domingo, 15 de março de 2020

Paulo Câmara comanda reunião com secretariado, Poder Judiciário e outros órgãos de Pernambuco sobre Covid-19

Os encontros foram realizados para que as instituições tomassem conhecimento das ações estaduais de enfrentamento ao coronavírus e para escutar a demanda de cada secretaria estadual



O governador Paulo Câmara reuniu, na manhã deste domingo (15.03), no Palácio do Campo das Princesas, membros do Poder Judiciário e de outros órgãos de Pernambuco para apresentar as medidas que o Governo do Estado vem tomando em decorrência do enfrentamento ao coronavírus.

À tarde, o chefe do Executivo estadual reuniu novamente todo o secretariado estadual dando sequência às ações de acompanhamento diário relacionadas ao Covid-19. Na ocasião, Paulo detalhou as iniciativas que podem ser adotadas nos próximos dias em diferentes áreas da gestão.

Uma das medidas anunciadas neste domingo pelo governador foi a suspensão das aulas das unidades de ensino da Rede Estadual que estão no Recife, seguindo a orientação da autoridade sanitária municipal. Além disso, o governador irá se reunir com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) para discutir o calendário escolar, além da AMUPE para avaliar a situação do interior do estado.

NOTA / SES-PE E HOSPITAL DOM MOURA



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, até a manhã deste domingo (15.03), não foi notificada de nenhuma suspeita do novo coronavírus em Garanhuns ou em qualquer outro município da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Ou seja, o Hospital Regional Dom Moura não realizou atendimento de paciente suspeito para a doença.

Em relação ao que vem circulando na região, a direção do Hospital Dom Moura informa que o paciente de 78 anos atendido na unidade no último sábado (14.03), quando também foi a óbito, não tinha a sintomatologia específica para o covid-19. Além disso, o IML Recife já expediu a declaração de óbito do idoso, que traz outra causa para o ocorrido - as informações desse documento são sigilosas e repassadas apenas aos familiares.

Por fim, a SES-PE e o Dom Moura reforçam a importância da população e dos veículos de comunicação não propagarem boatos ou fake news, se atentando às informações dos órgãos oficiais para, com isso, não trazer pânico e desinformação para o público. A SES e o Dom Moura reforçam seu compromisso com as ações relacionadas ao covid-19 e em manter os pernambucanos informados diariamente sobre as notificações relacionadas à doença. 

Imprensa da SES / PE

NOTA OFICIAL / Paixão De Cristo de Nova Jerusalém é adiada para setembro

Em cumprimento as medidas preventivas adotadas, neste sábado, 14, pelo Governo do Estado de Pernambuco com o objetivo de combater a expansão do contágio pelo coronavírus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova resolveu adiar a temporada 2020 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que seria realizada de 4 a 11 de abril, para o período de 2 a 7 de setembro de 2020.

A STFN informa que os ingressos e os pacotes de hóspede interativo da Pousada da Paixão já adquiridos continuam válidos para a temporada que será realizada em setembro. Com relação a reembolso dos valores de ingressos já adquiridos, a STFN em breve dará orientações.

Esta será a primeira vez em 53 anos de história que o espetáculo deixará de ser realizado na Semana Santa. “Será um grande desafio para todos que fazemos a Paixão uma vez que a mudança de data implicará na repactuação de muitas parcerias que envolvem o elenco de cerca de 450 atores e figurantes, equipe técnica e Governo do Estado, afirma Robinson Pacheco, presidente da STFN.

“A Nova Jerusalém, construída pelos meus pais Plínio e Diva Pacheco, é resultado de uma semeadura regada com suor e lágrimas que fez brotar um fruto de valor inestimável para a cultura, o entretenimento e celebração da fé dos pernambucanos. As lutas, portanto, fazem parte da nossa história. Por isso vamos para mais essa batalha realizando o dobro do esforço normal a fim de entregar ao público um espetáculo digno da tradição e do prestígio conquistado pela Nova Jerusalém ao longo de sua história”, destacou Pacheco.

A direção do espetáculo já iniciou o entendimento com os artistas convidados a fim de garantir a participação de todos na temporada que será realizada em setembro. No elenco principal deste ano figuram os artistas Caco Ciocler (Jesus), Edson Celulari (Herodes), Christine Fernandes (Maria), Juliana Knust (Madalena) e Sérgio Marone (Pilatos), além da destacada influenciadora digital Thaynara OG, que fará o papel de Herodíades.

Nota Oficial do Governo sobre aulas na Rede Estadual de Educação





Nota Oficial - atualizado em 16/03, às 21h30

Ônibus, terminais e estações também receberão intervenções, com a higienização triplicada
O governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus, diante do aumento dos casos confirmados no Estado. Subiu para 18 o número de pessoas infectadas em Pernambuco pelo novo vírus em circulação. Por conta disso, o Governo decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, já a partir da próxima quarta-feira (18), por tempo indeterminado.
Na entrevista, o governador detalhou o crescimento dos casos e as medidas adotadas: "Desses dez novos casos, três foram de transmissão local. Nós tínhamos apenas um desse modo, e passamos, portanto, para quatro. Os demais casos são de pessoas que estiveram em locais fora de Pernambuco e adquiriram o vírus naqueles locais, ou seja, importados. Na data de hoje, tivemos dois casos em Jaboatão dos Guararapes e um caso em Belo Jardim, de uma pessoa que tinha estado no exterior e contraiu o vírus lá, mas é residente naquele município do Agreste”, explicou Paulo Câmara.
O governador também informou as medidas tomadas em relação ao transporte público, segundo ele, após uma reunião com as concessionárias e permissionárias de ônibus e donos de empresas. “Foram acertadas medidas relativas à higienização dos coletivos ao final de cada viagem. Isso vai triplicar a higienização que hoje já é feita, e também vamos intensificar ações que já foram autorizadas, como a limpeza dos terminais e das estações, além de continuar e ampliar a campanha de conscientização junto aos usuários em relação ao transporte público", disse.
Paulo Câmara também sinalizou para um possível desfecho da situação do navio de cruzeiro Silver Shadow, que se encontra parado no Porto do Recife, em quarentena. “Tivemos diversas reuniões por telefone em relação ao cruzeiro, várias tratativas com o Ministério da Saúde e da Defesa. A nossa expectativa é de que amanhã (17) tenhamos uma solução para esse caso”, concluiu.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, apresentou os números da doença no Estado. Ao todo, foram 183 notificações, sendo 81 casos descartados, 81 em investigação e três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Segundo André Longo, no acompanhamento dessa enfermidade aqui em Pernambuco, outras medidas poderão ser tomadas, de acordo com a avaliação do cenário, que é feita diariamente pelo Governo do Estado. "Queria enfatizar o reforço necessário e o cuidado com os idosos, além das pessoas que têm doenças crônicas, como cardiopatias ou problemas renais, que precisam guardar um maior isolamento, uma maior restrição no convívio social", advertiu o secretário. Somam 19 os casos notificados de pessoas acima de 60 anos de idade em Pernambuco.
Estiveram também presentes à entrevista, ajudando a esclarecer as novas medidas, o procurador-geral do Estado, Ernani Médici, e os secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fred Amâncio (Educação) e José Neto (Casa Civil), bem como o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Justiça informa sobre prazo para tirar, transferir ou revisar título eleitoral


REPORTAGEM COMPLETA / Golar Power anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão em Pernambuco. Garanhuns será beneficiado.

Implantação de Terminal de Gás Liquefeito vai gerar 300 novos empregos




O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta sexta-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções com a empresa Golar Power para a implantação de um Terminal de Gás Liquefeito (GNL) no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com investimento privado de R$ 1,8 bilhão e a perspectiva de geração de 300 empregos diretos e indiretos, a planta deve começar a funcionar já no segundo semestre deste ano. O governador explicou a operação e destacou a importância da parceria, que vai interiorizar o gás natural em diversas regiões do Estado, além de estabelecer Pernambuco como um hub de abastecimento no Nordeste.

“Trata-se de um navio que será disponibilizado e chegará ao Porto de Suape. Com a chegada do gás nesse navio vamos, por transporte rodoviário – ou seja, em caminhões – leva-lo a várias cidades que ainda não dispõem dessa distribuição. Será uma nova oferta de gás que vai suprir várias cidades pernambucanas, uma solução importante para o desenvolvimento regional e do interior de Pernambuco”, argumentou Paulo Câmara. 

Segundo Paulo, o projeto chegará de imediato em municípios como Garanhuns e Petrolina, aumentando também a atuação nas Matas Sul e Norte. “É uma parceria importante e pioneira que, com certeza, dará frutos importantes”, concluiu.

O projeto prevê uma infraestrutura de suprimento de gás natural para geração de energia elétrica, além de atender as demandas das indústrias, comércio, postos de GNV/GNL e residências. Para isso, a Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) atuará em parceria com a empresa para interiorizar o gás natural, levando para regiões do Estado que ainda não são atendidas pelas redes de distribuição tradicionais.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, classificou o projeto como mais um investimento a favor do crescimento de Pernambuco. "Ao longo do tempo, o Governo do Estado tem se preparado para montar essa infraestrutura. Em ação com a Golar, a Copergás e o Complexo de Suape, conseguimos agora viabilizar este investimento importante, que vai trazer competitividade para todo o Estado", assegurou Schwambach.

A instalação do terminal vai desenvolver a economia das cidades do interior de Pernambuco e do Nordeste, em regiões não atendidas por gasoduto, uma vez que o fornecimento de gás natural nesses lugares será realizado pelo modal rodoviário, através de ISO-Contêineres (small scale). A Golar Power Brasil promove a interiorização do GNL no País por meio de um plano estratégico que contempla o Nordeste como região prioritária para a distribuição em pequena escala.

Para o CEO global da Golar Power, Eduardo Antonello, o incremento na oferta de GNL no Brasil vai promover o desenvolvimento econômico e social, mesmo com o cenário de crise no qual o País se encontra. “Nesses momentos é que conseguimos desenvolver os projetos mais inovadores. Temos um mercado que oferece um preço de energia muito competitivo. Esse projeto será bastante produtivo do ponto de vista de viabilizar energia para o Estado de Pernambuco, viabilizando também a logística e chegando com um preço bastante atraente. Esperamos que isso possa destravar e interiorizar o mercado de gás”, afirmou Antonello, destacando ainda os ganhos ambientais, já que se trata de uma energia mais limpa a ser utilizada tanto pelo setor industrial como na substituição da frota atual do transporte de cargas.

Estiveram presentes à solenidade o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho; o presidente da AD Diper, Roberto Abreu; o presidente da Copergás, André Campos; e os secretários estaduais Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Ernani Medicis (Procuradoria-Geral do Estado).

SOBRE A GOLAR POWER – É uma joint venture, formada entre a norueguesa Golar LNG e o fundo Stonepeak Infrastructure Partners, dedicada ao desenvolvimento de projetos integrados de terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e geração de energia. Trata-se de uma das principais empresas de logística de gás natural liquefeito do mundo. É a única a operar com GNL de forma integrada à geração de energia elétrica nos seus três segmentos: upstream (liquefação flutuante de gás natural), midstream (transporte marítimo e rodoviário) e downstream (regaseificação e fornecimento de gás às diversas modalidades de cliente final).

SOBRE O GNL – O Gás Natural Liquefeito (GNL) é o gás natural que passou por um processo de refrigeração em temperaturas muito baixas (resfriamento a -162ºC, com redução de volume da ordem de 600 vezes), a ponto de mudar para a fase líquida. Isso facilita o transporte e armazenamento do combustível de forma mais segura, pois não necessita de altas pressões. O GNL tem custos mais competitivos quando comparado ao GLP, óleo combustível, diesel, álcool e gasolina. É adotado como solução energética eficiente em diversos segmentos industriais.

Fotos: Heudes Regis/SEI

CORONAVIRUS / Universidades suspendem aulas em Pernambuco


Prorrogadas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Palmares

Certame oferece 147 vagas para os níveis fundamental, médio e superior


Foram prorrogadas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Palmares, agora os interessados em participar do certame têm até o próximo domingo (15/03) para efetivarem suas inscrições. São disponibilizadas 147 vagas para preenchimento com profissionais de níveis superior, médio e fundamental para as secretarias municipais de administração, finanças, saúde e educação. O certame será executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe).

As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente, no endereço eletrônico www.upenet.com.br. Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 82,00 para os de nível médio/técnico e R$ 115,00 para os cargos de nível superior, preferencialmente no Banco do Brasil, até o dia 16/03, com validação das mesmas até o dia 20/03.

Para o cargo de professor de educação infantil, a seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetivas de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda etapa será constituída de prova de títulos, de caráter classificatório.

Para os demais cargos a seleção será em apenas uma etapa, constituída de prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas escritas objetiva de conhecimentos, para todos os cargos, serão aplicadas no dia 29/03/2020, no município de Palmares. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 19/05/2020. O certame terá a validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Outras informações:
Site do Conupe: www.upenet.com.br
Telefones: (81) 3033-7394 / 7397.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.