quarta-feira, 7 de julho de 2021

Secretaria da Mulher busca empreendedorismo para artesanato das mulheres assistidas em Garanhuns

 


A Secretária da Mulher da Prefeitura de Garanhuns, Betânia Monteiro, esteve na capital pernambucana, em reunião com o Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, na última semana, onde tratou da disponibilidade de cursos de qualificação profissional para as mulheres assistidas pela SecMulher em Garanhuns. Os cursos atenderiam tanto as mulheres vítimas de violência doméstica quanto aquelas que desejarem a formação.

Outros projetos e ideias foram debatidos para que possam ser implementados em Garanhuns. “Estamos buscando iniciativas que possibilitem a geração de renda para as mulheres, principalmente aquelas que necessitam de independência financeira, para melhoria da qualidade de vida” – Afirma a secretária.

Acompanharam a gestora em sua agenda no Recife, as assessoras Lourdinha Sobral e Mércia Maria.

ARTES E EMPREENDORISMO

O grupo representante da Secretaria da Mulher de Garanhuns esteve também visitando o Centro de Artesanato de Pernambuco, sendo recepcionados por Márcia Souto, diretora de arte criativa, e ex-presidente da Fundarpe. Segundo Betânia Monteiro, as visitas atendem solicitação do prefeito Sivaldo Albino, para buscar alternativas para as mulheres do município. A parceria com o Centro de Artesanato deve disponibilizar aquele espaço para a Secretaria da Mulher expor e vender os trabalhos produzidos, além da troca de experiências entre as instituições para impulsionar o artesanato que vem sendo produzido pelas mulheres assistidas no município.

Garanhuns/ Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos segue atendendo demandas da população

 



A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos atendeu mais uma solicitação recebida pela Ouvidoria Municipal. Foi realizada a recuperação do calçamento da rua Waldir Mansur, no bairro Francisco Simão Figueira, na parte conhecida como ‘Rosa Mística’.

O serviço começou na semana passada e já foi concluído. As fotos mostram a situação da via quando o trabalho foi iniciado. Existiam muitos buracos e estava difícil trafegar por lá. A ação da Secretaria garantiu a melhoria para todos os moradores.

Tem alguma solicitação para fazer à Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos? É só enviar para o WhatsApp da Ouvidoria Municipal, pelo (87) 3762-7003.

Audiência pública da Secretaria de Saúde será realizada nesta quinta (08) em Garanhuns




A Secretaria de Saúde de Garanhuns apresenta, nesta quinta-feira (08), às 09h, o relatório de gestão referente aos quatro primeiros meses de 2021, que compreende os meses de janeiro e abril. O detalhamento do relatório atende às determinações do artigo 36º da Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.


A audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a partir das 09h, e irá seguir as medidas de prevenção à Covid-19. Por esse motivo, o número de participantes presenciais estará limitado a 50 pessoas. A reunião será transmitida ao vivo, em link que será disponibilizado por meio dos canais oficiais da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Garanhuns.


Serviço: Relatório da Secretaria Municipal de Saúde (primeiro quadrimestre de 2021)

Data: 08 de julho de 2021 (quinta-feira)

Hora: 9h

Local: Câmara de Vereadores de Garanhuns (Rua Joaquim Távora, nº 305 – Heliópolis)

Estudos do Aggeu Magalhães ratificam predomínio da variante Gama em Pernambuco





Um novo sequenciamento genético de amostras biológicas de pacientes acometidos pela Covid-19 ratificou o predomínio da circulação da cepa Gama (variante P.1) em Pernambuco. De acordo com análise feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), 100% das 32 amostras analisadas apresentaram essa cepa. Os pacientes que adoeceram pela Covid-19 em maio eram de municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa online na tarde desta terça-feira (06.07).

“Essa nova análise do laboratório Aggeu Magalhães reforça a predominância da variante P.1 em Pernambuco, e nós continuamos empenhados no sequenciamento de novas amostras para investigar o padrão de ocorrência no Estado e verificar se há novos achados. Mas lembro que, independentemente da cepa, os cuidados continuam os mesmos. É a partir da adesão às medidas de higiene e segurança que evitamos a circulação do vírus e até mesmo o surgimento de novas cepas”, afirmou André Longo.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Os dados epidemiológicos da Covid-19 continuam em redução em Pernambuco. De acordo com André Longo, na última semana epidemiológica (SE 26) – que corresponde ao período entre 27/06 e 03/07 – Pernambuco registrou 961 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são todos os quadros graves suspeitos para a Covid-19. O número representa uma redução de 13% em relação à SE 25 (20/06 a 26/06) e de 32% na comparação com a SE 24 (13/06 a 19/06).

Em relação às solicitações de leitos de terapia intensiva, a Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou redução de 18% entre as semanas 26 e 25, e de 35% entre a SE 26 e a SE 24. De acordo com Longo, os dados trazem o impacto direto na rede hospitalar. Neste momento, a rede pública de Pernambuco registra menos de 1.100 pacientes internados nos leitos de UTI, um patamar que não era visto desde o início de março deste ano.

“Apesar dos bons indicadores, não podemos baixar a guarda, e este é um alerta também para quem já completou o esquema vacinal. O relaxamento nos cuidados, de forma recorrente, poderá trazer um aumento na contaminação, gerar novos casos e propiciar mais internações e perdas de vidas. O vírus continua entre nós e, para que haja contaminação, só é preciso um descuido”, alertou o secretário de Saúde.

NORONHA – Durante a coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco anunciou que, a partir desta terça-feira (06.07), os bares e restaurantes localizados no Arquipélago de Fernando de Noronha vão poder abrir até a meia-noite. Além disso, será liberada a música ao vivo, com voz e violão, entre o meio-dia e as 14h, e entre as 17h e as 21h. Ainda continua proibida a apresentação de bandas na Ilha. Caixas de som de alta potência, festas e shows seguem não permitidos. A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, informou ainda que cerca de 99% da população de Noronha já tomou a primeira dose da vacina e 20% receberam a segunda dose. Segundo ela, a meta é atingir o patamar de 50% com as duas doses até o fim deste mês. “Quanto mais acelerar a vacinação, e os números da Saúde permitirem, mais conseguiremos vislumbrar cenários como esse que, hoje, Fernando de Noronha está antecipando”, lembrou.

V GERES: Números atualizados de vacinas distribuídas e aplicadas, em 06 de julho de 2021



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, informa que foram aplicadas 270.158 doses de vacinas contra a Covid-19, que correspondem a 79,02% do total de 341.889 doses distribuídas aos 21 municípios que fazem parte de sua abrangência. As demais doses se encontram em poder das Secretarias Municipais de Saúde para vacinação de primeira e segunda doses. Os dados foram atualizados nesta terça-feira, 06 de julho, às 11: 00h.

A V GERES recebe as vacinas da Secretaria Estadual de Saúde e faz a distribuição através do Programa Nacional de Imunização às Secretarias Municipais de Saúde, que devem cumprir rigorosamente a vacinação dos grupos prioritários, conforme cronograma estabelecido pela SES / PE.

Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS.

Ex de Bolsonaro fez chantagem para usar sobrenome na eleição de 2018

 


A advogada Ana Cristina Siqueira Valle, segunda mulher de Jair Bolsonaro, fez chantagem com o presidente durante a eleição de 2018 para usar o sobrenome "Bolsonaro" na candidatura de deputada federal daquela disputa. Ela obteve 4.555 votos e não conquistou uma cadeira.

As informações vieram da irmã dela, a fisiculturista Andrea Siqueira Valle, à colunista Juliana Dal Piva.

O material exclusivo está no podcast UOL Investiga: "A Vida Secreta de Jair", cujo segundo episódio é lançado hoje.

Andrea contou sobre a chantagem e admitiu o esquema de devolução de salários tanto de André Siqueira Valle, irmão mais novo, como dela.

Ela diz que recebia uma mesada de R$ 1.000 como funcionária fantasma no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) e devolvia outros R$ 7.000.

O advogado Magnum Cardoso, que atua na defesa de Ana Cristina Valle e sua família, disse por nota que os clientes decidiram que não iriam se pronunciar.

Procurada para falar das gravações, Andrea leu as mensagens da coluna e depois bloqueou os contatos no telefone e nas redes sociais.

Os advogados Luciana Pires, Rodrigo Roca e Juliana Bierrenbach, que representam o senador Flávio Bolsonaro no caso da rachadinha na Alerj, emitiram nota dizendo que "gravações clandestinas, feitas sem autorização da Justiça e nas quais é impossível identificar os interlocutores não é um expediente compatível com democracias saudáveis".

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.