terça-feira, 30 de agosto de 2016

Romário Dias faz homenagem a Eduardo Campos



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, em Palmares, na Mata Sul do Estado. Na manhã desta terça-feira (30), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, por unanimidade, o parecer do deputado estadual Romário Dias (PSD) favorável a que a Barragem de Serro Azul passe a se chamar Governador Eduardo Henrique de Accioly Campos.

“Essa barragem é importantíssima e vem para melhorar o abastecimento de água em parte da Região Metropolitana, como no Recife e Cabo de Santo Agostinho. Eduardo Campos deu muita ênfase, em seu governo, para que o reservatório fosse construído e chegasse à sua conclusão. É mais que justa essa homenagem”, explicou Dias.

Após a aprovação na CCJ, o Projeto de Lei Nº 962/2016, que determina a denominação da Barragem de Serro Azul, segue para a análise em mais duas comissões da Alepe: Administração Pública e Educação e Cultura. A proposta é de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB).

FLIPO contará com escritores e artistas de Garanhuns



A praia de Porto de Galinhas recebe de 1º a 4 de setembro a Festa Literária Internacional do Ipojuca (Flipo), pelo quarto ano seguido. O evento literário já faz parte do calendário cultural pernambucano com a presença de escritores brasileiros em mais de 80 palestras, painéis, conferências, debates, lançamentos e shows.

A programação segue o tema Literatura e Mudança e tem atividades para todas as idades e gostos, como o universo místico da cultura literária, com um espaço específico para a apresentação e discussão de temas esotéricos e um olhar sobre o vegetarianismo e o veganismo.

Durante os quatro dias do evento, serão abordados temas como A Mudança Literária no Século XX, pelo escritor Raimundo Carrero; Ler para Transformar o Mundo, por Sérgio Santos; 400 anos da Morte de Cervantes, por José Alberto Poza e Francisco Dacal. Também será prestada homenagem ao poeta Marcus Accioly e debatida a contribuição das mulheres que mudaram a história de Pernambuco.

Alexandre Santos, presidente da UBE-PE, e
Renato Siqueira, da UBE Garanhuns
GARANHUNS 

O recém inaugurado núcleo da UBE - União Brasileira de Escritores, em Garanhuns, estará representada na FLIPO por diversos escritores e artistas, a exemplo de Wagner Marques, Sandoval Ferreira, Ronaldo Cesar e o presidente local, José Renato Siqueira, que é, inclusive, um dos coordenadores do evento em Porto de Galinhas. Os garanhuenses vão apresentar palestras e momentos culturais durante o evento.

Outros escritores garanhuenses, a exemplo de Luzilá Gonçalves, são figuras obrigatórias nos eventos literários no estado, por suas referências para as letras do estado.

Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO)
Data: 1º a 4 de setembro
Local: Palco das Piscinas Naturais, Palco Estação do Sol e Rua da Esperança, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)

Ex-Alunos do Ginásio do Arraial realizam festa dos 60 Anos do Colégio




Ex-alunos do saudoso Ginásio do Arraial, depois Monsenhor Adelmar, e hoje chamado pela sigla CMA, realizam, em parceria com a direção, uma festa em comemoração aos 60 anos do colégio. 

A festa acontece no sábado, dia 08/10, das 12h às 19h; 
O ingresso para ex-alunos será a aquisição da camisa, no valor R$50; 
O ingresso dará direito a feijoada e caldinho do chalé; Música ao vivo das 12h às 16h e Dj das 16 às 19h; 
Cada um fica responsável por sua bebida; 
Os convidados serão bem-vindos, mediante ingresso que será vendido na semana que antecederá o evento;
O valor arrecadado com a venda das camisas e ingressos dos convidados, será destinado a pagar as despesas da festa. Haverá a doação de de 1kg de alimento por pessoa, para doação.

As vendas dos "VALE-AMISA" já começaram, e são limitados!!! 

Pontos de Venda: Posto Castelinho, República do Café, CMA ou com um dos representantes da comissão! 

BREVE HISTÓRIA CANTADA DO MESTRE DOMINGUINHOS - Com Ronaldo Cesar





Amigos, é com alegria que anuncio mais um projeto, trata-se de um recital, ao lado do Mestre Tuxinha da Sanfona, entitulado: BREVE HISTÓRIA CANTADA DO MESTRE DOMINGUINHOS.

No palco, contamos através da sua música, e como diz o título, uma breve história de José Domingos de Morais, depois Neném e por fim Dominguinhos, o Mestre.

E a alegria é ainda maior. Recebemos o convite dos realizadores da Festa Literária do Ipojuca (FLIPO), que acontece este final de semana em Porto de Galinhas, através da UBE Garanhuns, para iniciar por lá este projeto. Portanto, já começamos com o pé direito e o dedo dedilhando a sanfona.

Estaremos levando este recital para escolas, associações e outras instituições que queiram ouvir a música genial do nosso Mestre Conterrâneo.

HECATOMBE: Fatos históricos que marcaram Garanhuns

Um dos coordenadores da Comissão da Hecatombe, o escritor e historiador Cláudio Gonçalves, fez uma enquete no blog da comissão, para que as pessoas pudessem dizer que fato é mais importante na história de Garanhuns. E foi justamente a tragédia de 1917 a mais citada, confiram:



RESULTADO DA ENQUETE - FATO MAIS MARCANTE DA HISTÓRIA DE GARANHUNS: 

Hecatombe de Garanhuns em 1917: 46% 
Inauguração da Estação Ferroviária em 1887: 16% 
A doação de Simôa Gomes à Irmandade da Almas em 1756:13% 
Criação do Município pela Carta Régia de 1811: 10% 
A inauguração da Rádio Difusora de Garanhuns em 1951: 6% 
O Assassinato do Bispo Dom Expedito Lopes em 1957: 6% 
Criação do Festival de Inverno: 3%

Para saber mais sobre a Hecatombe, clique nos links abaixo:








Caravana do Detran em Garanhuns

A partir desta terça-feira, 30, a cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado, recebe a Caravana de Educação Detran nos Municípios. A ação é realizada pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE e supervisionada pela equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito, tendo o objetivo de ampliar a participação do órgão nas cidades do interior pernambucano.

Entre as atividades realizadas estarão capacitações para os Centros de Formação de Condutores, palestras educativas em escolas, formação de professores, Blitz educativa e DETRAN Móvel. Além disso, os motociclistas da região poderão participar do Curso de Pilotagem Defensiva, dividido entre aula teórica e prática. Para isso, basta acessar o site www.detran.pe.gov.br e fazer a inscrição.

Na atuação da blitz educativa estarão presentes os agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, artistas educadores da Turma do Fom-Fom, educadores do DETRAN-PE e Universidade de Pernambuco - UPE com alunos do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Na ocasião serão apresentados os riscos de acidentes mais comuns e formas de prevenção por parte dos motoristas.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, o Órgão vem investindo na educação no trânsito. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente de motos, que só torna possível quando atrelado a fiscalização prévia, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito”, destaca.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.