terça-feira, 6 de agosto de 2019

POLÍTICA / Os caminhos de Armando Monteiro



Candidato derrotado duas vezes ao Palácio do Campo das Princesas, Armando Monteiro parece ter tirado um ano sabático da política, mas uma vez neste ramo, é muito difícil sair, está no sangue. Então, quais os caminhos que pode tomar o ex-senador quando voltar à ativa?

É bom recordar seus últimos posicionamentos. Mesmo candidato a governador, não tomou partido para presidente, ou seja, passou todo o período eleitoral sem designar seu voto, disse apenas que seria em Lula, se este fosse candidato. Depois, quase fechou com Ciro, não foi para Haddad, Marina e muito menos Bolsonaro, a quem teceu críticas contundentes, aliás, foi bastante coerente com sua história política recente de apoio a Lula e Dilma, de quem foi ministro. Fernando Bezerra Coelho e seu filho foram ministros dos petistas, mas no primeiro bonde pularam no governo de Bolsonaro.

Armando não deve ser mais candidato a governador, vaga da oposição que deve ficar com FBC. Então restaria ao trabalhista disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados ou até mesmo para senador. Na Casa Alta, a vaga em disputa em 2022 será a cadeira ocupada atualmente pelo próprio Fernando Bezerra, que foi eleito pela Frente Popular, assim como os demais senadores de Pernambuco.

Armando senador na chapa de FBC, acho difícil. O sertanejo não fez o esforço esperado na última campanha em favor do aliado, provavelmente esperando ocupar este espaço da oposição no estado. E provavelmente Armando não queira mais o esforço maior de uma candidatura contra o Status Quo.

E tem mais. No palanque de Fernando Bezerra estaria Bolsonaro e seu governo, que sofrem fortes críticas no Nordeste, imaginem em Pernambuco. 

Jarbas e Raul Henry estão cada vez mais próximos de Fernando, não tem mais briga pelo comando do MDB no estado, e há incentivo até para o ex-vice de Paulo Câmara disputar a prefeitura do Recife contra o PSB. Seria o rompimento.

Voltando a Armando. Se ele manteve a coerência no discurso nacional apoiando Lula e Dilma, isto o aproxima do atual momento da Frente Popular de Pernambuco, no qual o PSB tem papel de protagonista no estado e é uma das forças de resistência em Brasília.

Armando deve continuar em silêncio, mas não surpreenderia, se a exemplo do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, seu fiel escudeiro, convidasse os socialistas para fumar o cachimbo da paz, e ensaiar um novo momento político.

Sendo somente uma vaga ao senado, tem muita gente na fila de espera, e é lógico que a vaga da Frente Popular para o senado está reservada para o governador Paulo Câmara que estará no final do seu mandato.

De volta ao grupo, Armando poderia agregar à Frente Popular a força que talvez perca com a ensaiada partida do MDB de Raul e Jarbas. Aliados da Frente Popular não vão faltar para fazer este meio de campo, como podem ver na foto que ilustra este post. O ideal para a Frente Popular é que Jarbas e Raul entendam a importância que têm no conjunto das forças agregadas, principalmente neste momento de turbulência política no Brasil.

E antes que pensem que temos informações, são somente as conjecturas do blogueiro, mas fomos os primeiros a decifrar que Armando deixaria a Frente Popular para ser o candidato apoiado pelo PT de Lula naquela época, em jantar no SESC Garanhuns, quando este antevia que não receberia o apoio de Eduardo. Agora, quem sabe estejamos acertando outra, o caminho da volta.

Garanhuns realiza Conferência Municipal de Assistência Social. Participe.

Evento acontece na segunda (12) e terça (13), com intuito de elaborar propostas e políticas públicas para a Assistência Social do município



O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Garanhuns, e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promovem, na próxima segunda (12) e terça-feira (13), a XIII Conferência de Assistência Social de Garanhuns, com o tema “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

A abertura e eleição dos delegados será realizada no Chalé Recepções II e a discussão dos eixos temáticos acontece na AESGA. O intuito da conferência é promover o amplo debate, com participação da sociedade civil e entidades públicas, para elaboração de propostas e políticas públicas voltadas para a assistência social.

No primeiro dia a programação tem início às 13h, com o credenciamento dos participantes, e em seguida haverá a leitura e aprovação do regimento interno da conferência, seguida por uma palestra magna e um ato comemorativa referente aos 23 anos de existência do CMAS.

Já na terça, a partir das 08h, serão divididos os grupos de trabalho para discussões temáticas por eixo. E às 13h30min, ocorre a plenária final, deliberação, e por fim, a eleição dos delegados para a Conferência Regional.

O que são viroses? Qualquer um pode se medicar?

Dra. Cláudia Cordeiro, alergologista da UPAE Garanhuns, alerta para correto diagnóstico e medicação
 



Nesta época do ano, quando as temperaturas são mais baixas e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, é muito comum gripes e resfriados, e todo mundo já tem o diagnóstico na ponta da língua: É uma virose. Na maioria das vezes já se indica um tratamento, remédios, simpatias, etc. Mas, é simples assim? Claro que não.

Quem explica pra gente é a Dra. Cláudia Cordeiro, alergologista da UPAE Garanhuns. "As viroses são doenças causadas por vírus e geralmente provocam febre, falta de apetite e indisposição. Recomendam-se de imediato hidratação e alimentação saudável. O repouso é necessário para que os anticorpos possam combater o vírus com mais eficácia". Quanto à automedicação, Dra. Cláudia recomenda muito cuidado. "Todo mundo tem em casa uma caixinha de remédios à qual busca sempre os mais populares, contudo até mesmo em viroses a automedicação é um perigo." Segundo a especialista, faz-se necessário um correto diagnóstico para a indicação de medicamentos. "O melhor é sempre procurar o Posto de Saúde mais próximo." - Afirma.

Os vírus podem entrar em contato com o nosso corpo de várias maneiras, a mais comum é pelas vias respiratórias, por isto, de maneira geral, devemos tomar medidas preventivas: Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, principalmente se alguém apresenta os sintomas; manter em dias as vacinas; ter bons hábitos de higiene; beber água tratada e alimentar-se bem. No geral, as viroses que causam gripes e resfriados duram um tempo determinado, caso perdurem mais que uma semana, nova visita a um médico deve ser feita. 

Existem doenças como Zika, Chikungunya, Influenza, AIDS, Rubéola, Catapora, Febre Amarela, Salmonela, Rotavírus, Poliomielite, entre outras, que também são causadas por vírus. Viram a importância de consultar um médico?

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parceria com a V GERES e Secretarias Municipais de Saúde.

Queijarias artesanais de Pernambuco comemoram a regulamentação do Selo Arte

Produtores do estado poderão atender o mercado de todo o país. Tramitação do projeto no Congresso teve participação ativa do Sebrae



A produção de alimentos de origem animal de forma artesanal ganha um novo impulso com o Selo Arte, instrumento que cria condições para que estes produtos possam circular e ser comercializados livremente por todo o país. O decreto de regulamentação do Selo Arte foi assinado no dia 18 de julho pelo presidente Jair Bolsonaro. Desde o início do processo que tramitava no Congresso Nacional, o Sebrae foi fundamental na consolidação desse avanço.

Em Pernambuco, atualmente são 35 queijarias artesanais certificadas pela Adagro que participaram do projeto “Adequação das Pequenas Queijarias do Agreste Meridional” da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Sebrae, ITEP e UFRPE/UAG e outras 50 estão participando deste processo. Uma das formalizadas em 2018 foi a Queijaria Mulungú, de Adriano dos Santos e Maria Sandra da Silva Melo.

A propriedade do casal fica no Sítio Boi Morto, zona rural de Jupi. Nela, existem nove vacas que produzem 120 Kg de leite por dia, o que garante a produção de 100 Kg de queijo tipo coalho por semana. Toda a produção é vendida na cidade de Jupi, no povoado de Olho D´água e em feiras de agricultura familiar da região. Para ter um gado produtivo, Adriano apostou no programa de melhoramento genético do Sebrae, através do SebraeTec.

Os resultados logo foram reconhecidos. O produto do casal ganhou na categoria Queijo Coalho Artesanal do Concurso de Queijos de Pernambuco, realizado no Show de Lácteos da Agrinordeste 2018. Adriano acredita que o Selo Arte vai ajudá-lo a atender consumidores de todo Brasil: “o produtor local vai poder circular livremente pelo país, pois o queijo nordestino é reconhecido pelo seu sabor e vai chegar a todos os lugares e eu pretendo chegar lá também”.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite-PE), Saulo Malta, o Selo Arte será um grande impulsionador dos negócios das queijarias artesanais: “o selo vai permitir que os produtores possam agregar valor aos seus queijos, vai garantir a geração de renda para as famílias e fazer com que a qualidade do que produto feito aqui possa ser reconhecido em todo o território nacional”.

Já a diretora técnica do Sebrae-PE, Roberta Correia, alerta para a concorrência que deve ser maior com a chegada de queijos de outros estados: “o Selo Arte vai abrir novos mercados e o nosso queijeiro artesanal terá de aprender a conviver com essa realidade. Para isso, vai precisar se qualificar ainda mais e o Sebrae estará sempre pronto para atender as necessidades dos produtores com consultorias e sendo a ponte entre eles e outras fontes de conhecimento”.

NOVIDADE / Aplicativo Detran Mais Fácil para celular e tablet


Acessar os principais serviços e consultas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, DETRAN-PE, na palma da mão. Isso já é possível por meio do aplicativo para celular, DETRAN Mais Fácil. Desenvolvido pelo Órgão, o app está apto a rodar nas plataformas Android e IOS e está disponível para download, gratuitamente, na loja das plataformas, sendo o Itunes e Play Store.

O app do DETRAN disponibiliza agendamentos online para os serviços de Alteração de Dados do condutor, reabilitação para Permissionário (condutor que possui a CNH provisória) e transferência de prontuário do condutor (averbação de CNH) de outro estado para Pernambuco. O usuário também poderá, de forma simples, consultar pontos na carteira, informações sobre seu veículo, os agendamentos realizados e salvar no aparelho os comprovantes de agendamento, sem precisar gastar papel para imprimir. Além disso, o usuário receberá, por meio do aplicativo, um alerta lembrando que a necessidade de renovar a habilitação.

Interligado ao Google Maps, o aplicativo indica, em tempo real, as localidades onde existem pontos de atendimento do DETRAN-PE. Através do app, também é possível fazer contato direto com a Ouvidoria para sugestões e críticas aos serviços prestados. Haverá ainda espaço para divulgação de campanhas educativas e notícias do Órgão.

O Diretor de Atendimento, Cel. Felipe Nascimento, explica que o app do DETRAN não é uma cópia do site do Órgão. “O aplicativo, inspirado nas novas tendências em design de interação web tem o propósito de permitir que o cidadão com apenas alguns cliques possa obter informações e agendar atendimentos onde quer que se encontre”.

EXPECTATIVA / Governo de Pernambuco anuncia resultado do IDEPE



Nesta quarta-feira (7) o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, realiza a cerimônia de divulgação do resultado e da premiação dos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). A solenidade acontece no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, às 9h30, e contará com a presença de vários prefeitos representando os municípios que mais se destacaram em todo o Estado.

ATUALIZADO EM 07/08 às 19h
Confira mais informações aqui

Servidores ativos que fazem aniversário nos meses de setembro e outubro devem realizar o recadastramento até o dia 31 de agosto




Os servidores ativos do Poder Executivo que fazem aniversário nos meses de setembro e outubro já podem realizar o Recadastramento 2019 até o dia 31 de agosto. Os documentos necessários para realizar o recadastramento, bem como o cronograma de orientação podem ser acessados no site da SAD (www.sad.pe.gov.br) e também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br). A medida, que é obrigatória, visa atualizar os dados cadastrais de todos os agentes públicos ativos, comissionados, cedidos e temporários do Poder Executivo.

ATENÇÃO: Já os servidores que fizeram aniversário nos meses de julho e agosto e ainda não se recadastraram, a notificação já se encontra no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br). Caso o recadastramento não seja efetuado em 30 dias, os servidores notificados terão seus salários suspensos.

O Recadastramento de servidores Ativos do Estado segue até o dia 30 de dezembro deste ano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.