segunda-feira, 12 de novembro de 2018

LUZES DE NATAL: É POSSÍVEL DECORAR COM ECONOMIA DE ENERGIA E SEGURANÇA

Celpe dá dicas de como caprichar na decoração de Natal sem que as luzes pesem na conta de energia e também orienta sobre os cuidados de segurança na hora de decorar

O Natal está chegando e, com ele, toda a energia e a magia que este período do ano proporciona. É no início de dezembro que começamos a ver as residências e comércios enfeitados com decorações natalinas. As luzes, conhecidas como pisca-pisca, são os enfeites favoritos. Mas eles também representam um incremento no valor da conta de energia. Por isso, a Celpe dá uma dica importante de como caprichar na decoração e, ainda assim, economizar.

O segredo é optar pelas luzes com lâmpadas de LED. A título de comparação, cerca de 100 mini lâmpadas convencionais possuem em média uma potência de 35W, enquanto a mesma quantidade de lâmpadas de LED possui potência média de 5W, sete vezes menor. Elas são um pouco mais caras, mas também duram até seis vezes mais e são mais eficientes, consumindo menos energia, o que impacta diretamente no bolso do consumidor. Outra dica bacana é desligar os pisca-piscas quando não tem ninguém em casa ou quando todos estiverem dormindo.

Decoração Segura

Ao decorar a casa, é preciso estar atento, principalmente, à segurança. “Em áreas externas, como fachadas de casas, é muito importante tomar cuidado ao subir em estruturas como escadas ou usar ferramentas com hastes metálicas durante a decoração, pois, o contato acidental com a rede elétrica pode provocar choques que levam à morte”, explica Rosylaina dos Santos, gerente de Segurança do Trabalho e Saúde da Celpe. Uma regra simples: é nunca utilizar postes ou fiações para apoiar enfeites natalinos.

Dicas de Segurança

- Não utilize benjamins, nem sobrecarregue o circuito da tomada. Isso pode superaquecer os fios e causar incêndios ou curtos-circuitos;

- Não faça emendas nos fios da iluminação de Natal;

- Evite contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis ou metalizados;

- Mantenha a árvore natalina distante de objetos que possam pegar fogo, como cortinas, lareiras ou outras fontes de calor;

- Não feche portas e janelas sobre a fiação.

Confira que bela atividade promoveu o CSJD no centro de Garanhuns



No último sábado, 10, alunos e professores do Colégio Santa Joana D'Arc realizaram uma atividade educativa com a população em geral, na Av. Santo Antônio, na Praça Luís Jardim. 

O trabalho desenvolvido faz parte da proposta do XVIII Momento Cultural que incentiva e promove mudanças significativas na vida do ser humano.

"...E ainda temos muito mais, a exemplo do grandioso momento com o Pe. Arlindo na próxima quarta-feira (14/11) às 19h na quadra do colégio." - promove a assessoria do CSJD.

Para conferir mais

População de 19 municípios do Agreste Meridional será beneficiada Regularização Fundiária


O Instituto de Terra e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) está alavancando as ações de acesso à terra no Agreste Meridional, por meio do novo convênio da Regularização Fundiária firmado entre o Estado e a União, que visa beneficiar a população rural da região com títulos de propriedade, documentos que legitimam a utilização da terra de forma definitiva. A primeira etapa do processo foi iniciada, este mês, por meio da contratação dos serviços de medição de mais de 20 mil hectares de terras nos municípios da região.

Do total dos 3,5 milhões do convênio voltados à Regularização Fundiária no Sertão do Pajeú e no Agreste Meridional, R$ 389.367,00 serão destinados aos trabalhos de localização e mediçãodas posses, que serão executados pela empresa Seta Serviços Técnicos e Agrimensura nos municípios da região. Os municípios contemplados no Agreste Meridional são: Garanhuns, Jupi, São João, Lajedo, Palmerina, Angelim, Canhotinho, Jurema, Calçado, Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Paranatama, Saloá, Iati, Caetés, Correntes, Lagoa do Ouro e Jucati.

“A emissão dos títulos de propriedade envolvem diferentes etapas, uma das primeiras é o processo de georreferenciamento, mediação que proporciona com maior exatidão a realidade da malha fundiária e capacita o Estado de Pernambuco em emitir os títulos de propriedade com as peças técnicas de forma atualizada. Durante a etapa de mediação, o Iterpe será o órgão fiscalizador dos trabalhos das empresas licitadas”, explicou o presidente do órgão, André Negromonte.

O trabalho que visa promover o desenvolvimento regional e reordenamento agrário no Estado através da legalização dos imóveis rurais teve a ordem de serviço firmada durante solenidades realizadas nos municípios de Jucati e Santa Terezinha, respectivamente nos dias 31/10 e 08/11. O convênio prevê o alcance do trabalho em uma área de aproximadamente 53.572 hectares de terras, englobando o Agreste Meridional e o Sertão do Pajeú, com o objetivo de contribuir para a dignidade de 3,5 mil famílias rurais em Pernambuco.

A Magia do Natal No App Garanhuns



O aplicativo Garanhuns é pioneiro em toda história da cidade, onde oferece ao seu público um guia virtual completo para facilitar o passeio e o acesso a serviços considerados básicos. Dentre todas as funcionalidades existentes no App Garanhuns, está sendo disponibilizada uma aba especial para o evento “A Magia do Natal”, nesta aba o usuário terá acesso ao conteúdo completo previsto para acontecer durante a festividade. 

Para os interessados em participar da Magia do Natal, o App Garanhuns contém notícias como: “Programação”, “Atrações”, “Informações”, “Onde Ficar” entre outras. E para quem procura por um bom lugar para fazer refeições e uma loja para fazer compras, o aplicativo exibe de forma simples todos os pontos da cidade através dos campos “Onde Comer & Beber” e “Onde Comprar”. 

O aplicativo Garanhuns é gratuito e está disponível nas versões iOS e Android. 

 O projeto do aplicativo Garanhuns é desenvolvido pela Arretada Comunicação desde 2014, em um trabalho que transparece excelente profissionalismo, além de conhecimento real da cidade de Garanhuns e do público que à procura.

Empate e algum alívio pro Sport- Jornal do Commercio


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.