quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Pessoas com deficiência têm atendimento elogiado na UPAE Garanhuns



A UPAE Garanhuns tem realizado importantes ações de inserção social e recuperação, física e mental, de muitas pessoas com deficiência, de todas as idades, jovens, adultos e idosos. Este atendimento acontece em todos os setores, principalmente nas consultas ambulatoriais, sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outras atividades clínicas na unidade.

O coordenador geral, Gustavo Amorim, afirma sobre este atendimento especial: "Desde pacientes recém nascidos diagnosticados com microcefalia até idosos que apresentam dificuldade de locomoção, nossa unidade tem realizado um serviço elogiado para recuperação, adequação e inserção social destas pessoas, buscando sempre uma melhor qualidade de vida. É uma questão de dignidade a quem tenha qualquer tipo de deficiência". A UPAE conta com sinalizações, cadeiras de rodas, e equipe treinada para informações e prioridades possíveis aos deficientes.

Microcefalia

O atendimento a bebês com microcefalia faz parte da Rede de Assistência Regional da Secretaria Estadual de Saúde do Estado, e já foi motivo até de matérias em programas jornalísticos e veiculação de publicidade institucional do Governo, como ilustra a foto do atendimento da Terapeuta Ocupacional, Andressa Ferro.

Atendimento em Libras

A UPAE Garanhuns é pioneira no SUS Regional no atendimento em Libras (Linguagem Brasileiras de Sinais) aos surdos que buscam a unidade. 

"Já formamos uma técnica administrativa, que está apta inclusive a ser instrutora, e temos mais três colaboradores fazendo o curso oferecido pela GRE-Agreste Meridional." - Registra o gestor.

O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Origem do Dia Internacional de Luta da Pessoas com Deficiência

Uma data mundialmente vivenciada, o 3 de dezembro, tem o objetivo de informar à população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental. Além disso, busca também conscientizar a todos sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 14 de outubro de 1992, através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

Sobre matéria do Portal IMIP

BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO, deputados debatem produção de queijo de coalho

ALEPE debate incentivos e melhora na produção do queijo artesanal de Pernambuco

A Assembleia Legislativa está debatendo a legislação que regulamenta a produção do queijo de coalho artesanal em Pernambuco. Nesta quarta-feira (06), os deputados aprovaram, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, o substitutivo, elaborado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, ao Projeto de Lei Nº 1.668/2017 que trata do tema.

Por proposta do deputado estadual Romário Dias (PSD), o colegiado criará, em março do próximo ano, um Grupo de Trabalho para aperfeiçoar e aglutinar todas as normas referentes à cadeia produtiva. “Somos totalmente favoráveis à proposta em discussão, no entanto, queremos aperfeiçoar o projeto na área de saúde pública. Nosso objetivo é aprofundar o debate acerca do projeto de forma a beneficiar toda a sociedade pernambucana com um produto artesanal de altíssima qualidade”, explicou Dias.

Ainda de acordo com o deputado, a reunião que será feita em 2018 irá reunir todos os que estão envolvidos com o setor. “Vamos pegar todas as leis do Estado para fazer uma norma única, como se fosse um livro, para que se tenha, cada vez mais, um leite e seus produtos derivados de excelente qualidade. Só é preciso uma maior organização e a participação dos governos Estadual e Federal dando benefícios àqueles que vivem dessa cadeia produtiva. Na Bacia Leiteira de Pernambuco, por exemplo, temos produtores que atuam há diversas gerações e precisamos, sempre, melhorar. Não podemos colocar no mercado leite e produtos provenientes do leite que não sejam de boa qualidade”, detalhou o deputado.

Além da aglutinação das normas, a preocupação dos parlamentares é, principalmente, com as normas de higiene, já que o queijo de coalho é o único queijo completamente cru. “O único queijo existente que é cru é o de coalho, por isso, qualquer bactéria pode contaminar o produto. Por estas razões, queremos montar uma estratégia com a Secretaria Estadual de Agricultura, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa)”, afirmou Dias.



Ainda conforme o parlamentar, a ideia é que “o Governo do Estado possa subsidiar esses pequenos laticínios que fabricam queijo de coalho para que eles tenham um melhor sistema de higiene”. “Para que os produtores possam ser efetivamente beneficiados, não podemos deixar de debater esse assunto. Além da questão da higiene, temos também de impedir a entrada de queijos clandestinos. Soubemos, por exemplo, que produtores de outros estados estão com planos de trazerem seus queijos a Pernambuco para venderem como se fossem produtores locais”, concluiu Romário Dias.

Estado de Saúde de Alexandre Farias do ABTV da TV Asa Branca / Rede Globo Caruaru



JC Online

Teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por volta das 20h desta quarta-feira (6) o jornalista Alexandre Farias, de 39 anos, vítima de bala perdida durante um tiroteio em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, de acordo com informações do irmão José Santos Júnior. O apresentador da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, foi transferido da UTI para um apartamento individual do Hospital Esperança no Recife. Alexandre estava internado na unidade de terapia desde o dia 16 de setembro deste ano, após ser atingido na cabeça por uma bala perdida.

Uma mensagem divulgada pelo irmão da vítima nas redes sociais informou sobre a melhora no quadro clínico do jornalista. "Ele está muito feliz. No ambiente da UTI, a gente tinha que respeitar os horários de visita. Aqui a gente fica com ele em tempo integral. Vai ser muito bom pra recuperação dele", comemorou o irmão, que também contou que Alexandre já começou a receber visitas dos familiares e amigos. 

Para continuar lendo:

João Campos visita Garanhuns e fala de Gestão e Eleição

João Campos falou de gestão e eleição com a imprensa


Herdeiro político de Eduardo Campos, João Campos é atualmente o chefe de gabinete de Paulo Câmara, e em seus pronunciamentos demonstra ter aprendido muito com o pai, trazendo também o sangue socialista do bisavô Miguel Arraes.

Em passagem por Garanhuns nesta quarta-feira (06) como protagonista de um novo projeto, João Campos cumpriu uma agenda administrativa ao lado de correligionários, visitando a GRE Agreste Meridional, Universidade de Pernambuco e foi conhecer as obras da construção da Escola Técnica Estadual. 

Já depois das 18h, o presidente do PSB local, Dorgival Figueiredo reuniu correligionários e imprensa, em um encontro do partido, onde João Campos falou sobre o Governo Paulo Câmara, demonstrando muito conhecimento e fazendo a defesa dos investimentos que estão sendo feitos no Agreste, principalmente em educação e segurança, e da possibilidade de enfrentar a campanha de 2018 como candidato a Deputado Federal.

Falando com a imprensa, João resgatou o melhor estilo Eduardo Campos de tratar a todos pelo nome, conhecer lugares, contar histórias e conquistar pela sinceridade. "Aprendi com meu pai a respeitar as pessoas, e tenho por esta região um carinho muito especial. Garanhuns e Brejão, assim como o Agreste, sempre foi motivo de trabalho e lazer com amigos para meu pai, cresci vendo isso, por isso me identifico tanto." - O jovem tem na ponta da língua todos os investimentos feitos no atual governo, desde a Compesa até a chegada dos 40 homens para a PM, e as novas viaturas. Falou de educação, saúde... As emissoras rádio de Garanhuns fizeram excelentes entrevistas que devem ser veiculadas nesta quinta-feira, 07.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL

João Campos esteve com o grupo visitando a ETE Ariano Suassuna. "Foi aqui em Garanhuns que Ariano fez sua última apresentação das aulas-espetáculo, em pleno Festival de Inverno. A ETE tem um custo de R$ 11 milhões e vai atender a 1300 jovens, que poderão estudar e depois trabalhar sem precisar se deslocar a outras regiões do estado e do país, ficarão próximos de seus familiares e amigos. É um investimento em gente, em pessoas e famílias." - Registrou o chefe de gabinete do Governo Estadual, que completou: "Saímos de um 20º lugar no ranking nacional de educação em 2007, quando Eduardo assumiu o governo de Pernambuco, para termos hoje a melhor educação do país, porque educação virou prioridade, de Eduardo a Paulo".

Segundo João, "política é importante, mas fazer gestão é mais ainda, mudar e melhorar a vida das pessoas através de governos sérios e comprometidos. Pernambuco mudou com a gestão de resultados, de metas e monitoramento de indicadores, que Eduardo começou e Paulo deu continuidade".

Quanto à eleição, João afirmou ser filiado ao PSB e seguirá o entendimento do partido, que se for para ser candidato estará pronto e à disposição para participar de um projeto em conjunto. 

Quando questionado no plano nacional, João também não se esquivou: "Fizemos parte de um grande projeto nacional que elegeu Lula presidente e estivemos no governo os oito anos. Juntos apoiamos Dilma, e quando não concordamos mais com suas decisões, que depois se mostraram equivocadas, deixamos o governo e Eduardo se transformou em uma opção para o Brasil, e sabemos que se estivesse vivo, tinha conhecimento para ser nosso presidente, e não estaríamos nesta situação, com o atual governo cortando direitos dos trabalhadores em benefício de uma minoria que representa, por isto estamos na oposição e votamos contra suas reformas".

Parece um menino, mas está preparado. Quem ainda não conhece, vai conhecer.

Filiados ao PSB e outros partidos, lideranças da cidade e regionais, estiveram acompanhando João em suas atividades no dia de hoje. Anotamos nomes como Ivan Rodrigues, Sandoval Cadengue, Edival Veras, Sivaldo Albino, Beta Cadengue, Joseraldo Rodrigues, Pierre Santiago, Mário Faustino, Eliane Silva, Flávio Rodrigues, Fernando Figueiredo, Marcos Notaro, entre muitos outros.  

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.