quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Sem ampliar vagas, MEC quer dividir institutos federais e indicar reitores



Reportagem de Ana Paula Bimbatti fala de proposta do MEC (Ministério da Educação) de "criar" dez novos institutos federais. Na prática, as instituições não receberiam novos campi nem ampliariam o número de vagas e cursos. Só teriam novas reitorias, a serem indicadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

No documento apresentado durante reunião na última segunda-feira, a pasta diz que "a proposta é criar novas instituições ajustando unidades já existentes, o que adicionaria apenas as novas reitorias".

Durante a reunião, segundo participantes do encontro, representantes do MEC disseram ainda que cada "novo" instituto custaria R$ 8 milhões por ano. O valor é criticado por reitores, já que de 2020 para 2021, os institutos sofreram uma redução de 20% no orçamento.

Hoje, por exemplo, Pernambuco tem dois institutos federais, ou seja, duas reitorias diferentes com 23 campi ao todo. A intenção do MEC é criar um terceiro e dividir as unidades.

Procurada pelo UOL, a pasta não respondeu aos questionamentos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.