniformizar o perfil, já que a campanha de 2014 trouxe divisões, e seu papel daqui pra frente ainda não está claro em nível nacional. Não acho que outro partido tenha condições e viabilidade para criar uma terceira via com condições de enfrentar as duas maiores forças políticas do país.

OUTRAS CANDIDATURAS: José Maria Eymael, Levy Fidelix, Pastor Everaldo... Estes podem ser candidatos trocentas vezes, mas sem futuro. Outras candidaturas como Luciana Genro e Eduardo enriquecem os debates, com conteúdo. Caso não sejam eles, seus partidos têm outros nomes interessantes que possam representar seus projetos. 

APOSTA: Caminha para a disputa ficar entre Lula e Alckmin. Jaques Wagner e Aécio Neves seriam seus substitutos, caso um ou outro não dispute. Acho que Marina entra pela Rede.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.