quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Iterpe comemora 12 anos de existência com a marca de mais de 20 mil títulos de acesso à terra entregues a agricultores do Estado




O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) está comemorando 12 anos de existência alcançando uma importante marca: mais de 20 mil títulos de acesso à terra, gratuitos e com registro em cartório, entregues aos homens e mulheres do campo de todo o Estado, resgatando a dignidade e proporcionando segurança jurídica e social às famílias rurais. Dos mais de 20 mil títulos, foram emitidos e entregues aproximadamente 15 mil títulos de propriedade/domínio (títulos definitivos), resultado do trabalho da área de regularização fundiária rural, e 5 mil títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos com validade de 5 anos), da área de reordenamento agrário, voltados às famílias de agricultores que vivem em assentamentos do Estado.

Desde fevereiro de 2021, o órgão é comandado pelo presidente Henrique Queiroz, que tem trabalhado incansavelmente junto com sua equipe para ampliar o alcance da regularização fundiária em todo o Estado, conforme determinação do governador Paulo Câmara. Os resultados, conquistados através das articulações junto aos municípios, instituições parceiras e associações de agricultores familiares, trouxeram contribuições significativas na execução das ações de acesso à terra no Estado.

Através do Iterpe, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Estado também operacionaliza ações de aquisição de terra e investimentos produtivos, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, com o objetivo de permitir que agricultores tenham acesso à terra por meio de crédito com juros baixos. Outra ação do órgão é a discussão de medidas que visam minimizar e solucionar os conflitos fundiários no Estado.

CÂMARA DE GARANHUNS HOMENAGEIA JORNALISTA ALDO VILELA




Através da aprovação de um projeto de Resolução, por unanimidade de votos, a Câmara de Garanhuns concedeu homenagem ao radialista e jornalista garanhuense Aldo Vilela. O atual âncora do Grupo Globo, através da Rádio CBN Recife, foi agraciado com a Medalha Jornalista Ulisses Pinto, pelo Mérito Jornalístico. A comenda foi proposta pelo vereador Alcindo Correia (PTB).

Aos 49 anos, Aldo Vilela trabalha como radialista, jornalista, apresentador de TV e Professor Universitário. Ele começou sua trajetória como comunicador na antiga Rádio Difusora de Garanhuns (atual Rádio Jornal), como locutor esportivo. Na emissora local, Aldo também atuou, com destaque, como Operador de Áudio e Locutor, tanto que foi transferido para a Rádio Jornal Recife.

Com passagens pela TV Jornal; TV Tribuna; Estação TV; TV Clube e Sistema Jornal do Commercio, atualmente Aldo Vilela integra a equipe da CBN Recife, onde comanda o programa CBN Total.

“Aldo Vilela sempre ressaltou suas origens, registrando com orgulho as potencialidades do nosso Município nos canais de comunicação em que trabalhou. Trata-se de uma justa homenagem prestada por Garanhuns, através da Câmara de Vereadores”, avaliou o vereador Alcindo Correia. A data de entrega da comenda ao jornalista Aldo Vilela será definida pela presidência da Casa.

Colégio Santa Joana D'Arc investe durante o ano inteiro em leitura com Projeto Voe Alto





Sabendo que a leitura tem grande importância na vida social e cultural das crianças, além de despertar com mais ênfase para o conhecimento, ainda estimula a criatividade, a larga imaginação e exercita a memória cada vez mais.

Alunos do colégio Santa Joana D'Arc são contemplados com o projeto de leitura voe alto contendo 04 paradidáticos com obras literárias assinadas por autores consagrados do sistema positivo de ensino. Além do projeto de leitura, em 2022 todos os alunos terão acesso à árvore de livros com mais de 800 títulos de leitura dentro das diversas faixas etárias.

Através do acesso à leitura os alunos se destacam nas atividades e propostas sociais/culturais e cognitivas.

Seja um bom leitor(a), faça parte dessa grande família.

Forças de segurança de Pernambuco recebem novo sistema de comunicação




O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (03.11), o novo sistema de comunicação via rádio das Forças de Segurança de Pernambuco. Os 669 novos radiocomunicadores e as 12 torres de transmissão com sistema tetra, foram adquiridos a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com um investimento de R$ 8,1 milhões, o sistema passará a operar a partir de dezembro deste ano em 54 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, sendo gradualmente implantado em todo o território estadual.

“É muito importante ampliarmos o uso de ferramentas de tecnologia da informação. Esses rádios são modernos e estão dentro do que há de mais importante em termos de comunicação no âmbito das forças policiais”, destacou Paulo Câmara, acrescentando que a radiocomunicação digital – em substituição ao atual formato analógico – permitirá uma troca de informações mais segura entre os profissionais que atuam nas ruas e os centros de comando e controle de segurança pública.

Com a digitalização, o sistema ganha mais agilidade, integrado ao GPS, tornando possível saber, em tempo real, onde foram utilizados os rádios, os dias, horários e coordenadas geográficas. Além disso, as conversas serão auditáveis e as gravações podem ser recuperadas quando necessário. O interior foi escolhido para iniciar a implantação por ser, atualmente, a região com mais dificuldades em telecomunicações.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, a rede digital abre um leque de possibilidades muito grande. “Em um futuro próximo, queremos que o boletim integrado que lançamos há alguns dias, seja lavrado no próprio rádio do policial. Isso é um ganho tecnológico muito grande e ficamos independentes de operadoras de telefonia. Com isso, outras consultas e a própria comunicação entre todas as operativas da SDS se dará com mais qualidade e tecnologia”, ressaltou.

A iniciativa promoverá ainda a integração entre as Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar, permitindo a participação de outros órgãos, como as guardas municipais e o Samu. O objetivo é buscar mais eficiência na repressão e na apuração das infrações penais, ao mesmo tempo em que otimiza recursos e torna mais céleres os serviços prestados à sociedade.

Também estiveram presentes à solenidade de lançamento o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Rogério Coutinho; além do chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, e o perito criminal Paulo Cauás, representando a Polícia Científica.

Brasil assina acordos contra desmatamento e emissão de metano




Pressionado pelos EUA, o Brasil assinou ontem na COP26 um acordo para cortar 30% das emissões globais de metano até 2030. No país o agro é responsável por 70% das emissões do gás, um dos principais do efeito estufa.

O Brasil também aderiu na COP26 a acordo para zerar o desmatamento até 2030. Em troca deve receber parte dos US$ 19,2 bilhões de fundos para financiar a preservação das florestas, combate a incêndios, reflorestamento e proteção de territórios indígenas. Chamado de Declaração de Florestas, o acordo tem uma página e sinaliza apoio ao comércio agrícola livre de desmatamento.

Pontos do acordo:
  • proteção a povos indígenas como 'guardiões da floresta';
  • promoção de uma cadeia ambientalmente sustentável de oferta e demanda de commodities;
  • financiamento para promoção de economia verde;
  • defesa de regulamentações que limitem financiamento e comércio internacional de produtos ligados ao desmatamento.
Os países que assinaram a declaração em Glasgow contêm 85% das florestas do mundo - mais de 33 milhões de quilômetros quadrados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.