DR. ELENÍLSON LIBERATO

DESTAQUES DO BLOG

quarta-feira, 17 de julho de 2019

AGENDA do governador Paulo Câmara desta quinta-feira, em Garanhuns e Bom Conselho



AGENDA do governador Paulo Câmara desta quinta-feira, 18 de julho

10h – Reunião do Pacto Pela Vida
Local: Hotel Tavares Correia - Av. Rui Barbosa, 296 – Garanhuns/PE

15h – Cerimônia de inauguração da Escola Técnica Estadual Francisco de Matos Sobrinho
 – Rodovia PE-218 – Km 14 - Bom Conselho/PE

19h – Abertura do Festival de Inverno de Garanhuns
Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Avenida Afonso Pena, 85, São José – Garanhuns/PE

FIG 2019 TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS

Figuinho, voltado para o público infantil, é uma das novidades da 29ª edição do Festival


Entre outras atrações, pela primeira vez no FIG haverá uma programação voltada para as crianças no Palco Pombo Instrumental, nos dias 20, 21 e 27 de julho

Referência nacional quando o assunto é produção cultural para o público infantil, Pernambuco terá durante a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns uma novidade voltada para a criançada: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas, além de exibições de filmes, apresentações da cultura popular, teatrais, circenses e musicais. Em toda a programação do Festival, haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a garotada.

Uma programação inédita e que integra o Figuinho acontecerá durante as tardes dos dois sábados (20 e 27 de julho) no Palco Pombo / Instrumental do Festival (localizado no Parque Ruber Van Der Linden). Uma das atrações confirmadas para o primeiro sábado (20) é a Fada Magrinha, que revelou estar preparando um show especial para o Festival.

“Vamos mostrar no FIG nosso trabalho autoral misturado com o que Pernambuco tem de cultura, com frevo, caboclinho e maracatu, entre outras coisas. É importante um espaço como esse porque mostra o potencial que Pernambuco tem na produção cultural pensada para as crianças. A ideia é que não só a criança seja convidada a entrar no universo, mas também toda a família”, explica a artista.

Quase que diariamente haverá na Praça da Palavra Jomard Muniz de Britto atividades como contação de histórias para crianças, além de alguns lançamentos de livros infantis ao longo da programação do FIG. Na Casa do Saber, entre os dias 22 e 26 de julho, as crianças e seus familiares poderão participar da Oficina de Cinema de Animação, com o Ponto de Cultura A Saga do Audiovisual e Cidadania, do Mestre Lula Gonzaga, também Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Outras Palavrinhas levará artistas da cultura popular e contadoras de histórias para interagir com o público infantil. No dia 27 de julho, haverá a participação de duas atrações de Garanhuns: o Reisado Mirim da Convivência, com a presença do Mestre Luiz Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco; e a educadora Yale Feitosa, que é gestora de bibliotecas comunitárias na cidade.

Já a lona de circo montada no Parque Euclides Dourado é um dos polos que mais envolvem a garotada, e tem a expectativa de atrair milhares de crianças (de todas as idades) durante as apresentações. Uma novidade este ano é que o FIG terá sessões em dobro nos dois sábados (20 e 27) e no domingo (21) do festival, às 14h e 16h. Os ingressos serão distribuídos pela manhã, às 10h, na própria lona.

No domingo (21), por exemplo, haverá a Mostra de Números Circenses com várias apresentações com a participação da Escola Pernambucana de Circo (EPC), que já participou de 15 edições do festival. “Na mostra a gente vai ter dois palhaços, Anito e Aninha, costurando os números. E vamos ter Maria Caroline, que vai apresentar um número de lira com contação de história”, explica Fátima Pontes, gestora da EPC, que atualmente atende a 100 crianças e adolescentes do Recife.

Há ainda opções de espetáculos teatrais no Teatro Luiz Souto Maior, onde duas peças infantis podem ser assistidas por toda a família: “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” (PR), no domingo (21); e “Tagarelando” (RJ), no sábado (27), ambas às 11h.

Serviço
Figuinho no Palco Instrumental
Parque Ruber Van Der Linden
20 e 27 de julho | 14h às 17h

Praça da Palavra Jomard Muniz de Brito
Atividades diárias

Teatro-infantil – Teatro Luiz Souto Dourado (Av. Afonso Pena, 85 – São José, Garanhuns – PE)
“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” (PR), no domingo (21); e “Tagarelando” (RJ), no sábado (27), ambas às 11h

Lona de Circo do FIG
Parque Euclides Dourado
20 a 27 de julho


FIG 2019 - FESTIVAL CONTA COM GRADE DE FORMAÇÃO CULTURAL QUE ENVOLVE OFICINAS, SEMINÁRIO E PLATAFORMA SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL




Desde suas origens, o Festival de Inverno de Garanhuns também é um espaço para a troca de conhecimentos, saberes e experiências diversas. Oficinas, workshops, seminários e encontros diversos estarão acontecendo durante os dias do festival, em espaços diversos. Todos com entrada gratuita. Para participar da Plataforma FIG e do Seminário Arte Contemporânea em Debate não precisa inscrição, basta chegar e assistir. Já para as demais oficinas (com exceção das oficinas que acontecem na Funase, na Praça da Palavra e no Castainho), as inscrições podem ser feitas pelo email oficinasfig2019@gmail.com. A partir desta segunda segunda-feira (15), as inscrições também podem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87)3762-7077/3761-1910. 

PLATAFORMA FIG - A Plataforma FIG acontece de 24 a 27 de julho, no Auditório do Hotel Garanhuns Palace. Um espaço de circulação da produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios. Lugar de diálogo, de troca de conhecimento, experiências e informações, fomentando uma análise do mercado atual e novos possíveis formatos. Este ano, a Plataforma FIG tem como foco a construção de pontes entre o Brasil e seus países vizinhos, fortalecendo o reconhecimento do Brasil como um país latino-americano e a exportação da cena pernambucana para esses países.

SEMINÁRIO - Outra ação importante de formação dentro do FIG, uma iniciativa inédita deste ano, é o Seminário Arte Contemporânea em Perspectiva. O evento acontece dias 19 e 20 de julho, na Sala Jaime Pincho, no Sesc Garanhuns. O Seminário - composto por quatro mesas (ver serviço abaixo) é uma abordagem transdisciplinar sobre os desafios da arte, nas mais variadas linguagens: cinema, teatro, dança, literatura e artes plásticas. A proposta é que cada convidado, a partir das mais variadas vivências, apresentem questões que considerem urgentes e compartilhem com o público sobre a arte que se faz nos dias de hoje. O Seminário é aberto ao público, sujeito a lotação do espaço. 

OFICINAS - Diversas oficinas de formação também fazem parte da grade do FIG este ano. Espaço como a Casa dos Saberes, Castainho, Funase e a Praça da Palavra abrigarão diversas formações, todas com inscrição gratuita, por meio do email oficinasfig2019@gmail.com. As inscrições também podem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti). 

“A gente montou uma grade de oficinas este ano bem diversa. Algumas que são da área da economia da cultura, que é o caso da Plataforma FIG, mas temos também um elenco de oficinas definido a partir de demandas apontadas em fóruns, encontros, conferências realizadas pela Secult e Fundarpe, e que identificaram carências”, ressalta Tarciana Portela, gerente de Formação da Secretaria de Cultura e responsável pela área de formação cultural do FIG. 

Na área da economia da cultura, destaque para a oficina de Rômulo Alves e Myriam Taubkin. Rômulo é autor do livro O Avesso da cena, uma referência para temas da produção e gestão cultural. Myrim Taubkin, produtora, artista e diretora musical, irá ministrar oficina voltada para músicos e produtores profissionais, sobre construção de carreiras e espetáculos ao vivo. “Além dessas duas, temos um conjunto de outras oficinas bem importantes no sentido da gestão e da produção cultural no FIG, como oficina de roadie, sonorização para espetáculos e até mesmo animação”, destaca Tarciana Portela. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FORMAÇÃO CULTURAL NO FIG 2019
clique aqui

Governo de Pernambuco inaugura Escola Técnica Estadual em Bom Conselho



O Governo de Pernambuco realiza, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, a entrega oficial da Escola Técnica Estadual (ETE) Francisco de Matos Sobrinho, em Bom Conselho. A solenidade de inauguração será realizada na presença de estudantes e demais membros da comunidade escolar nesta quinta-feira (18), às 15h.

Na sexta-feira (19), a ação na região contempla também a inauguração da Escola Municipal Professora Mirna Maria Calado Tenório, em Brejão. A construção da unidade de ensino é fruto de convênio entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, e a prefeitura de Brejão.
SERVIÇO
Inauguração da Escola Técnica Estadual Francisco de Matos Sobrinho
Quando: quinta-feira (18), às 15h

Endereço: PE 218, KM 14, s/n - Bom Conselho

Ações do DETRAN-PE no Festival de Inverno de Garanhuns 2019



O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, por meio das Diretorias de Engenharia, Operações e Coordenadoria de Educação para de Trânsito, vai levar para o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG, que acontecerá de 18 a 27 de julho, ações de serviços e educativas, além da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”.

Dez funcionários da Diretoria de Operações estarão com o Detran Itinerante, que consiste em um equipamento que oferece abertura de serviços. O veículo, climatizado, conta com três guichês onde os técnicos fazem o atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, onde estão sendo oferecidos emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito, levará 10 técnicos de educação, que irão abordar o público na Abertura Oficial do Festival de Inverno, distribuição de bafômetros descartáveis, entregando material educativo contendo dicas de boas práticas no trânsito, demonstração do uso correto da cadeirinha e prestação de serviços do Detran Itinerante, além de Blitz Educativa para Motociclistas – Orientação quanto ao uso dos equipamentos de segurança, sob o título “Motociclista Consciente” e entrega de Chaveiro “Cordão”.

Já na Operação Prevenção, os agentes de trânsito disponibilizarão o etilômetro para as pessoas, que estão participando das festividades façam o teste de alcoolemia, “ANTES DE PEGAR O VEÍCULO”, e, caso seja constatado o uso do álcool, será solicitado aos motoristas que passem a chave do carro para quem não bebeu. Serão designados para o FIG, 80 agentes de trânsito, 5 viaturas, 1 guincho e 5 motos para atuarem, também, na fluidez do trânsito.

Serão parceiros do DETRAN-PE, a Secretaria Estadual de Saúde (Operação Lei Seca), os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Polícia Militar – PM e Guarda Municipal de Garanhuns).

Sesc inaugura obra de mais de R$ 1 milhão em Garanhuns





Cumprindo o planejamento de investimentos em Pernambuco, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, vai inaugurar a nova academia de musculação e ginástica do Sesc em Garanhuns. A solenidade acontece na próxima quarta-feira, às 20h, e contará com a presença de autoridades e convidados, e inclui a realização da 16ª edição da Noite de Queijos e Vinhos.

Orçada em mais de R$ 1,2 milhão, a academia receberá o nome de Edelson José Cruz de Lima, ex-professor de esportes da unidade e que desenvolveu iniciativas de inclusão social e de pessoas com deficiência. Entre os projetos, estavam campeonatos de vôlei e basquete com surdos mudos e cadeirantes. “Infelizmente, seu trabalho foi interrompido ao ser assassinado, mas esta homenagem é uma luta para que seus ideais permaneçam vivos em todos nós e seu nome fique gravado em Garanhuns”, comenta Bernardo.

O novo espaço foi ampliado e passou dos 175 metros quadrados para 473, com expectativa de aumentar em 20% o volume de frequentadores do lugar e a oferta do Day Use, novo serviço que permite que visitantes pratiquem atividades em dias avulsos. O valor investido contemplou novos projetos de iluminação, desde novas luminárias até a abertura de novas janelas, revestimento do piso, lanchonete, novos vestiários, banheiros e guarita. As obras tiveram início no segundo semestre de 2018.

Após a apresentação da academia, que terá a presença da família do patrono, os convidados vão participar da 16ª edição da Noite de Queijos e Vinhos, às 21h. A festividade, realizada pelo Sistema Fecomércio, é uma tradição criada pelo ex-presidente Josias Albuquerque, que reúne a sociedade garanhuense no Sesc, antecedendo a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns.

Parceiro do FIG, o Sesc vai oferecer atividades gratuitas ao público na unidade e em espaços públicos. A programação, que inclui exposições, ações formativas, apresentações culturais, projetos de incentivo à leitura, entre outras, está disponível no site: www.sescpe.org.br.

Matrículas – O período de matrículas para os interessados em prática de atividades na academia de ginástica e musculação do Sesc está aberto. Neste mês de julho, a inscrição é direcionada aos alunos veteranos, que devem ir ao Ponto de Atendimento da unidade. Para novas turmas, o período para agendamento online acontece nos dias 1º e 2 de agosto pelo site www.sescpe.org.br.

DIRETO DE BRASÍLIA / Garanhuns, Capital do Inverno Nordestino

foto: Blog VeC Garanhuns

Garanhuns, já nacionalmente conhecida como Terra das Sete Colinas, Suíça Pernambucana, Cidades das Flores, ganha mais uma nomenclatura com forte apelo turístico: Capital do Inverno Nordestino.

Uma das cidades do Norte e Nordeste com as temperaturas mais baixas, principalmente nesta época do ano, quando pode baixar de 10º nas madrugadas, e de dia fica sempre entre 15º e 20º, Garanhuns tem na névoa e na garoa o embelezamento natural da cidade, conhecida por seu clima frio, já cantada na música de Onildo Almeida gravada por Gonzagão, "Onde o Nordeste Garoa". Sobre o Planalto da Borborema, há cerca de 1000m acima do nível do mar, Garanhuns tem 140 mil habitantes, ampla rede hoteleira e gastronomia, comércio, serviços, com excelentes polos de educação e saúde.

O reconhecimento do inverno como aspecto turístico não é de hoje, há muito é instância de férias para a região, com destaque para as capitais Recife e Maceió, porém, a criação do Festival de Inverno de Garanhuns deu outra visão, impulsionou o turismo e se tornou ainda mais atraente, realizando a maior Festa Cultural do país, em um investimento quase que totalmente bancado pelo Governo do Estado, que este ano chega aos R$ 8 milhões. São mais de 500 atrações espalhadas em 21 polos, desde grandes artistas nacionais, a circo, dança, mamulengo, instrumental, literatura, fotografia, e por aí vai.

Projeto de lei de Fernando Rodolfo declara Garanhuns a Capital do Inverno Nordestino 

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) apresentou projeto de lei declarando Garanhuns a Capital do Inverno Nordestino. O PL 4115/2019, que será votado, inicialmente, na Comissão de Cultura, foi protocolado para coincidir com a 29ª edição do Festival de Inverno, que começa nesta quinta-feira e vai até o próximo dia 27, com centenas de atrações em 21 polos de espetáculos. 

Em discurso no plenário, Rodolfo, nascido em Garanhuns, afirmou que a cidade é pujante e se caracteriza pela especificidade do clima temperado num Nordeste tropical. Lembrou que o título de “Suíça Brasileira” é de 1979, originado de uma música do compositor caruaruense Onildo Almeida, “Onde o Nordeste Garoa”, imortalizada por Luiz Gonzaga. 

Na justificativa do projeto de lei, o deputado pernambucano informa que o clima da cidade é classificado como tropical de altitude, com temperaturas médias anuais de 21 graus, chegando a 10 graus nos meses mais frios, como agora, em julho. 

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.