GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DESTAQUES DO BLOG

domingo, 27 de outubro de 2019

UPE no Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia: Conhecendo Pernambuco



Nos dias 31/10 e 01/11, a Academia Pernambucana de Ciências promoverá o I Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia: Conhecendo Pernambuco. Neste evento, teremos dois momentos importantes para a UPE.

Na quinta-feira – 21/10 - às 10h20, haverá a Posse das Novas Acadêmicas da APC, as Professoras Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti (vice-reitora da UPE), Patrícia Muniz Mendes Freire de Moura e Zulma Maria de Medeiros. E, neste mesmo dia, às 14h, teremos a participação do Prof Pedro Falcão, reitor da UPE, na discussão sobre “O papel das Universidade Públicas no desenvolvimento de Pernambuco”.

O evento tem inscrição gratuita e feita no local. Haverá entrega de certificados.

Paulo Câmara vai a Tamandaré acompanhar o processo de recuperação do Rio Mamucabas

Após um sobrevoo por todo o litoral do Estado, neste sábado, governador reuniu CPRH, Marinha e Ibama para definir, em uma ação conjunta, como será feita a limpeza do estuário



TAMANDARÉ - O governador Paulo Câmara esteve, na manhã deste sábado (26.10), neste município do litoral sul de Pernambuco para acompanhar os trabalhos de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo. No local, o governador participou de uma reunião com os prefeitos de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, além de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Marinha e Ibama, para definir como será realizada a coleta de óleo do leito do Rio Mamucabas.

“Estivemos em Boca da Barra, junto com os prefeitos de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, em busca de avançar na limpeza das praias e na conservação dos estuários. Identificamos que ainda há muito óleo no leito do Rio Mamucabas, então convocamos uma reunião com o Ibama e a Marinha para que seja feito um protocolo e a gente possa atuar na limpeza, pois não podemos esperar mais”, disse Paulo Câmara, advertindo que o risco de sérios danos ao meio ambiente é grande, e por isso exige soluções rápidas.

“O Governo do Estado veio justamente cobrar a resposta desse protocolo por parte do Governo Federal, a partir do Ibama, para podermos iniciar efetivamente o processo de limpeza dos estuários que foram poluídos por esse vazamento de óleo”, acrescentou o governador.

Antes da reunião para definir como será realizada a limpeza do rio, o chefe do Executivo estadual sobrevoou todo o litoral pernambucano, desde o município de Goiana – no extremo norte – até São José da Coroa Grande, última cidade antes da divisa com Alagoas, para, mais uma vez, monitorar os resultados do trabalho de combate ao derramamento de óleo.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Estilo de aprendizagem, diversidade lúdica e pedagógica fazem a diferença na IV Bienal Internacional do Livro






O Colégio Santa Joana D'Arc participa com muita criatividade e seriedade da IV Bienal Internacional do Livro.

Há 34 anos tendo compromisso e excelência em tudo que faz, o colégio encanta a todos que passam pelo seu estande.

Presença marcantes prestigiaram estande do colégio, dentre elas: um dos ilustres palestrantes Professor Drº Celso Antunes - São Paulo.

Também foi elaborada uma vasta programação especialmente para ser trabalhada com o público entre tantas atividades lúdicas, criativas, também ocorreu o despertar pelo gosto da literatura, fascinando, encantando e promovendo uma viagem encantadora nos remetendo a arte e cultura.

Armando bate o martelo em Garanhuns



O ex-senador Armando Monteiro (PTB) passou por Garanhuns em uma visita que mudou os rumos da corrida eleitoral na cidade, principalmente no processo de escolha do candidato governista. Explicamos.

O prefeito Izaías Régis vem apresentando o vice Haroldo Vicente como seu candidato, sempre dando tons definitivos à sua escolha nas entrevistas de rádio. Mas desta vez, ao lado de Armando, mudou.

O ex-prefeito Silvino Duarte já havia conversado com Armando e tem o apoio do deputado Fernando Rodolfo (PR), que praticamente trocou cinco pré-candidaturas do seu grupo por Silvino. O ex-prefeito traz no histórico a desistência na reta final da campanha de 2012, para elogios e críticas, que possibilitou a vitória de Izaías. Aquela decisão veio depois de uma conversa com Armando, e a partir dali continuaram conversando. Ficaram alguns traumas, o próprio Zé da Luz, adversário da época, aliado de Fernando Rodolfo, não fica com Silvino. Tem também outras lideranças, inclusive na prefeitura, que não demonstram vontade em apoiar o ex-prefeito. Por outro lado, reanima o grupo que estava na prefeitura no tempo de sua gestão.

Curiosamente, esta semana, dois dias antes da visita de Armando, uma pesquisa divulgada por pessoas ligadas à administração municipal mostrou em um dos cenários Haroldo à frente de Silvino e do deputado Sivaldo Albino (PSB), principal nome da oposição que vem liderando as pesquisas. Logicamente, pouca gente acreditou, mas parece que a intenção era mostrar algo a Armando Monteiro que o fizesse repensar o apoio a Silvino, já que Haroldo estaria bem posicionado. Portanto, fica claro que há um grupo que torce e trabalha pelo vice, ainda o preferido dentro da prefeitura, pois representa a continuidade.

Se Izaías não conseguir, como parece, indicar seu próprio candidato à sua sucessão, já será um baque. Vale lembrar que em 2018 os candidatos apoiados por ele também tiveram desempenho pífio em Garanhuns. Pode até ganhar com Silvino, mas não será mais por mérito particular, e ele sabe que não mandará na prefeitura, como Haroldo prometeu se se elegesse prefeito.

Armando sabe que não dá para a situação ter dois candidatos, a multiplicidade é característica da oposição, que no tempo hábil deverá também priorizar um projeto competitivo e que consagre a união acima de projetos pessoais. 

A partir de agora, ouvindo as entrevistas de Armando e Izaías, a gente fica com a sensação que o tempo que Haroldo tinha para "sair do chão", segundo o prefeito, será o tempo para buscar uma saída. Todos elogiam a cordialidade de Haroldo, mas o fato de ser o candidato carta branca de Izaías parece não ser o que o eleitorado quer para a cidade. E se não apareceu bem nas pesquisas, é só ver os últimos apoiados por Izaías, então não é uma questão pessoal, mas política.

A candidatura da situação vai ficando clara, ao menos pelo que observamos com a visita de Armando, resta ver como a oposição vai se movimentar, se vai se unir e se o governador Paulo Câmara, que vê Garanhuns como uma das prioridades para 2020, vai influenciar no processo de escolhas de candidaturas na cidade.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.