quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Sem ampliar vagas, MEC quer dividir institutos federais e indicar reitores



Reportagem de Ana Paula Bimbatti fala de proposta do MEC (Ministério da Educação) de "criar" dez novos institutos federais. Na prática, as instituições não receberiam novos campi nem ampliariam o número de vagas e cursos. Só teriam novas reitorias, a serem indicadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

No documento apresentado durante reunião na última segunda-feira, a pasta diz que "a proposta é criar novas instituições ajustando unidades já existentes, o que adicionaria apenas as novas reitorias".

Durante a reunião, segundo participantes do encontro, representantes do MEC disseram ainda que cada "novo" instituto custaria R$ 8 milhões por ano. O valor é criticado por reitores, já que de 2020 para 2021, os institutos sofreram uma redução de 20% no orçamento.

Hoje, por exemplo, Pernambuco tem dois institutos federais, ou seja, duas reitorias diferentes com 23 campi ao todo. A intenção do MEC é criar um terceiro e dividir as unidades.

Procurada pelo UOL, a pasta não respondeu aos questionamentos.

Secretaria de Saúde amplia oferta de serviços oftalmológicos em Garanhuns



A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (01), diversas cirurgias oftalmológicas voltadas para moradores de Garanhuns. Os procedimentos acontecem através de contrato da Prefeitura de Garanhuns com a clínica especializada Oftalmo PE, e vão beneficiar, ao longo do mês, cerca de 50 pacientes com cirurgias de catarata e pterígio; além de disponibilizar mais 500 atendimentos, entre consultas e exames.

O prefeito Sivaldo Albino acompanhou, ao lado do secretário-executivo de Saúde, Paulo Mendonça, o dia de cirurgias na clínica. Também estiveram presentes na ocasião o secretário-geral da Codeam, Cayo Albino; e o vereador Bruno Taveira. “É com muito orgulho que venho aqui para constatar que pessoas com a visão muito prejudicada vão poder voltar a enxergar normalmente, graças a ação da Prefeitura em conjunto com a Oftalmo PE. E o nosso governo tem trabalhado diuturnamente com esse objetivo, devolver a esperança e dignidade da população de Garanhuns”, destaca o prefeito.

A ação busca atender a demanda reprimida de pessoas aguardando a liberação destas cirurgias eletivas, que foram temporariamente suspensas, em virtude da pandemia de Covid-19. Antes dos procedimentos, a Secretaria de Saúde está realizando a triagem e garantindo, através do Sistema único de Saúde (SUS), os exames pré-operatórios dos pacientes.

Mais pessoas serão beneficiadas nos próximos meses, de acordo com a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para a Central de Regulação do Município. A dona de casa Maria Liane, de 49 anos, foi uma das pacientes atendidas hoje. “Há mais de cinco anos tenho este problema, e cheguei a perder parte da visão. Já fui em vários locais, mas graças a esta gestão estou aqui e vou realizar a cirurgia hoje”, afirmou.

V GERES: Números atualizados de vacinas distribuídas e aplicadas, em 01º de Setembro de 2021



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, informa que foram aplicadas 495.810 doses de vacinas contra a Covid-19, que correspondem a 87,86% do total de 564.314 doses distribuídas aos 21 municípios que fazem parte de sua abrangência. As demais doses se encontram em poder das Secretarias Municipais de Saúde para vacinação de primeira e segunda doses. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira, 01 de setembro, às 10:00h.

A V GERES recebe as vacinas da Secretaria Estadual de Saúde e faz a distribuição através do Programa Nacional de Imunização às Secretarias Municipais de Saúde, que devem cumprir rigorosamente a vacinação dos grupos prioritários, conforme cronograma estabelecido pela SES / PE.

Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.