sexta-feira, 23 de agosto de 2019

DPU retorna atendimento jurídico ao município de Garanhuns de 26 a 30 de agosto

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife retorna ao município de Garanhuns para atendimento jurídico com o projeto DPU Para Todos de 26 a 30 de agosto. A primeira etapa do projeto na cidade aconteceu no mês de maio e as próximas serão nos meses de outubro e novembro. Garanhuns foi uma das três cidades sedes com subseção da Justiça Federal selecionadas para compor o projeto em 2019. O diferencial nessa edição é o ajuizamento e acompanhamento das ações ao longo de todo o ano.

O projeto conta com três fases. Na primeira, fase atual, ocorrerá o atendimento e o ajuizamento de ações perante as respectivas subseções judiciárias. O atendimento ao público acontecerá de segunda a sexta-feira, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). 

A segunda fase, três meses após a primeira, será a realização de audiências em regime de mutirão, interposição de recursos, contrarrazões e arquivamentos, além de atendimentos ao público. As datas previstas para essa etapa em Garanhuns são de 30 de setembro a 4 de outubro. Na terceira e última fase, um mês depois da segunda, ocorrerá novo acompanhamento processual com recebimento de sentenças, recursos, contrarrazões, arquivamentos e atendimento dos assistidos. Essa etapa ocorrerá de 4 a 8 de novembro.

DPU Para Todos

O objetivo do projeto DPU Para Todos é proporcionar o acesso à justiça, difusão de informações e conscientização de direitos para as populações em situação de vulnerabilidade que residem em localidade distante das unidades da DPU. Com essa ação proativa, a Defensoria vai conseguir ampliar sua atuação, vai poder direcionar políticas institucionais para a população abaixo da linha da miséria, além de poder estar presente na maioria das cidades com varas do Judiciário Federal em Pernambuco.

Como exemplos de resultados pretendidos com essas ações estão a difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico à população alvo que resida em localidade distante ou de difícil acesso; a conscientização de direitos ao público alvo e ampliação de conhecimento acerca da atuação da Defensoria Pública da União, direta ou indiretamente, através da capacitação de agentes comunitários, professores ou outros integrantes da sociedade civil que atuem como multiplicadores de informação junto à população hipossuficiente; e o levantamento de necessidades jurídicas prioritárias das comunidades atendidas para uma possível realização de ações mais específicas posteriormente.

Estudantes realizam congresso em Garanhuns com eleição e debates culturais e políticos



A União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns – UESG, entidade que representa mais de 30 mil estudantes de escolas públicas e privadas de Garanhuns, realizará seu 9° congresso. Além de eleger a nova direção da entidade, o congresso promoverá debates, atividades culturais e atos políticos. O congresso será realizado no próximo dia 31 de agosto na Câmara Municipal de Garanhuns a partir das 8h.

Segundo informações da UESG, são esperados cerca de 300 estudantes garanhuenses "para debater os rumos das lutas estudantis diante dessa conjuntura difícil de retrocessos no setor da educação e debater questões de lutas locais e os desafios que precisaremos superar em Garanhuns".

O congresso contará com a presença de representantes e lideranças políticas como o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) e o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), o prefeito Izaías Régis (PTB) além de instituições partidárias, sindicatos e movimentos da sociedade civil.

A UESG tem como pautas de lutas para os anos seguintes a defesa de: creches, educação básica, educação técnica e superior, acesso a cidade, Garanhuns respira cultura, literatura e arte e a participação da juventude na política e nas eleições.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.