terça-feira, 25 de junho de 2013

A FORÇA DAS MANIFESTAÇÕES: Em Sessão Extra-Ordinária, Câmara derruba a PEC-37


A Proposta de Emenda Constitucional 37 - que tiraria o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos federal e estaduais, tornando tarefa exclusiva das polícias Civil e Federal - foi derrubada pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (25). Foram 441 votos a favor da rejeição, nove contrários e duas abstenções.

A proposta foi apresentada pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) em 2011 e virou alvo dos protestos que acontecem no Brasil nos últimos dias.

Antes de chegar ao plenário, a matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

FONTE: Blog do Jamildo / Portal NE10

Protestos no Brasil: uma breve reflexão - Por Carlos Ubirajara


Dr. Carlos Ubirajara exclusivo para o blog

Nas principais cidades do país milhares de pessoas vão as ruas para lutar por um outro Brasil. As crescentes manifestações que se generalizaram, no dia 17 de junho, são provas de que existia por baixo de um aparente apassivamento, uma aparente normalidade das coisas, uma intensa insatisfação. 

Quer dizer, a marca desse governo, ou seja, a marca do que a gente chama de democracia de cooptação, que era formar um pacto entre classes para permitir um certo padrão de desenvolvimento do capitalismo, submetendo a classe trabalhadora, que vem recebendo muito pouco por essa submissão através de parcerias publico privadas, através do desmonte de políticas públicas, através do sucateamento da estrutura pública de atendimento das demandas da população e uma intensa privatização. Isso foi criando uma série de déficits que precisavam ser enfrentados na educação, na saúde e nos transportes. 

Enganam-se aqueles que acham que essa é uma explosão momentânea unicamente pelo fato de um aumento dos preços das passagens. Na verdade é um descontentamento que foi se acumulando e que agora pela gota d'água motivadora, pelo gatilho das passagens, explode em grandes manifestações de massa. Ao longo de um contexto histórico a população sempre foi chamada para ter um comportamento passivo, votar nas eleições, voltar para casa e deixar o governo fazer suas alianças, fazer sua governabilidade, sem a pressão popular. Isso gera um caldo que agente poderia identificar como uma despolitização, quer dizer teve uma despolitização dos movimentos sociais.

Enfim, Coberturas da Praça Irmãos Miranda são colocadas‏

Texto e Fotos: Cloves Teodorico


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, está realizando a colocação das duas coberturas da Praça Irmãos Miranda, localizada no Centro da cidade. No local, existe um terminal de ônibus que atende as demandas das linhas dos bairros. As estruturas têm 212m² e devem estar prontas em 15 dias.

Para o prefeito Izaías Régis, as coberturas trazem benefícios para todos, que aguardavam com expectativa a concretização da obra. “O serviço trará mais beleza e proporcionará mais conforto para as pessoas que utilizam diariamente as paradas de ônibus do local”, ressalta o gestor.

SENAI faz novas contratações em Garanhuns. Saiba mais.



O SENAI Garanhuns está selecionando novos colaboradores para o quadro de funcionários da empresa. As vagas são para contratação por tempo determinado e indeterminado, para profissionais de nível fundamental, médio e técnico, com experiência nas áreas de atuação. Os currículos devem ser entregues na Escola Técnica até a sexta-feira, 28 de junho, ou por e-mail.

As oportunidades para contratação por período determinado são para Instrutores de Educação Básica nas áreas de Costura, com conhecimentos em confecção de roupas em malha, e na área de Construção Civil, que deve ter disponibilidade para viagem. As vagas para contratação por tempo indeterminado são para docente de Educação Básica na área de Eletrotécnica e auxiliar de Serviço de Apoio, para realizar atividades relativas à limpeza e conservação da unidade.

Os interessados devem deixar o currículo na secretaria da Escola Técnica SENAI Garanhuns, localizada na Avenida Sátiro Ivo, número 1011, no bairro Magano, ou enviar os currículos para o e-mail bruna.gatis@pe.senai.br - com o nome da vaga no assunto do e-mail. As etapas do processo e os critérios de avaliação estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

Além dos salários, o SENAI oferece aos colaboradores os benefícios de previdência privada, assistência médica, assistência odontológica, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e programa de incentivo à educação formal e à língua estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pela Instituição.

Elba Ramalho e Basto Peroba fazem noite inesquecível na FORRÓBOM


O terceiro dia da Forróbom era um dos mais esperados, subiu ao palco a banda Swing Moral e logo depois o ilustre Papacaceiro Basto Peroba, levando consigo a verdadeira melodia do forró que saía de sua arrojada e harmoniosa sanfona. O grande sanfoneiro de Bom Conselho, fez cada conterrâneo seu orgulhar-se do artista que ali se apresentava, esbanjando talento e exibindo o melhor do forró pé de serra.

Encerrando a noite de atrações, era a vez da tão esperada Elba Ramalho. A paraibana cheia de simpatia, apresentou-se com um repertório cheio de músicas populares, homenageando em alguns momentos Luiz Gonzaga e fazendo a alegria dos forrozeiros. Enquanto o público arrastava o pé no maior São João do Agreste, a banda de Elba Ramalho se exibia no palco com coreografias que ilustravam a cultura Nordestina e Pernambucana. Foi mais um dia de muita organização, muito forró e muita alegria para todos que estavam presente. A Forróbom volta nessa Quarta-Feira, onde terá a apresentação de outra esperada banda: Garota Safada. Estão todos convidados a irem a Bom Conselho e participarem do São João mais arretado do Agreste. 

Prefeitura Municipal de Bom Conselho - Cuidando da Nossa Gente.
Para mais informações, acessem: http://www.pmbccuidandodanossagente.com.br/

PESQUISA PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: Confira os números do Instituto Opinião.



Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Opinião em Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (25), mostra que o senador Armando Monteiro (PTB) lidera todos os cenários em relação à eleição do próximo governador do Estado, que ocorrerá no próximo ano.

No levantamento, foram testados quatro cenários diferentes. Armando Monteiro está à frente de todos, aparece com 23,1%. Logo abaixo, vem o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo (PT), que teria 21,7% das intenções de votos.

Entre os demais concorrentes, o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) estaria com 7%; o vice-governador João Lyra Neto (PDT), com 5,1%; e o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), 2,5%.

Quando o levantamento é dividido por regiões, Armando Monteiro aparece com 20,1% na Metropolitana do Recife; tem 21,8% na Zona da Mata; apresenta 30,2% no Agreste; e 27% nos sertões.

Publicada pelo blog do jornalista Magno Martins, a pesquisa aponta, com boa colocação, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSC), com 8,6%. Mas esse percentual está sendo atribuído a algum tipo de equívoco do eleitorado, que pode ter confundido Lula Cabral com o ex-presidente Lula.

A pesquisa do Instituto Opinião foi realizada com dois mil questionários em 80 municípios de Pernambuco, entre os dias 14 e 17 deste mês.

Armando: lei de licitações precisa ser modernizada



O senador Armando Monteiro (PTB) defendeu mudanças na atual legislação da lei de licitações e contratos (Lei 8.666/1993) durante audiência-pública da comissão temporária criada para discutir o assunto no Senado. Membro da comissão, Armando afirmou que o Congresso precisa dar respostas à atual Lei de Licitações que, na sua avaliação, é anacrônica.

Segundo o senador pernambucano, a legislação emperra os processos e não auxilia na melhoria das práticas de gestão, nem melhora a corrupção. “É algo que precisamos rever”, salientou durante pronunciamento na reunião. Armando sugeriu que a comissão viabilize o acesso de informações sobre experiências internacionais na área. “Precisamos conhecer mais a experiência internacional e avaliar o modelo mais compatível com as peculiaridades do Brasil”, disse.

Durante a reunião, a primeira de um total de quatro aprovadas, foram ouvidos representantes de diferentes entidades, a exemplo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sinicon, Conselho Federal de Engenharia e Gronomia (Confea) e Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

A CNI, por exemplo, propôs a criação de mecanismos que impeçam ou reduzam a participação de "aventureiros" em licitações e a revisão dos critérios de qualificação técnica e financeira. A CNI teve o apoio da CNC, que também reforçou o pedido de providências contra empresas "aventureiras" através de critérios de aceitabilidade mais claros. Outra demanda da CNC disse respeito à melhora da legislação para adaptá-la à realidade da contratação de serviços de cessão de mão de obra, que não considera compatível com o sistema de pregão.

A presidência da Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos é do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e tem como relatora a senadora Kátia Abreu (PSD-TO). A Lei de Licitações e Contratos já foi objeto de mais de 600 propostas demudanças. Já foram apresentados 518 projetos de iniciativa da Câmara dos Deputados, 157 do Senado, e 50 medidas provisórias do governo com o objetivo de alterá-la.

Crédito da foto: Agência Senado/divulgação

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2013: Internautas rejeitam Logomarca e cobram Programação

Desenvolvida a partir de conceitos como diversidade artística e fortalecimento das tradições culturais de Pernambuco, a marca do 23° Festival de Inverno de Garanhuns é uma homenagem à "cidade das flores". 

Na peça, a mulher da região é apresentada como suporte para o símbolo maior do município. Apoiando o ícone principal, quatro figuras geométricas, de diferentes cores, representam os quatro maiores polos do evento: Esplanada Guadalajara, Parque Euclides Dourado, Parque Ruben Van der Linden e Comunidade do Castainho. 

Na medida em que simbolizam a unidade conceitual e operacional do evento, as formas geométricas também ressaltam a diversidade da programação que, em mais uma edição, vai contemplar todas as manifestações artísticas, consagrando o festival como um dos maiores eventos de arte e cultura do País. 

O festival acontece de 18 a 27 de julho. Novidades e a programação completa você confere aqui




AGORA COMIGO: Uma grande repercussão negativa nas redes sociais mostra a rejeição à nova logomarca. Sem identidade com o Festival e com Garanhuns, as pessoas não estão conseguindo entender o sentido da arte para mostrar o nosso maior evento.

Algumas pessoas preferem ainda o colibri, mais artístico e com uma identidade com o município. A atual, que foi utilizada depois de concurso promovido pela Secretaria de Turismo de Garanhuns, foi feita por Helder Carvalho.

No facebook, até mesmo na página oficial do FIG criada pela Fundarpe, as pessoas estão cobrando muito a programação, principalmente pela expectativa criada de que este ano nós teríamos com mais antecedência, dois ou três meses antes. Nos últimos anos a programação sempre saiu com 30 dias antes do início do Festival, o que seria dia 18. 

Aliás, Izaías em sua campanha defendia ainda que a logomarca do Festival de Inverno fosse definitiva, para que pudesse ser trabalhada o ano todo por nossos comerciantes, mas se for esta aí, não tem muita identidade com o FIG nem com Garanhuns. Esperamos que esta apresentada pela Fundarpe não seja definitiva. Izaías falou também em um palco somente com artistas da cidade, que também não deve se concretizar. Fica a certeza então que Garanhuns, mesmo com novo governo, continua sem a influência que o próprio Izaías imaginava que teria. 

A programação sairia dia 18. Depois falou-se que seria 25. Agora parece que somente no final do mês, mas ainda não há confirmação da data que será divulgada. 

E quanto às atrações, por enquanto somente especulações. Izaías deu algumas sugestões, e alguns blogs mais próximos ao prefeito e a Fundarpe, como Roberto Almeida, estão trazendo para os leitores. O nome da vez é Ana Carolina, depois que já foram citados Djavan, Caetano Veloso e a dupla sertaneja Jorge e Mateus. Deve vir por aí uma grande programação, como aliás foi no ano passado, mas muito em cima do evento dificulta para as pessoas se organizarem, as operadoras de turismo montarem seus pacotes e fazermos uma divulgação consistente que chegue ao potencial cliente do Maior Evento MultiCultural da América Latina.

No ano passado coube à internet, redes sociais e blogs, espalhar a programação aos quatro cantos do mundo, e se demorar muito, talvez esta seja novamente a mídia mais significativa, embora esquecida pelos organizadores do evento.

Nesta quarta-feira tem a licitação da parte estrutural do FIG, no Recife, e já serão apresentados os orçamentos para a festa. Será que ainda dá tempo de reconsiderar a logomarca??

Dilma propõe plebiscito para discutir sobre reforma política no Brasil



Pelo segundo dia consecutivo, a presidente Dilma Rousseff tem uma série de reuniões hoje (25) com o objetivo de discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país. Dilma marcou conversas ao longo do dia com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Em debate, a proposta de convocação de um plebiscito para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política.

A presidente também tem reuniões marcadas com representantes de movimentos urbanos, no Palácio do Planalto. 

Paralelamente, várias manifestações estão programadas em todo o país. Nas redes sociais, os líderes dos movimentos organizam assembleias para a definição de mais protestos. Na Universidade de Brasília (UnB) há reunião hoje à tarde.

Em Cristalina (GO), moradores da comunidade Marajó prometem fechar os principais trechos da BR-251, uma das vias de acesso ao Distrito Federal (DF). Os moradores protestam por melhores condições de saúde, educação e segurança. Eles também pedem a emancipação da região.

No Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes mantém o acampamento perto da residência oficial do governador do estado, Sérgio Cabral. Segundo ele, só deixarão o local depois de recebidos por Cabral. O grupo reivindica maior transparência nas contas públicas. Em São Paulo há três atos de protesto na capital – na zona sul, no Largo do Campo Limpo e no metrô Capão Redondo, assim como na zona leste.

Ontem (24), durante a reunião com 27 governadores e 26 prefeitos, Dilma detalhou sua proposta para a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. "O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado", disse a presidente.

"Junto com a população, podemos resolver grandes problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos", acrescentou ela, informando que "o país deixou de ser governado para um terço da população". O governo vai disponibilizar mais R$ 50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana e a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação da sociedade e que deverá ter versões municipais.

EXCELENTE NOTÍCIA: Vai começar a obra do Garanhuns Garden Shopping

Trago do blog do publicitário Marcelo Jorge, que acompanha de perto as negociações para o início das obras do Garanhuns Garden Shopping.


Após nosso último post, veiculado na manhã dessa segunda feira (24) feriado de São João, a boa notícia chega para “desatar” o nó das negociações.

De acordo com um dos sócios do futuro Garanhuns Garden Shopping, Jaime Filho, em reunião ocorrida nesta mesma manhã, a negociação com o proprietário da fabrica de bebidas, localizada na área a ser construída, foi enfim finalizada, de forma positiva para a liberação da obra.


O proprietário do Grupo mineiroTENCO, Eduardo Gribel, assim como o Governador Eduardo Campos e seu Secretário de Desenvolvimento, Márcio Stefanni, além do Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, Ex prefeito Sandoval Cadengue e ex vereador Mário Faustino, todos com influência decisiva sobre o resultado da questão, já foram devidamente comunicadas acerca do resultado positivo destas negociações.

A partir de agora, espera-se somente a declaração oficial da TENCO e do Grupo garanhuense 3JC para darem o ‘start’ nas obras.
O empresário Eduardo Gribel, inclusive, informou na reunião com o prefeito que programará um grande evento já durante o FIG para marcar o início da tão esperada obra.

Outras notícias a qualquer momento.

Para saber mais:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.