quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Agreste: ONG Círculo do Coração e SES-PE promovem atendimento a crianças e gestantes

População receberá consultas em diversas áreas, ações de saúde bucal, testagem e vacinação 






A ONG Círculo do Coração, que desenvolve um trabalho social voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças cardiopatas e suas famílias, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com o apoio de diversas instituições parceiras, promovem, nesta sexta-feira (25.10) e sábado (26.10), ação de atendimento gratuito para crianças e gestantes da região do agreste pernambucano.

Participam da 7ª Caravana do Coração, a primeira a ser realizada no Estado de Pernambuco, equipe de 60 médicos e profissionais de saúde voluntários para atender aos munícipes de 21 cidades pertencentes à V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e tarde na sede da Uninassau, na Rua Ernesto Dourado, 402, no bairro de Heliópolis, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição, serão implantados, de forma inédita, a fisioterapia cardio pulmonar e o tratamento especializado para crianças em tratamento concluído contra o câncer, já que frequentemente têm a função cardíaca afetada pelos medicamentos.

O público alvo da ação são crianças de 0 a 12 anos com sopro (ou pressão alta, dor no peito, que fica roxa, cansada, com dor de garganta frequente ou ainda com história de doença cardíaca na família) e gestantes entre 5º e 7º mês de gravidez com história de aborto ou que filho anterior morreu após nascimento ou ainda com doença cardíaca (ou mais de 40 anos, com pressão alta antes da gestação), além de crianças e jovens de até 19 anos que concluíram tratamento contra o câncer. As crianças que tiverem cardiopatias detectadas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento pela ONG Círculo do Coração, sediada no Recife.

"Além do atendimento em cardio pediatria haverá profissionais das áreas de nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem e arte-educação. Outras ações variadas de saúde, incluindo atividades em saúde bucal, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação contra diversas doenças e capacitação de profissionais de saúde devem movimentar esses dois dias de atendimento à população", pontua a fundadora e diretora da ONG, Sandra Mattos.

Na ocasião, estudantes universitários da área de saúde e profissionais de saúde dos municípios também serão capacitados com a ideia de alertar para as doenças cardíacas na infância, a importância da triagem para essas doenças, formando parceiros neste trabalho pelo diagnóstico e tratamento precoce das cardiopatias, que acometem uma em cada cem crianças no mundo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) irá ofertar diversos serviços de saúde como atualização do cartão de vacinação para diversas faixas etárias, testes de orelhinha e do pezinho, testagem rápida e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre saúde bucal. O ônibus Prevenção para Tod@s realizará testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de aconselhamento, na sexta-feira (25), das 8h às 17h; e no sábado (26), das 8h às 14h. Serão cerca de 100 atendimento por dia.

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal em paceria com o município de Garanhuns leva ao público orientações sobre higiene dental, além da aplicação de flúor e entrega de kits contendo escova, creme dental e cartilha informativa. Também haverá um escovódromo na ação de mobilização. Os pacientes que precisarem de tratamento odontológico serão encaminhados à atenção primária para que seja realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios ou nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Parceiros - A Caravana é realizada com o apoio de diversas instituições como Faculdade Uninassau, Real Hospital Português (RHP) por meio do Real Lab e do Centro de Ensino e Pesquisa, o Lika - Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sesc Garanhuns, Mosteiro de São Bento, Seminário de São José, Gerência Regional de Educação de Garanhuns, além de diversas pessoas físicas e jurídicas.

HISTÓRIA - A Caravana do Coração é uma ação promovida pela Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP), criada em 2011, dentro do escopo do convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e o Círculo do Coração (CirCor), Organização Não Governamental (ONG) pernambucana de apoio a famílias de crianças cardiopatas, que integra a holding Célula C. Fazem parte ainda da Célula C a Unidade de Cardiologia Materno-Fetal (UCMF), centro especializado no diagnóstico e tratamento de fetos, crianças e adultos com cardiopatia congênita, e o centro de estudos e pesquisas (CADUCEUS), responsável pela formação de profissionais de saúde. As três instituições, duas delas sediadas no Hospital Português do Recife, trabalham há 25 anos em conjunto para modificar o perfil da doença cardíaca na Região Nordeste do Brasil. A ONG atua em sede própria, localizada na Rua Nossa Senhora da Glória, 203, Campo Grande, Recife.

O Convênio de Colaboração Técnico-Científica foi estabelecido para estruturar assistência a crianças cardiopatas na Paraíba, utilizando a metodologia LEGOS (Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções) que exprime a filosofia de trabalho da Equipe Célula C, como instrumento para promover a assistência a estas crianças e a capacitação continuada de profissionais de saúde. Com excelência e compromisso ético e humano, além da capacitação de muitos profissionais de saúde e o atendimento de inúmeros pacientes, a RCP tem realizado a triagem e assistência a crianças carentes de 21 maternidades da Paraíba, estabelecendo um modelo de trabalho pioneiro, via telemedicina, com mais de 200 mil pacientes avaliados. A partir de 2018, após o encerramento do convênio, os pacientes continuaram a ser atendidos pelos profissionais locais, treinados pela RCP e continuam sendo atendidos pela Rede Cuidar.

O atendimento neonatal foi consolidado, mas pacientes anteriores à formação da RCP continuavam sem acesso. Diante da necessidade de realizar uma busca ativa de crianças cardiopatas no Estado, em 2013 foi lançada a Caravana do Coração, uma ação para promover a visita de profissionais de saúde, educação e tecnologias da informática aos centros integrantes da rede e assim realizar ações médicas, sociais e educativas simultâneas, além de avaliar a conformidade técnica dos centros com as normas do projeto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.