quinta-feira, 7 de junho de 2018

MAIS SEGURANÇA, Paulo Câmara entrega Complexo de Polícia Científica e reforça policiamento em Garanhuns

O equipamento irá oferecer serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e retrato falado, atendendo 22 municípios da região. O imóvel cedido pela Prefeitura, está localizado na avenida Simoa Gomes, onde funcionava a antiga sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu); Também foram apresentados 20 novos policiais para o 9º Batalhão da PMPE

TEN CEL Paulo Cesar apresenta os novos policiais que o 9º BPM recepcinou da última turma de formandos








GARANHUNS - Mantendo o compromisso de investir e trabalhar por um Estado mais seguro em todas as regiões, o governador Paulo Câmara entregou, nesta quinta-feira (07.06), a primeira das novas unidades descentralizadas da Polícia Científica, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O Complexo fortalecerá a investigação de crimes na região, reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado. Ao todo, serão beneficiados mais de 500 mil habitantes de 22 municípios da região. Na oportunidade, também foram apresentados 20 novos policiais militares para reforçar o policiamento ostensivo do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. 

“Hoje, estamos inaugurando oficialmente esse Complexo de Polícia Científica, que vai facilitar muito a vida das pessoas. Vai atender 22 municípios, com a questão das investigações, das perícias criminais. Tudo estará pronto aqui para que se possa oferecer o melhor serviço de segurança à cidade. O complexo vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, em uma integração dentro do Pacto pela Vida, onde a gente busca acelerar as informações, diminuir homicídios e diminuir qualquer tipo de mal à população”, pontou o governador.

O Complexo irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia. “Vamos oferecer os serviços de perícia criminal em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, pelo Instituto de Criminalística (IC); perícias médico-legais em vivos (traumatologia e sexologia forense), com o Instituto de Medicina Legal (IML); e identificação criminal e elaboração de retrato falado, com os profissionais do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB)”, detalhou Sandra Santos, chefe da Polícia Científica de Pernambuco. 

Atuarão no local 30 novos servidores, aprovados no último concurso público, nas funções de médico legista, perito criminal, auxiliar de legista, auxiliar de perito e papiloscopista. As novas seis unidades descentralizadas da Polícia Científica de Pernambuco foram criadas pela Lei Estadual nº 16.278, de 27 de dezembro de 2017, e chegarão também a Palmares (Mata Sul) e Nazaré da Mata (Mata Sul); Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Ouricuri, no Sertão. Já existiam as unidades do Recife, de Caruaru e de Petrolina – e as duas últimas também estão sendo requalificadas.

Serão atendidos pelo Complexo de Polícia Científica de Garanhuns também os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha. Antes, os moradores dessas cidades eram atendidos pelos servidores da Polícia Científica em Caruaru. Agora, terão acesso aos serviços com mais agilidade.

NOVOS PMS – Os novos 20 policiais militares irão atuar no 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), sediado em Garanhuns, para fortalecer o trabalho de policiamento ostensivo nos municípios do Agreste Setentrional, cobertos pela unidade. Os novos profissionais reforçarão as ações de prevenção, assim como contribuirão decisivamente para o combate à criminalidade, principalmente nas ações de pronta resposta. Também atuarão de forma preventiva nas escolas e comunidades, já que a área tem grande destaque como polo turístico e acadêmico do Estado.

COMPROMISSO - O Governo de Pernambuco, desde 2015, já convocou mais de 5.805 profissionais. Desse total, 4,1 mil foram para a PMPE, 905 para a Polícia Civil e 439 para a Polícia Científica, além dos cerca de 300 que estão concluindo o Curso de Formação para o Corpo de Bombeiros. Além disso, um novo edital para preencher 500 vagas para a PM será divulgado ainda este mês, assim como a convocação de mais 500 agentes para o Curso de Formação da Polícia Civil. “Já haviam sido colocados à disposição 85 novos policiais militares para o 9 BPM e, agora, nesse ano de 2018, vieram mais 20. Ou seja, novos policiais militares aqui pro batalhão de Garanhuns, que chegam para fortalecer o policiamento ostensivo aqui da cidade e da região”, declarou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

GARANHUNS, Caravana da Educação segue avançando e chega ao Agreste Meridional

Governador Paulo Câmara acompanhou, nesta quinta, a 8ª edição do circuito de atividades culturais, 
esportivas e pedagógicas, que aportou em Garanhuns 








GARANHUNS – Iniciando os trabalhos desta quinta-feira (07.06), no Agreste Meridional, o governador Paulo Câmara dedicou a manhã para acompanhar mais uma edição da Caravana da Educação e da Pactuação de Metas 2018. Em sua 8ª edição, circuito de atividades culturais, esportivas e pedagógicas já passou pelos municípios de Limoeiro, Timbaúba, Paulista, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São José do Egito. Ainda no âmbito da Educação, o governador inaugurou a quadra coberta da Escola Simoa Gomes, que irá atender 1.300 alunos. Paulo aproveitou sua visita a Garanhuns também para autorizar o início doprocesso licitatório para as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água local, que ampliará a oferta hídrica para cerca de 120 mil habitantes. 

"Todos nós verificamos nas medições e nas avaliações que acontecem nas nossas reuniões, que, quando o município tem participação na comunidade escolar, ajuda o processo de ensino, ajuda a criar um ambiente positivo para o futuro. E o que a gente vê aqui hoje, e estamos vendo em todo o Estado de Pernambuco nessas Pactuações, é justamente essa integração. Então, hoje é um dia de trabalho, mas também é um dia que a gente vem agradecer e pedir a toda a comunidade que continue nos ajudando a fazer a transformação de Pernambuco. E não tem maior transformação do que transformar a educação, porque estamos preparando o futuro", destacou o governador, completando: "Todos nós sabemos que qualquer País subdesenvolvido, como o Brasil é hoje, só evolui, só se desenvolve, só cria indicadores de melhoria na qualidade de vida, quando investir e apostar na educação. É nisso que a gente acredita e é esse exemplo que estamos dando para o Brasil".

Com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, a Caravana da Educação envolveu centenas de estudantes e contou com o apoio e participação da comunidade escolar de todo o Agreste Meridional. "É um momento único, muito especial, que a gente tem a presença do nosso governador Paulo Câmara, onde a gente pode mostrar para ele todo o nosso conhecimento, todos os momentos que ele nos ajudou a desenvolver. A gente está levando isso a sério e estamos mostrando para ele que estudante tem uma caminhada difícil e longa, mas que vale a pena. Essas atividades fazem muita diferença, ainda mais quando conseguimos mostrar que a gente conseguiu algo", afirmou a aluna Sandriely Gomes Rodrigues, de 16 anos, matriculada no 3° ano do Ensino Médio na EREM Dom João da Mata Amaral.

As ações da Caranava, divididas em três Polos (Esportivo, Cultural e Central), contaram com competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, oficinas, recitais e atividades de leituras. O Polo Esportivo aconteceu na Escola Simoa Gomes, no período da manhã. Já as atividades dos Polos Cultural e Central foram concentradas na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Jerônimo Gueiros, nos turnos manhã e tarde, respectivamente. Já a Pactuação de Metas, realizada na EREM Francisco Madeiros, consiste em um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). 

Responsável pela ação, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, ressaltou o envolvimento cada vez maior da comunidade escolar no processo de ensino em Pernambuco. "A presença do governador é um símbolo importante da confiança, do trabalho e de agradecimento pelo trabalho de todos. A gente percebe isso não apenas nos resultados das nossas escolas, mas mais importante do que isso, na transformação da vida dos nossos estudantes. A gente viu aqui histórias superbonitas, de estudantes da EREM Francisco Madeiros, que tiveram experiências com o Ganhe o Mundo. Mas não apenas por isso, mas também pelos sonhos dos nossos estudantes que a gente vem realizando a cada dia", disse. 

UPE - Entre as visitas aos Polos Cultural e Esportivo, o governador Paulo Câmara inaugurou o auditório do campus da UPE em Garanhuns - Prof. Clovis Gomes da Silva Junior. Construído em uma área de 510 metros quadrados (m²), o equipamento, que contou com o apoio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), recebeu um investimento no valor de R$ 500 mil e contemplará cerca 11.620 pessoas, entre estudantes e sociedade civil. 

QUADRA VIVA – Dando continuidade à entrega de quadras poliesportivas nas escolas da rede estadual, por meio do Programa Quadra Viva, o governador i quadra coberta da Escola Simoa Gomes, que recebeu um investimento de R$ 277 mil reais. O equipamento poliesportivo beneficiará cerca de 1.300 estudantes. A cobertura apresenta uma área total de 627,00 metros quadrados, com estrutura em arco metálico e dimensões de 19,00 x 33,00 metros. 

MAIS ÁGUA – Para fortalecer o setor hídrico da região, Paulo autorizou a licitação da obra de Ampliação do Sistema de Água de Garanhuns, que contemplará 120 mil habitantes. Com um investimento estimado em R$ 21 milhões, a obra prevê um prazo para execução de 18 meses após a emissão da ordem de início dos serviços. A execução da obra consiste em estruturar a rede de distribuição de água da cidade de Garanhuns em setores de abastecimento que permitem uniformizar a oferta para consumo da população, ampliando a quantidade de dias com abastecimento e reduzindo vazamentos. 

Os serviços são compostos pela implantação de 180 quilômetros (km) de tubulações, ampliando em 55% a extensão da rede de distribuição de Garanhuns, além da modernização dos equipamentos de controle e medição de vazão e pressão, permitindo monitoramento das perdas de água e contribuindo também para a preservação do meio ambiente. “Nós inauguramos a barragem do Cajueiro, que tirou Garanhuns de um sofrimento muito grande. Agora, a gente precisa separar essa rede de distribuição por zonas de pressão. É pra isso que esse dinheiro vai ser aplicado, pra que a gente possa ter setores diferentes de abastecimento com tubulações novas, diminuindo os vazamentos e melhorando a pressão em diversas áreas”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 

Participaram também o deputado federal Gonzaga Patriota; o deputado estadual Claudiano Martins; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; os secretários executivos de Educação, João Charamba (Gestão da Rede), Severino Andrade (Coordenação) e Ednaldo Alves (Gestão); os prefeitos Armando Duarte (Caetés), Marcelo Neves (Palmeirina), Matheus Calado (Terezinha), Beta Cadengue (Brejão) e Débora Almeida (São Bento do Una); além dos ex-prefeitos Sandoval Cadengue, de Brejão, e Ivo Amaral, de Garanhuns. 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

CORTES NA SAÚDE E EDUCAÇÃO, Humberto aponta cortes sociais de Temer para cobrir crise dos combustíveis



Da assessoria do senador

As medidas equivocadas tomadas pelo governo, que têm gerado miséria e caos em todo o país, foram duramente criticadas, nesta terça-feira, pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE). Em discurso no plenário da Casa, o parlamentar questionou os cortes milionários promovidos em educação e saúde para cobrir rombos oriundos da própria incompetência governamental e também para beneficiar acionistas da Petrobras.

Ao comentar que Temer quer leiloar uma área do pré-sal que rende a Petrobras 5 bilhões de barris de petróleo, que o Brasil superou o patamar de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes pela primeira vez na história e que R$ 1 bilhão orçados para obras de conservação de rodovias não serão usados para cobrir os 46 centavos prometidos no preço do diesel, Humberto detonou:
“Isso tem de ter um basta. O país está exaurido, não aguenta mais. A desesperança já atinge 92% da população e essa falta de confiança no futuro lança o Brasil numa incerteza muito perigosa. A miséria caminha a passos largos sob a batuta conivente desse governo golpista, que nos arrastou para um buraco sem fundo”, declarou.

O senador avalia que os resultados desastrosos dessa política errática já começam a aparecer porque a conta não fecha de jeito nenhum. Ele entende que, para tentar oferecer um valor melhor do diesel aos caminhoneiros, o governo vai destruir, inclusive, as estradas por onde passam os próprios caminhões.

“Isso é de uma burrice atroz porque, numa análise bem rasa, fica evidente que o custo do frete – pretensa origem da crise que nos levou ao caos nas últimas semanas – vai continuar elevado pelas condições precárias das rodovias, levando os caminhoneiros a uma nova paralisação do país”, observou. 

Segundo ele, o quadro de terror geral invadiu a casa das pessoas e os aspectos mais simples das suas vidas, como cozinhar. Em todo o país, há uma dificuldade imensa de encontrar gás de cozinha, cujos preços extorsivos já impede milhões, especialmente no Nordeste, de usar o produto. O parlamentar lembrou que, no governo de Dilma, um botijão custava menos de R$ 50 reais. Hoje, está em valor superior a R$ 70.

“As pessoas estão voltando a usar lenha ou recorrer a gás clandestino e até a álcool para poder cozinhar. O resultado é uma explosão de mais de 60% no número de queimados somente no Hospital da Restauração, no Recife, uma das maiores emergências do Nordeste”, ressaltou.

O líder da Oposição disse que o desinvestimento em áreas essenciais à infraestrutura abala não só o presente da população, mas também compromete seriamente o futuro. Só do Ministério da Educação, mais de R$ 200 milhões foram “tungados para tapar os erros desse governo de néscios”.

“Da saúde, estão roubando R$ 35 milhões do Mais Médicos, R$ 12 milhões do Farmácia Popular – programa que eles já fecharam 400 unidades próprias e agora querem destruir o resto –, R$ 15 milhões da saúde indígena e R$ 39 milhões da manutenção das unidades de saúde. É uma dilapidação em larga escala”, concluiu.

AGENDA do governador Paulo Câmara desta quinta-feira, 7 de junho



8h – Entrevista para rádios da região
Local: EREM Francisco Medeiros – Rua Julião Cavalcanti, s/n, Magano, Garanhuns/PE
9h – Caravana da Educação em Garanhuns; Autorização de licitação para ampliação e melhorias do SSA Garanhuns
Local: EREM Francisco Medeiros – Rua Julião Cavalcanti, s/n, Magano, Garanhuns/PE
10h – Visita ao Polo Cultural da Caravana da Educação
Local: EREM Prof Jerônimo Gueiros – Av. Coronel Antônio Victor, 359, São José – Garanhuns/PE
10h30 – Visita de inauguração do auditório da UPE
Local: UPE Garanhuns - Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105, São José, Garanhuns/PE
11h – Inauguração da Unidade Regional de Polícia Científica; entrega do efetivo de policiais militares
Local: Escola Simoa Gomes - Rua Jose Diletieri, s/n, Boa Vista, Garanhuns/PE
11h30 – Visita ao polo esportivo da Caravana da Educação; Inauguração da quadra coberta da Escola Simoa Gomes
Local: Escola Simoa Gomes - Rua Jose Diletieri, s/n, Boa Vista, Garanhuns/PE
14h – Assinatura do convênio para retomada das obras da Escola Municipal Mirna Maria Calado Tenório
Local: Auditório da Casa da Juventude (em frente ao Fórum) – Rua Bacharel Francisco Pereira Lopes, s/n, Centro – Brejão/PE
15h40 – Visita às obras da Escola Técnica Estadual de Bom Conselho
Local: ETE Bom Conselho – PE 2018, km 14, Bom Conselho/PE
16h – Inauguração do Matadouro de Bom Conselho; Entrega de 105 títulos de posse; Entrega de 225 kits de caráter produtivo; Dar por inaugurada quadra coberta da Escola Cel. José Abilio
Local: Sítio Angico, PE 233, Zona Rural, Bom Conselho/PE
18h30 – Inauguração da Adutora da Prata; Entrega de 125 kits de caráter produtivo; Dar por inaugurada a pavimentação do bairro da Compesa

Local: Sede da Compesa – Rua Senador Paulo Guerra, s/n, Centro – Saloá/PE

PSB Garanhuns realiza Ato de Filiação com as presenças de Sivaldo, João Campos e do governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira. CONFIRA



O presidente da comissão do Partido Socialista Brasileiro, em Garanhuns, Dorgival Figueiredo, convida os simpatizantes do partido para o Ato de Filiação que acontece nesta quinta-feira (07), às 19h30, no Chez Pascal, antigo "Comes e Bebes", na Av. Rui Barbosa, em Garanhuns.

O Ato contará com as presenças de Sivaldo Albino, João Campos e do governador Paulo Câmara, além de outras lideranças regionais e estaduais.

O encontro é o primeiro ato público de Sivaldo Albino no PSB, partido ao qual se filiou recentemente e deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, fazendo dobradinha em Garanhuns com João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos.

MAIS ÁGUA, Paulo Câmara investe R$ 59,4 milhões nas áreas de segurança hídrica e abastecimento do Agreste

Os recursos serão destinados à construção da Barragem de São Bento do Una, incluindo um Sistema Adutor, que irá ampliar a oferta de água para mais de 70 mil habitantes da região 



SÃO BENTO DO UNA – Com o compromisso de ampliar o acesso à água de qualidade a todos os pernambucanos, principalmente nas regiões com mais escassez, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (04.01), a Ordem de Serviço para o início das obras da Barragem de São Bento do Una. O equipamento hídrico contará com um aporte de R$ 59,4 milhões e terá capacidade para acumular 17,77 milhões de m³ de água, em uma extensão de 980 metros do Rio Una. Ao todo, serão beneficiados 72.700 habitantes de São Bento do Una e Capoeiras. O prazo para a conclusão das obras é de 18 meses. Paulo aproveitou a oportunidade para destacar que a intervenção simboliza a determinação do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento social e sustentável da população. 

"Vai ser mais um equipamento em favor do nosso povo. Um equipamento que não foi fácil, que está sendo viabilizada também com recursos federais, fundamentais para que a obra seja feita, e o Estado vai fazer toda a parte de supervisão, as desapropriações e a logística. Eu tenho certeza que, junto com a prefeita Débora Almeida, teremos condições de ter êxito nessa obra, que ela possa já ser concluída no prazo adequado. Esperamos que no próximo inverno ela já tenha a sua serventia, já comece a juntar água, porque vai ser fundamental para o futuro. Pois o compromisso não é apenas fazer a barragem, mas, sim, fazer com que a barragem chegue e seja utilizada tanto no abastecimento humano como também nas atividades empresariais do polo da avicultura", cravou o governador.

A barragem será zoneada de enrocamento de vertedouro em soleira livre. Esse tipo de obra garante a segurança da barragem por um valor dentro do orçamento previsto, tendo em vista a facilidade de encontrar a matéria prima na região. Toda a obra será custeada com recursos advindos de convênio com o Governo Federal, ficando sob a responsabilidade do Governo do Estado as desapropriações e indenizações. No total, foram 37 desapropriações. "Uma obra que vai sair do papel, beneficiando cerca de 90 mil pessoas, tanto da cidade de São Bento quanto da região adjacente, contribuindo para o desenvolvimento das famílias da região, principalmente do polo avícola, que hoje significa um dos mais importantes da região e do Nordeste", explanou o secretário executivo de Recursos Hídricos, Guilherme Rocha. 

Emocionada, a prefeita Débora Almeida salientou que o início das obras da barragem é um sonho antigo que começa a se tornar realidade. "O Governo não estão construindo uma barragem, está construindo um sonho. Um sonho de muitos anos. Um sonho de muitas pessoas. E quando a gente tem sonhos, a gente tem que acreditar muito e ter propósito, um propósito firme, de perseverança, de persistência. E a concretização do sonho dessa barragem é isso, uma história de fé, de perseverança e de propósito, que vai melhorar muito o abastecimento de São Bento do Una e vizinhança", reforçou.

REFORÇO AGRÍCOLA – Assim como em Caetés, a comunidade agrícola de São Bento do Una também recebeu kits de caráter produtivo. Desta vez, 275 kits foram entregues a agricultores da Zona Rural local. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros). 

Outra importante ação para o setor foi a inauguração oficial de 134 cisternas de placa de 16 mil litros (primeira água). As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva para o consumo humano, e já estão beneficiando 134 famílias da Zona Rural de São Bento do Una. O objetivo da ação é garantir que famílias de baixa renda instaladas na Zona Rural tenham acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo doméstico. Nesta ação, foram investidos R$ 388 mil. "Será um total de 275 kits, que serão entregues aos agricultores e agricultoras de São Bento para contribuir com a produção. Esses kits são acompanhados de uma cisterna de segunda água, que é aquela cisterna voltada para a produção. E isso faz uma diferença grande. Recentemente, entregamos 80 veículos para a agricultura familiar no Estado, por determinação do governador Paulo Câmara, que é um governador que nos apoia no dia a dia, mas também é um governador que cobra resultados", pontuou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista. 

Participaram da agenda também o deputado estadual Claudiano Martins; o secretário estadual Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); o secretário executivo de Agricultura Familiar, José Claudio; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor da Compesa, José Aldo Santos; o presidente da ADAGRO, Paulo Roberto; o defensor público do Estado, Manoel Jeronimo; o presidente da AD Diper, Jenner Guimarães; além dos prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba), Marcelo Neves (Palmeirinha), Beta Cadengue (Brejão), Neide Reino (Capoeiras), Ednaldo Peixoto (Jucati), Tonho de Lula (Iati), Aglailson Junior (Vitória de Santo Antão).

ANGELIM - Após cumprir agenda em São Bento do Una, Paulo Câmara e a comitiva governamental seguiram para o município de Angelim, onde participou da comemoração dos 87 anos de emancipação política da cidade. Durante a visita, o governador participou da inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Educação e das obras de pavimentação das ruas da Beira Rio, que vão melhorar a mobilidade na zona urbana de Angelim. 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.