DESTAQUES DO BLOG

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Agreste: ONG Círculo do Coração e SES-PE promovem atendimento a crianças e gestantes

População receberá consultas em diversas áreas, ações de saúde bucal, testagem e vacinação 






A ONG Círculo do Coração, que desenvolve um trabalho social voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças cardiopatas e suas famílias, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com o apoio de diversas instituições parceiras, promovem, nesta sexta-feira (25.10) e sábado (26.10), ação de atendimento gratuito para crianças e gestantes da região do agreste pernambucano.

Participam da 7ª Caravana do Coração, a primeira a ser realizada no Estado de Pernambuco, equipe de 60 médicos e profissionais de saúde voluntários para atender aos munícipes de 21 cidades pertencentes à V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e tarde na sede da Uninassau, na Rua Ernesto Dourado, 402, no bairro de Heliópolis, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição, serão implantados, de forma inédita, a fisioterapia cardio pulmonar e o tratamento especializado para crianças em tratamento concluído contra o câncer, já que frequentemente têm a função cardíaca afetada pelos medicamentos.

O público alvo da ação são crianças de 0 a 12 anos com sopro (ou pressão alta, dor no peito, que fica roxa, cansada, com dor de garganta frequente ou ainda com história de doença cardíaca na família) e gestantes entre 5º e 7º mês de gravidez com história de aborto ou que filho anterior morreu após nascimento ou ainda com doença cardíaca (ou mais de 40 anos, com pressão alta antes da gestação), além de crianças e jovens de até 19 anos que concluíram tratamento contra o câncer. As crianças que tiverem cardiopatias detectadas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento pela ONG Círculo do Coração, sediada no Recife.

"Além do atendimento em cardio pediatria haverá profissionais das áreas de nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem e arte-educação. Outras ações variadas de saúde, incluindo atividades em saúde bucal, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação contra diversas doenças e capacitação de profissionais de saúde devem movimentar esses dois dias de atendimento à população", pontua a fundadora e diretora da ONG, Sandra Mattos.

Na ocasião, estudantes universitários da área de saúde e profissionais de saúde dos municípios também serão capacitados com a ideia de alertar para as doenças cardíacas na infância, a importância da triagem para essas doenças, formando parceiros neste trabalho pelo diagnóstico e tratamento precoce das cardiopatias, que acometem uma em cada cem crianças no mundo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) irá ofertar diversos serviços de saúde como atualização do cartão de vacinação para diversas faixas etárias, testes de orelhinha e do pezinho, testagem rápida e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre saúde bucal. O ônibus Prevenção para Tod@s realizará testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de aconselhamento, na sexta-feira (25), das 8h às 17h; e no sábado (26), das 8h às 14h. Serão cerca de 100 atendimento por dia.

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal em paceria com o município de Garanhuns leva ao público orientações sobre higiene dental, além da aplicação de flúor e entrega de kits contendo escova, creme dental e cartilha informativa. Também haverá um escovódromo na ação de mobilização. Os pacientes que precisarem de tratamento odontológico serão encaminhados à atenção primária para que seja realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios ou nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Parceiros - A Caravana é realizada com o apoio de diversas instituições como Faculdade Uninassau, Real Hospital Português (RHP) por meio do Real Lab e do Centro de Ensino e Pesquisa, o Lika - Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sesc Garanhuns, Mosteiro de São Bento, Seminário de São José, Gerência Regional de Educação de Garanhuns, além de diversas pessoas físicas e jurídicas.

HISTÓRIA - A Caravana do Coração é uma ação promovida pela Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP), criada em 2011, dentro do escopo do convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e o Círculo do Coração (CirCor), Organização Não Governamental (ONG) pernambucana de apoio a famílias de crianças cardiopatas, que integra a holding Célula C. Fazem parte ainda da Célula C a Unidade de Cardiologia Materno-Fetal (UCMF), centro especializado no diagnóstico e tratamento de fetos, crianças e adultos com cardiopatia congênita, e o centro de estudos e pesquisas (CADUCEUS), responsável pela formação de profissionais de saúde. As três instituições, duas delas sediadas no Hospital Português do Recife, trabalham há 25 anos em conjunto para modificar o perfil da doença cardíaca na Região Nordeste do Brasil. A ONG atua em sede própria, localizada na Rua Nossa Senhora da Glória, 203, Campo Grande, Recife.

O Convênio de Colaboração Técnico-Científica foi estabelecido para estruturar assistência a crianças cardiopatas na Paraíba, utilizando a metodologia LEGOS (Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções) que exprime a filosofia de trabalho da Equipe Célula C, como instrumento para promover a assistência a estas crianças e a capacitação continuada de profissionais de saúde. Com excelência e compromisso ético e humano, além da capacitação de muitos profissionais de saúde e o atendimento de inúmeros pacientes, a RCP tem realizado a triagem e assistência a crianças carentes de 21 maternidades da Paraíba, estabelecendo um modelo de trabalho pioneiro, via telemedicina, com mais de 200 mil pacientes avaliados. A partir de 2018, após o encerramento do convênio, os pacientes continuaram a ser atendidos pelos profissionais locais, treinados pela RCP e continuam sendo atendidos pela Rede Cuidar.

O atendimento neonatal foi consolidado, mas pacientes anteriores à formação da RCP continuavam sem acesso. Diante da necessidade de realizar uma busca ativa de crianças cardiopatas no Estado, em 2013 foi lançada a Caravana do Coração, uma ação para promover a visita de profissionais de saúde, educação e tecnologias da informática aos centros integrantes da rede e assim realizar ações médicas, sociais e educativas simultâneas, além de avaliar a conformidade técnica dos centros com as normas do projeto.

4ª Bienal do Livro consagra Garanhuns como polo literário e cultural de Pernambuco

O evento ocupará a Praça Mestre Dominguinhos desta quarta-feira (23) até o próximo domingo (27)

Laís Domingues/Secult-PE/Fundarpe
Laís Domingues/Secult-PE/Fundarpe
O escritor Raimundo Carrero será um dos destaques da programação do evento literário
Lançamentos de livros, palestras, debates e shows para celebrar a literatura brasileira, com destaque para a produção pernambucana. Todas estas atividades estão programadas para a IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns, realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com patrocínio da Editora Construir, e apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns.
O evento, que ocupará a Praça Mestre Dominguinhos desta quarta-feira à noite até o domingo (23 a 27/10), oferece dezenas de atividades gratuitas. O feira conta ainda com apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Garanhuns, além da Prefeitura de Paranatama, Prefeitura de Saloá, Sesc Garanhuns e da Editora Vozes.
São dois os homenageados da Bienal: o jornalista e professor José Cláudio Gonçalves de Lima, e o também jornalista Humberto Alves de Moraes (in memorian). “Temos a satisfação de homenagear duas pessoas muito importantes para Garanhuns, que são o professor Cláudio, que é da rede municipal e autor de vários livros, entre eles a obra A Hecatombe, e Humberto Alves de Moraes, que foi um grande expoente das letras da cidade”, comenta a secretária municipal de Educação, Eliane Vilar.
Entre as atrações confirmadas para a IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns, estão o escritor Raimundo Carrero e a jornalista esportiva Carol Barcelos (25/10), o poeta popular Jessier Quirino (26/10) e o educador Celso Antunes (24/10), autor de uma centena de livros sobre a educação nas várias fases da vida. Todas as atividades da Bienal são gratuitas.
“A Bienal de Garanhuns é um evento pelo qual nutrimos um carinho muito grande. A cidade costuma prestigiar bastante a feira; há muitos leitores na cidade, o que eleva o nível das discussões nos debates e palestras. Pensamos numa programação variada, com um pouco da literatura popular e humor de Jessier Quirino, o jornalismo de Carol Barcelos e o melhor da literatura pernambucana, representada pelo grande romancista Raimundo Carrero”, destaca o presidente da Andelivros, José Alventino Lima.
Tradicionalmente, a Bienal do Livro de Garanhuns é um evento que motiva estudantes e professores de toda a região, em especial do município anfitrião. Para incentivar ainda mais a participação dos educadores e fazer com que eles aproveitem o evento como uma oportunidade de se capacitar, ao entrar em contato direto com autores e especialistas da área, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza bônus para a aquisição de livros na feira pelos profissionais do município.
“Garanhuns recebe a sua quarta Bienal do Livro, que hoje faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Garanhuns é notadamente uma cidade intelectualizada, com uma gama de escritores que honram a nossa terra, e a Bienal vem somar a todo esse conteúdo. É uma oportunidade em que há a confluência dos escritores pernambucanos, notadamente os garanhuenses”, salienta o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.
PROGRAMAÇÃO
Começando com uma abertura festiva, na quarta-feira (23), às 19h, com a apresentação da Orquestra Manoel Rabelo, no Centro Cultural, a quarta edição da Bienal do Livro promete movimentar todo o Agreste ao colocar em pauta assuntos variados relacionados a literatura e educação.

Na quinta-feira, 24, a partir das 9h, estão programadas apresentação de cordel, recital poético, apresentação de fanfarra, espetáculo teatral e contação de histórias. Às 10h, o auditório receberá a doutora em pedagogia Maria Alexandre, para o curso Dinâmicas em Literatura Infanto/Juvenil e seus Aspectos Formativos. A tarde segue com mais apresentações de escolas de Garanhuns e de municípios como Saloá, Paranatama, Angelim, Palmeirina, Bom Conselho e Capoeiras.
À noite, uma das principais atrações da feira ocupa o Teatro Luiz Souto Maior. Com mais de 200 livros pedagógicos e cerca de 100 obras sobre educação lançadas, Celso Antunes é especialista em inteligência e cognição, mestre em Ciências Humanas e integrante da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (Unesco). No bate-papo com o público, ele falará sobre questões comportamentais das crianças em sala de aula e os desafios enfrentados pelos docentes na atualidade. Entre suas obras estão Na sala de aula e As inteligências múltiplas e seus estímulos.
No terceiro dia do evento, às 11h, um dos destaques da Bienal ocupa o Teatro Luiz Souto Maior. Trata-se do romancista Raimundo Carrero, que faz uma retrospectiva da sua trajetória com a plateia e apresenta a recém-lançada novela Colégio de Freiras, que sai pela editora Iluminuras. Considerado o maior romancista pernambucano da atualidade, Carrero comemorou os 70 anos de idade, em 2018, com exposição fotográfica no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, e projeto que percorreu as principais cidades do Estado.
No mesmo dia,às 18h, também no Teatro Luiz Souto Maior, a jornalista Carol Barcellos – apresentadora dos programas Planeta Extremo e Esporte Espetacular – fala sobre a experiência com esportes radicais e autografa o seu livro Quebrando os limites. Na obra, ela destaca suas aventuras, como fazer uma ultramaratona no Deserto do Atacama, subir em árvores de 100 metros de altura, entrar em cavernas profundas no interior da China e correr no Polo Norte.
A poesia popular de Jessier Quirino é a grande atração da noite de sábado. Ele apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, a partir das 19h, no Teatro Luiz Souto Maior. O show tem como pano de fundo a história de dois sertanejos, que decidem se casar. O artista lista suas histórias pra animar o dia a dia e desanuviar o cansaço.
O último dia começa em ritmo de forró, às 9h, no Teatro Luiz Souto Maior. Quem dá o tom de São João à manhã é Quadrilha Império Nordestino. O domingo segue com outras apresentações de música e dança, além de palestras sobre temas variados, até as 21h, quando acontece o encerramento da quarta edição da feira.
Serviço
Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns
Abertura: dia 23 (quarta-feira), às 19h. Segue de 24 a 27 de outubro, das 9h às 21h.
Onde: Praça Mestre Dominguinhos (R. Cel. Antônio Vítor, 100 – São José, Garanhuns)
Entrada franca

SEGURANÇA DO TRABALHO EM DEBATE NA UPAE GARANHUNS

Semana de Prevenção conta com diversas atividades na Unidade de Saúde



A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns realiza no período de 22 a 25 de outubro a III SIPAT - Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, iniciativa que contará com palestras de nutricionistas, farmacêuticos e médicos, e finalizará na sexta-feira com Ginástica Laboral, ministrada pela equipe de fisioterapia da Unidade de Saúde.

Segundo Edvaldo Xavier, funcionário da UPAE Garanhuns e presidente da CIPA, a SIPAT faz parte do calendário anual da comissão, e conta com a colaboração da técnica de segurança do trabalho, Nathália Monteiro, e o apoio da coordenação da unidade, através do gestor Gustavo Amorim.

Conforme a legislação, a Cipa conta com 14 integrantes, sendo 7 eleitos pelos funcionários e 7 indicados pela coordenação da UPAE Garanhuns. Já a SIPAT busca alertar os trabalhadores aos cuidados para evitar acidentes, além de trazer novas informações que possam melhorar suas atividades profissionais e pessoais, sempre voltadas à saúde e segurança do trabalho.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.