Dra. Cláudia Cordeiro, alergologista da UPAE Garanhuns, alerta para correto diagnóstico e medicação
Nesta época do ano, quando as temperaturas são mais baixas e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, é muito comum gripes e resfriados, e todo mundo já tem o diagnóstico na ponta da língua: É uma virose. Na maioria das vezes já se indica um tratamento, remédios, simpatias, etc. Mas, é simples assim? Claro que não.

Os vírus podem entrar em contato com o nosso corpo de várias maneiras, a mais comum é pelas vias respiratórias, por isto, de maneira geral, devemos tomar medidas preventivas: Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, principalmente se alguém apresenta os sintomas; manter em dias as vacinas; ter bons hábitos de higiene; beber água tratada e alimentar-se bem. No geral, as viroses que causam gripes e resfriados duram um tempo determinado, caso perdurem mais que uma semana, nova visita a um médico deve ser feita.
Existem doenças como Zika, Chikungunya, Influenza, AIDS, Rubéola, Catapora, Febre Amarela, Salmonela, Rotavírus, Poliomielite, entre outras, que também são causadas por vírus. Viram a importância de consultar um médico?
A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parceria com a V GERES e Secretarias Municipais de Saúde.